Como instalar o firefox no Linux pelo terminal?

Perguntado por: abrites . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 10 votos

/usr/bin/firefox

  1. Abra a página de download do Firefox e clique no botão Baixar agora.
  2. Abra um terminal e mude para a pasta onde o download foi salvo. Por exemplo: ...
  3. Extraia o conteúdo do arquivo baixado digitando: ...
  4. Mova a pasta com o Firefox descompactado para /opt: ...
  5. Crie um link simbólico para o executável do Firefox:

Abra o terminal e de os comandos na sequencia como usuário comum, não use o root. Crie um diretório para o Firefox developer. Entre no diretório de instalação. De o comando abaixo para fazer o download da ultima versão do Firefox Developer, escolha a sua plataforma e linguagem.

Como atualizar o Firefox no Ubuntu e derivados
Na tela do programa, clique em “Detalhes das atualizações” para ver se o Firefox está no meio das atualizações. Se estiver, confirme a atualização clicando em “Instalar agora” e espere até finalizar.

Para instalar a versão mais atual, execute o seguinte comando: Digite wget https://dl.google.com/linux/direct/google-chrome-stable_current_amd64.deb e dê um Enter. Ao final do download do pacote, você retornará à linha de comando.

Como instalar programas no Linux pelo terminal

  1. Abra o terminal do Linux;
  2. Utilize o comando sudo apt install nome-do-programa no terminal. ...
  3. Digite sua senha e confirme a ação;
  4. Da mesma maneira que nos itens anteriores, após a instalação, os programas poderão ser acessados no menu do sistema.

Como acessar o terminal Linux? Para acessar o terminal Linux, é necessário apertar três teclas juntas em seu teclado, que seriam: Ctrl, Alt, T . Esse é um atalho muito utilizado para abrir o terminal, por pessoas que utilizam o sistema operacional Linux.

Executar e Instalar um arquivo .run ou .bin no Linux

  1. Abra o Terminal.
  2. Utilize o comando chmod +x arquivo.run para torná-lo executável.
  3. Utilize o comando sudo ./arquivo.run para executá-lo.

Ubuntu: Clique no menu Locais no canto superior direito da tela e selecione Pasta pessoal. Uma janela do gerenciador de arquivos será aberta.

2x Mais rápido. Velocidade, junto com segurança. O Firefox é duas vezes mais rápido e usa 30% menos memória que o Chrome.

Mozilla Firefox é um navegador que vem instalado por padrão em várias distribuições Linux e segue certos princípios relacionados à privacidade que atraem muitos usuários.

O terminal deve está com a permissão de administrador ou seja, sudo su ; Inicie pelo comando UPDATE, exemplo: sudo apt update . Todos os pacotes instalados são atualizados ajudando a manter a segurança e integridade do SO².

Para atualizar para a versão estável mais recente de nosso Distribuição Linux favorita, sempre baseado em Debian, devemos abrir uma janela de terminal e digitar a seguinte linha de comando: sudo update-manager –devel-release.

Removendo Firefox Snap do Ubuntu 22.04

  1. Remova o Firefox Snap: sudo snap remove --purge firefox.
  2. Adicione o Mozilla Team PPA: sudo add-apt-repository ppa:mozillateam/ppa.
  3. Instale o Firefox ESR:

Ainda em a maioria das distribuições Linux mais usadas geralmente incluem o Firefox como navegador padrão, também existem distribuições que implementam outros como Tor, Chrome, Chromium entre outros.

Basta ir para a pasta onde você baixou o arquivo . deb, clicar com o botão direito do mouse e escolher a opção “Abrir com Instalação de programa”, ou simplesmente dar um clique duplo no arquivo baixado (mais rápido). Isso abrirá o Gerenciador de Software Ubuntu. Tudo que você precisa fazer é clicar no botão “Instalar”.

Com o Wine instalado na sua máquina, a partir do gerenciador de arquivos, navegando pela pasta em que o software do Windows que pretende instalar esteja localizado. Basta clicar com o botão direito do mouse e selecionar “Open With Wine”. Pronto, é só abrir o programa!

Comando Apt-cache
Ele nos mostrará se o pacote está instalado ou não, a versão do pacote instalado, as informações do repositório de origem.

Abaixo, acompanhe a breve lista com outros quatro interpretadores do terminal do Linux.

  • Terminator. Um emulador de terminal fácil de usar e, ao mesmo tempo, repleto de recursos de customização (desde esquema de cores a atalhos). ...
  • Guake. ...
  • Konsole. ...
  • Termite.

Se a sua intenção for a de abrir um programa, ela fica em /usr/share/applications , mas se for a de ver bibliotecas e afins, o melhor é pegar o pacote do repositório e estudá-lo descompactando e vendo aonde cada arquivo é instalado.

Para abrir um programa no terminal, basta digita o nome do programa pelo qual o sistema o reconhece. Mas para lançar desta forma tem que ter se saber como é o nome do aplicativo que o sistema reconhece. Todos os programas instalados no Ubuntu, fazem parte do menu.

Para buscar um arquivo utilizando o terminal, basta pedir para ele procurar (find), em todo meu sistema(/), algo que contenha o nome (-name) que queremos.