Como instruir os filhos?

Perguntado por: ihilario8 . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.8 / 5 19 votos

10 princípios para educar seu filho com carinho

  1. Ame incondicionalmente. ...
  2. Conheça os princípios do comportamento. ...
  3. Conheça o desenvolvimento de uma criança. ...
  4. Busque o autoconhecimento. ...
  5. Tenha uma comunicação positiva. ...
  6. Envolva-se na vida dos seus filhos. ...
  7. Use consequências positivas: reforce, elogie, valorize. ...
  8. Apresente regras.

"Não evite disciplinar a criança; se você a castigar com a vara, ela não morrerá. Castigue-a, você mesmo, com a vara, e assim a livrará da sepultura" (Provérbios 23.13-14).

Simplificar a rotina e o ambiente de uma criança e reduzir a sobrecarga de informações e atividades pode ajudá-las a se tornarem menos agitadas. Consequentemente, há mais espaço para o crescimento, criatividade e relaxamento.

É um amor que não depende do que seu filho faz de bom ou de ruim, e isso precisa ficar claro para ele. Amar incondicionalmente não é só elogiar, dizer coisas boas, presentear, mas é aceitar o seu filho, valorizar as atividades e as escolhas que seu filho está fazendo… Parece simples, mas não é tão simples assim!

Como posso educar sem gritar?

  1. Devemos entender, em primeiro lugar, que gritar é perder o controle. Simples assim. ...
  2. Sempre há um motivo por trás de um comportamento ou de uma determinada situação. Compreender, ter empatia com a criança, é progredir, e para isso são necessárias duas dimensões: paciência e proximidade.

Dicas para não perder a paciência com os filhos

  1. Dedique mais tempo às crianças. ...
  2. Dê bons exemplos. ...
  3. Respire. ...
  4. Estabeleça diálogo. ...
  5. Tenha uma rotina. ...
  6. Evite o “porque não”/ “porque sim” ...
  7. Estabeleça limites. ...
  8. Desenvolva sua Inteligência Emocional.

Para ser uma boa mãe, muitas mulheres acreditam que precisam doar-se completamente e atender a todas as expectativas e interesses de seus filhos, acreditam na perfeição da maternidade e sofrem constantemente com a sensação de estarem sempre abaixo das expectativas sociais relacionadas à maternidade.

Uma mãe deve ser louvada e agraciada todos os dias. Não há nada mais recompensador para uma mãe, do que a felicidade de um filho e sua gratidão por tudo o que ela fez e fará sempre que for necessário. Em Êxodo diz: “Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor, o teu Deus, te dá”.

O filho teimoso está assim por alguma razão. Pode ser por um motivo mais simples, como cansaço e fome, ou até algo relacionado com a falta de carinho ou consolo. Dessa forma, é necessário compreender a raiz do problema para conseguir resolvê-lo, caso contrário, a desobediência poderá continuar.

Quando meu filho não me obedece é porque nós estamos estimulando nelas a resistência e não a cooperação. O resultado mais triste de ter o objetivo de conseguir que nossos filhos façam o que queremos, ao invés do que todos querem, é que, em algum momento, tudo o que pedirmos lhes parecerá uma exigência.

Boa mãe não é aquela que se sacrifica pelos filhos e pela família. Mas aquela que vive em harmonia com as próprias necessidades e as do filho”. Uma mãe que encontrou esse equilíbrio na vida cotidiana é simplesmente mais feliz e, claro, isso é bom para os filhos também.

Na maternidade, aprende-se na prática o que é amar sem barreiras ou limitações, genuína e sinceramente. O amor da mãe, nesse caso, deve refletir o amor do Senhor sobre a vida da criança – e é exatamente por isso que o 'passar a mão na cabeça' nem sempre é a conduta mais adequada.

8 conselhos para exercer uma autoridade assertiva com seus filhos

  1. Dê normas claras, diretas e pontuais. ...
  2. Não dê muitas normas ao mesmo tempo. ...
  3. Estabeleça limites. ...
  4. Use o tom de voz certo. ...
  5. Faça contato visual. ...
  6. Seja coerente. ...
  7. Cumpra as consequências que você estabeleceu. ...
  8. Nunca deixe de ser carinhoso.

No começo, todo bebê se identifica com a mãe, independentemente do sexo, por ser o primeiro vínculo de amor na vida dele. Com o passar do tempo, a criança vai crescendo e começa a fazer identificações físicas, então os meninos começam a se enxergar na figura paterna e as meninas na aparência das mães.

Elogie o cumprimento das ordens. Em geral, os pais dão atenção às crianças quando estas desobedecem e ignoram quando elas cumprem. Inverta esta situação, para que o seu filho sinta maior ganho em obedecer. Estabeleça programas de reforço, com o qual recebem pontos ou autocolantes de cada vez que obedecem.

Expurga-me tu dos que me são ocultos. Também da soberba guarda o teu servo, para que se não assenhoreie de mim. Então serei sincero, e ficarei limpo de grande transgressão. Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, Senhor, Rocha minha e Redentor meu!”

As crianças precisam de muito tempo de convivência com seus pais (quantidade) e com dedicação máxima (qualidade). Não é estar somente no mesmo quarto e lugar que eles, mas com dedicação exclusiva (brincadeiras, tarefas divididas, lição de casa, passatempos, etc.).

Resposta

  • Respeite o próximo.
  • De o seu melhor em tudo.
  • nao seja ignorante.

Então, para que se tornem cidadãos do bem, é essencial que os filhos tenham uma formação sólida voltada para o desenvolvimento do caráter e de habilidades socioemocionais.
...
8 VALORES E VIRTUDES PARA ENSINAR AO SEU FILHO

  • COMPAIXÃO. ...
  • DILIGÊNCIA. ...
  • GENEROSIDADE. ...
  • HONESTIDADE. ...
  • INTEGRIDADE. ...
  • LEALDADE. ...
  • PERSEVERANÇA. ...
  • RESPEITO.

Grito pode ser uma descarga de tensão
Mas quem grita frequentemente, de modo descontrolado, ressalta o especialista, demonstra incapacidade de comunicação eficiente. “Os gritadores tendem a ser pessoas dominadas internamente pelo medo e por uma raiva impotente, geralmente decorrentes de traumas não resolvidos.