Como iniciar parágrafos?

Perguntado por: ealmeida . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 20 votos

Como começar um parágrafo de desenvolvimento da redação

  1. deixar claro de qual “parte” do problema você está falando;
  2. colocar em seguida qual sua sugestão de solução (tese);
  3. explicar essa tese com mais detalhes (argumentos).

No terceiro parágrafo trabalha-se o elemento que cria uma contradição com o assunto tratado, com a tese em geral. Para ficar mais simples a comparação pode-se iniciar com “Enquanto…”. O quarto parágrafo trabalha a exemplificação, que torna o texto muito mais rico e interessante.

Em um parágrafo você deve desenvolver apenas a ideia principal e suas ideias secundárias. Quando você notar que o seu parágrafo já está falando sobre outro assunto, você deve começar um novo parágrafo com uma nova ideia-núcleo.

Uma boa introdução precisa informar ao leitor de forma clara e objetiva o que será trabalhado no desenvolvimento e na conclusão do texto. Nela, apresentam-se os principais temas que serão discutidos ao longo do conteúdo, então deve servir como um convite para que o texto seja lido até o final.

Os principais conectivos
E; nem; também; não só...mas também; não apenas; não somente; além disso; ademais; como; bem como; ainda; do mesmo modo; depois; finalmente; em seguida; adicionalmente.

Conectivos para a introdução da redação

  • primeiramente;
  • em primeiro lugar;
  • antes de mais nada;
  • antes de tudo;
  • acima de tudo;
  • para começar;
  • sobretudo;
  • principalmente;

7 dicas de sucesso para começar uma redação

  1. 1 Estude temas gerais. ...
  2. 2 Tenha atenção ao português e às normas gramaticais. ...
  3. 3 Escreva seu rascunho já com os argumentos que utilizará na redação. ...
  4. 4 Use estatísticas, caso saiba alguma. ...
  5. 5 Não use gírias ou clichês. ...
  6. 6 Faça indagações sobre o problema proposto. ...
  7. 7 Seja objetivo.

Portanto, o modelo de estrutura de redação que sugerimos aqui é de 4 parágrafos: um de introdução, dois de desenvolvimento e um de conclusão. Tanto a introdução quanto a conclusão necessitam sempre de apenas um parágrafo. Enquanto isso, o desenvolvimento tem um número variável de parágrafos.

Os parágrafos podem ser curtos, médios, longos, dissertativos, narrativos ou descritivos. Fundamentalmente, as estruturas dos parágrafos se dividem em introdução, desenvolvimento e conclusão.

Conectivos para desenvolvimento
Conectivos que podem ser usados no desenvolvimento são os de: prioridade: “Em primeiro lugar, devem-se avaliar os efeitos…”; tempo: “Frequentemente esse argumento é utilizado de forma incorreta”, “Em primeiro lugar, (…). Depois (…).

Há um conectivo no início do parágrafo (além disso) que acrescenta uma ideia, dando continuidade em relação à ideia que foi apresentada no parágrafo anterior.

Pode começar um parágrafo com verbo? É regra da colocação pronominal, não começar frase com pronome oblíquo átono (me, se, te, a, o, lhe, nos, vos, as, os, lhes), deve-se começar a frase com o verbo e o pronome se colocado na sequência.

A divisão do texto em parágrafos é feita segundo critérios semânticos, ou seja, termina-se um parágrafo sempre que se termina um grupo de ideias e se passa para outro centro de interesse.

O primeiro parágrafo do texto dissertativo-argumentativo deve conter duas partes – a apresentação do tema e a explicitação da tese. Tese é o mesmo que ponto de vista, ou seja, uma opinião do autor do texto acerca do tema proposto.

Portanto…, Assim…, Dessa forma…, Conclui-se que…, Resumindo…, Então…, Por outro lado…, Ao passo que…, Recomenda-se…, Devido…, Por isso…, Por sua vez…, Dessa forma…, etc.

Antes de começar a escrever o desenvolvimento de uma redação, é importante ter estabelecido a tese ou objetivo do texto na introdução. A tese é a ideia central que você pretende defender ao longo da redação. É a partir dela que você vai formular as ideias que vai defender em cada parágrafo do desenvolvimento.

O objetivo do desenvolvimento é provar ao leitor nosso ponto de vista. Independentemente de sua posição a respeito do tema, escolha sempre argumentos que consiga justificar, pois o seu objetivo é convencer. Nada de usar termos subjetivos como: “eu acho”, até porque o seu texto deve ser escrito na terceira pessoa.

Conectivos mais comuns: mas, porém, contudo, todavia, além do mais, naturalmente, assim, consequentemente, finalmente, do mesmo modo, portanto, e, ou, primeiro, segundo, terceiro, quanto à.

Continuar lendo Como são parágrafos?