Como iniciar uma resenha descritiva exemplos?

Perguntado por: dteixeira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 14 votos

Para a parte inicial da resenha, sem sequer iniciar o texto, é preciso que o autor conheça a obra que ele irá escrever, ou seja, é preciso que ele conheça a fundo o objeto de análise dele. Dessa forma, ele deverá ler o texto, ou ver o filme, ou conhecer o evento profundamente.

Estes são os 4 passos para fazer uma boa resenha de filme:

  1. Especifique se a resenha é crítica ou não.
  2. Conheça muito bem a obra que será resenhada.
  3. Apresente (descreva) a obra e os detalhes que serão criticados.
  4. Use outras fontes de informação para se embasar.

Pense na estrutura do seu texto.
Na introdução, coloque tópicos sobre o autor. No desenvolvimento, coloque tópicos sobre a obra. Na conclusão, coloque tópicos sobre o público recomendado, nível de dificuldade da obra. E, se a resenha for crítica, coloque alguns pontos sobre a sua opinião.

5 passos para fazer uma resenha

  1. Identifique-se. O primeiro passo é se identificar. ...
  2. Apresente o texto-objeto da resenha. Em seguida, você deve apresentar o texto sobre o qual você vai fazer a resenha. ...
  3. Descrição do conteúdo. ...
  4. Se for uma resenha critica, você deve fazer uma análise crítica. ...
  5. Conclusão.

Resenha descritiva
Nesse tipo, o autor da resenha apenas descreve e correlaciona informações acerca do tema ou livro resenhado. Não há espaço para a opinião do autor nesse texto, sendo, portanto, uma composição informativa.

Como fazer uma conclusão em 6 passos

  1. Seja breve e vá direto ao ponto. ...
  2. Retome a introdução para ressaltar a ideia principal. ...
  3. Resuma o que foi dito para amarrar suas ideias. ...
  4. Ressalte a ideia principal. ...
  5. Incentive o leitor a agir ou refletir. ...
  6. Evite clichês.

Informações bibliográficas do material a ser resenhado: autor, título da obra, lugar e data de publicação e identificação das páginas (no caso de livros). Resumo com conteúdo da obra: exposição com os principais pontos apresentados no material resenhado.

Na introdução,. deve-se deixar claro as informações bibliográficas do texto e contextualizar o assunto sobre o qual se fala. No desenvolvimento, deve-se apontar as ideias e argumentos principais da obra. Por fim, na conclusão, você deve dar sua opinião de forma mais direta.

O resumo segue basicamente a mesma estrutura da maioria dos gêneros textuais. Ele começa pela introdução, que deve ser usada para apresentar o tema do texto. Geralmente, é construída em apenas um parágrafo. Depois disso, vem a etapa de desenvolvimento, que é o corpo do conteúdo, onde todas as ideias são expostas.

O início deve trazer o tema da dissertação, explicando ele e fazendo uma relação com algum contexto específico que será desenvolvido ao longo do texto. Aqui é onde o contexto e as informações sobre a temática principal são trazidas, sendo explicadas de maneira direta e concisa.

Se a resenha é de um livro, deve ter cerca de 6 a 8 parágrafos e de 60 a 90 linhas (de duas a três laudas, no máximo), ou cerca de 1.200 palavras. Deve haver um equilíbrio entre informar, analisar e opinar, em espaço relativamente curto.

Enquanto um resumo contém apenas a reunião dos fatos centrais de uma criação, uma resenha apresenta, além desse mesmo compilado, informações adicionais sobre a peça, como análises sobre seu contexto e objetivos. Isso pode ser feito de forma descritiva ou opinativa, a depender do seu tipo.

Resenha descritiva ABNT
Assim, o texto deve ser breve, de boa qualidade e sem erros gramaticais. não devem haver subdivisões, como subtítulos. A escrita deve ser uniforme e contínua. No primeiro parágrafo já deve aparecer os dados bibliográficos da obra e em seguida a apresentação da mesma.

Descrição da obra analisada; Resumo das informações contidas no texto-base; Inclusão de citações da obra resenhada para ilustrar um comentário; Apresentação da opinião do leitor sobre o texto-base; Além disso, a elaboração de uma resenha requer os princípios básicos de qualquer texto: a coerência e a coesão.