Como iniciar uma frase formal?

Perguntado por: ealbuquerque2 . Última atualização: 27 de maio de 2023
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Evite começar com “oi” ou “olá”, a não ser que conheça o destinatário e saiba que ele estará confortável com essa saudação. Comece o e-mail com “Caro [nome]”, “Prezado [nome]”, “Senhor [nome]” ou “Senhora [nome]”.

Por favor. Se vamos pedir um favor, solicitar uma ajuda, requisitar algo,… é imperativo que esse pedido seja feito da forma mais educada possível, preferencialmente acompanhado de um sorriso e de uma atitude reverente. As pessoas respondem mais favoravelmente quando são tratadas com educação e respeito.

Introdução. Procure ser amistoso. No caso de saber o nome da pessoa para qual o e-mail se destina, use termos como “Prezado João da Silva”, “Prezada Maria da Silva”, “Caro João da Silva” ou “Cara Maria da Silva”. Para casos onde a formalidade exigida for mais alta, use “Exmo.

Vamos ver alguns exemplos de frases construídas com a linguagem formal:

  • Senhora, aceitaria uma xícara de chá?
  • Prezado, anexei a este e-mail o ofício referente à requisição solicitada.
  • Vossa Excelência participou da reunião.
  • Estou muito bem, obrigada!
  • Infelizmente, não poderei ajudá-lo, senhor.

A linguagem formal é aquela que usamos em situações mais formais, sendo marcada pelo uso da norma culta. É utilizada em situações profissionais, acadêmicas ou quando não existe familiaridade entre os interlocutores, ou seja, em situações que exigem mais seriedade.

Uma das maneiras mais seguras de começar sua mensagem comercial formal é dirigir-se ao destinatário com “Prezado Nome”. Ao mesmo tempo, é melhor evitar saudações de gênero, como “Prezado Senhor ou Senhora”, porque podem ser mesquinhas, exclusivas ou ofensivas.

Algumas saudações comuns são "Prezado/a" e "Caro/a", seguidas do nome do destinatário. Muitas vezes, pode haver uma referência à posição ou à profissão da pessoa, como "Dr(a)." ou "Diretor (a)". Em contextos menos formais, não há problema em saudar o destinatário com um "Olá" ou um "Bom dia".

Como pedir informações na internet de forma elegante

  1. Seja educada(o) e cordial.
  2. Seja objetiva(o)
  3. Utilize linguagem adequada.
  4. Pesquise antes de perguntar.
  5. Agradeça pela resposta.

1 de acordo, apoiado, certo, compreendido, entendido, ótimo, OK, está bem, tudo certo, tudo correto, tudo em ordem, isso, assim mesmo, muito bem, concordo, afirmativo, positivo.

Exemplos de pronomes de tratamento: você, senhor ou senhora, vossa senhoria, vossa excelência, vossa magnificência, vossa santidade, vossa reverendíssima, entre outros.

Exemplos e dicas para a linha de assunto

  1. Chame a atenção. O email marketing está se tornando bastante competitivo atualmente. ...
  2. Mantenha-o curto e claro. ...
  3. Faça uma saudação personalizada. ...
  4. Inclua números e estatísticas. ...
  5. Teste A / B de linhas de assunto. ...
  6. Disponibilizar texto de visualização. ...
  7. Evite as letras maiúsculas. ...
  8. Use emojis.

A linguagem formal é marcada pelo uso da norma culta, sendo utilizada em situações que exigem seriedade, como em situações profissionais, acadêmicas, ao se dirigir a autoridades ou quando não existe familiaridade entre os interlocutores.

Quais são as palavras informais? Essas são vocábulos que comportam gírias, expressões regionais, não há uma exigência do uso da forma culta, o falante é livre para usar contextos conhecidos e confortáveis, sem se preocupar com a linguagem formal.

Situações formais, como palestras, discursos políticos, entrevistas de emprego, congressos, apresentações profissionais e acadêmicas.

Características da linguagem formal:
Utilização rigorosa das normas gramaticais (norma culta); Pronúncia clara e correta das palavras; Utilização de vocabulário rico e diversificado; Registro cuidado, prestigiado, complexo e erudito.

Alguns exemplos são “Nome da Pessoa, bom dia!”, “Prezados, boa tarde!”, “Caro Nome da Pessoa, boa noite!”, sempre utilizando vírgula após o nome para isolar o vocativo. Em situações em que há troca de diversas mensagens ao longo do dia, não há necessidade de incluir a saudação em cada uma delas.

30 exemplos de mensagem de saudação para WhatsApp

  1. Olá! Seja bem-vindo a [nome da empresa]! ...
  2. Olá! Bem-vindo a [nome da empresa]! ...
  3. Bem-vindo a [nome da empresa]! Como podemos ajudá-lo?
  4. Olá, tudo bem? Meu nome é Maria e estou aqui para te ajudar! ...
  5. Receba nossas boas-vindas a [nome da empresa]! ...
  6. Oi, aqui é a Maria.

Use estes 6 passos para escrever um e-mail ao seu chefe como um profissional

  1. Criar um assunto claro. ...
  2. Abrir um e-mail com uma saudação apropriada. ...
  3. Seja directo e directo ao assunto. ...
  4. Usar linguagem clara. ...
  5. Terminar com uma Chamada para Acção. ...
  6. Revisão antes do envio.