Como iniciar um parágrafo?

Perguntado por: amartins5 . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.5 / 5 12 votos

Para iniciar seu parágrafo, apresente o tópico frasal. Mas o que é um tópico frasal? O tópico frasal nada mais é do que a frase inicial de cada parágrafo, frase que resumirá a ideia a ser desenvolvida.

Como já falamos um parágrafo de TCC deve sempre iniciar com um tópico frasal. Sendo este geralmente expresso com uma frase curta para apresentar o conteúdo. O tópico frasal é a frase que introduz a ideia central a ser desenvolvida, sustentada e argumentada no parágrafo.

Palavras e frases para começar uma redação.
...
Entre elas podemos citar:

  1. De acordo com.
  2. Por outro lado.
  3. Em síntese.
  4. Antes de mais nada.
  5. Sob o mesmo ponto de vista.
  6. Ademais.

A principal dica de como fazer uma boa introdução, portanto, é a de manter a atenção do leitor. Para isso, deixe a primeira frase curta e utilize as próximas linhas para explicar o assunto do texto e a importância do tema que você está discursando de maneira breve e que instigue a curiosidade.

Os principais conectivos
E; nem; também; não só... mas também; não apenas; não somente; além disso; ademais; como; bem como; ainda; do mesmo modo; depois; finalmente; em seguida; adicionalmente.

Pode começar um parágrafo com verbo? É regra da colocação pronominal, não começar frase com pronome oblíquo átono (me, se, te, a, o, lhe, nos, vos, as, os, lhes), deve-se começar a frase com o verbo e o pronome se colocado na sequência.

O parágrafo é uma parte do texto entendida como unidade formada por uma ou mais frases em torno de uma ideia central denominada tópico frasal. Por ser considerado um microtexto, o parágrafo apresenta introdução, desenvolvimento e conclusão.

Portanto…, Assim…, Dessa forma…, Conclui-se que…, Resumindo…, Então…, Por outro lado…, Ao passo que…, Recomenda-se…, Devido…, Por isso…, Por sua vez…, Dessa forma…, etc.

De forma geral, ao longo do trabalho, o recuo do início dos parágrafos deve ser de 1,25 cm. Nas citações diretas de mais de 3 linhas, deve-se usar recuo de 4 cm.

Esse modelo de parágrafo traz na sua estrutura uma informação bem clara e de fácil compreensão.

Frases-modelo para iniciar a conclusão

  1. Em virtude dos fatos mencionados.
  2. Levando-se em consideração esses aspectos.
  3. Em vista dos argumentos apresentados.
  4. Dado o exposto.
  5. Tendo em vista os aspectos observados.
  6. Em virtude do que foi mencionado.
  7. Por todos esses aspectos.
  8. Pela observação dos aspectos analisados.

Conectivos para a introdução da redação

  • primeiramente;
  • em primeiro lugar;
  • antes de mais nada;
  • antes de tudo;
  • acima de tudo;
  • para começar;
  • sobretudo;
  • principalmente;

“Debate-se muito, correntemente, que…” “Com frequência, comenta-se que…” “Segundo a historiografia, nota-se que…” “Observando o cenário…”

É a “conclusão” da sua introdução. Você deve citar o título e reiterar para o leitor a importância em prosseguir com a leitura. É um ponto decisivo, então, seja assertivo sem forçar o leitor. Nesta parte, é interessante usar palavras como “continue lendo”.

Introdução. A introdução é aquele parágrafo inicial da sua redação e deve conter cerca de 5 linhas. Essa parte tem o objetivo de contextualizar o leitor sobre o assunto que você vai discutir ao longo do seu texto.

No D1, construa o fato-problema, no D2, discorra sobre o fato-solução. Lembre-se de que, neste momento, o de desenvolvimento, você criará a estrutura própria do texto dissertativo-argumentativo: o problema, a estratégia e a solução.

Dessa forma, ... Em vista dos argumentos apresentados, ... Dado o exposto, ... Tendo em vista os aspectos observados, ...

Cada parágrafo tem de três a sete linhas. O ideal é que as frases não sejam muito longas. É mais fácil cometer erros quando escrevemos períodos muito extensos. É bastante comum que autores consagrados da literatura utilizem períodos longos em cada parágrafo.

As outras assim chamadas conjunções adversativas [portanto, entretanto, contudo, todavia, não obstante] são na verdade “advérbios que estabelecem relações interoracionais ou intertextuais” (Bechara, Moderna Gramática Portuguesa, 2001:322), podendo por isso dar início a um novo parágrafo, ao contrário de mas e porém.

Quando você inicia outro argumento ou narração de um fato, você está dando início a um novo parágrafo, ou seja, ele é responsável por avisar o seu leitor quando um bloco de ideias está sendo finalizado e quando outro bloco está sendo começado.