Como iniciar o texto descritivo?

Perguntado por: nmaia . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.7 / 5 20 votos

Estrutura do texto descritivo

  1. Introdução: Apresente o elemento que será descrito, literalmente introduza-o para que o leitor saiba algo sobre o assunto.
  2. Desenvolvimento: Utilizando do modo objetivo ou de descrição subjetiva, utilize adjetivos que tenham ligação com o objeto e garantam uma descrição detalhada.

Texto descritivo é aquele que detalha de maneira pormenorizada os aspectos de um determinado lugar, acontecimento, pessoa, objeto ou animal. O objetivo do autor é justamente transmitir as impressões, qualidades, sensações, características e observações sobre aquilo que está sendo detalhado.

O texto descritivo é um tipo textual que tem como principal função descrever um local, paisagem, personagem, acontecimento etc. Assim, ele é capaz de formar uma imagem ao leitor por meio de um retrato escrito. Esse tipo de texto pode ser classificado como subjetivo ou objetivo.

A sua introdução precisa conter o tema do seu texto. Por isso, certifique-se de mencioná-lo. Além do mais, é fundamental ter clareza e coerência. Só assim o leitor vai compreender exatamente o assunto que será abordado.

Como já foi explicado nesse artigo, para começar um texto descritivo, é necessário descrever características de alguma pessoa, objeto, situação, sentimentos que faça que o receptor da mensagem monte com os detalhes o que o autor quer transmitir.

O texto descritivo é uma tipologia textual que oferece um retrato verbal ao seu leitor sobre algo ou alguém. Sua composição apresenta verbos de ligação e o uso recorrente de adjetivos, substantivos ou locuções. Ele geralmente é utilizado juntamente do texto narrativo, no intuito de descrever certa ação ou personagem.

Como o próprio nome sugere, o parágrafo descritivo é utilizado pelo autor quando ele deseja descrever alguma coisa, algum fato, algum acontecimento ou características de alguém. Por ter a característica de descrever, há a presença de bastante adjetivos e verbos de ligação.

Para escrever um bom texto narrativo, é preciso saber construir e descrever as personagens. Lembre-se de caracterizá-las de forma física, mas também psicologicamente. Depois que você mostrar cada envolvido na história e o contexto, é hora de apresentar os fatos e seus desdobramentos.

A introdução do texto narrativo deve compreender a situação inicial da história. É por isso que é possível chamá-la de apresentação. Afinal de contas, é nessa parte em que a pessoa narradora apresenta os elementos narrativos: espaço, tempo, personagens, enredo e pessoa narradora.

Como fazer uma conclusão em 6 passos:

  1. Seja breve e vá direto ao ponto.
  2. Retome a introdução para ressaltar a ideia principal.
  3. Resuma o que foi dito para amarrar suas ideias.
  4. Ressalte a ideia principal.
  5. Incentive o leitor a agir ou refletir.
  6. Evite clichês.

A estrutura do texto descritivo
A estrutura do gênero descritivo se divide em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão. Na primeira, o autor apresenta o elemento que será descrito: um lugar, uma pessoa, um acontecimento, um animal, um sentimento etc.

Os tipos textuais mais conhecidos são:

  • narrativo.
  • descritivo.
  • dissertativo.
  • expositivo.
  • injuntivo.

Significado de descritivo
Que se consegue descrever; que possui a característica de uma descrição; que é capaz de retratar algo ou alguém: texto descritivo. Diz-se daquilo que descreve alguma coisa e/ou possui características descritivas.

Para iniciar seu parágrafo, apresente o tópico frasal. Mas o que é um tópico frasal? O tópico frasal nada mais é do que a frase inicial de cada parágrafo, frase que resumirá a ideia a ser desenvolvida.

A redação descritiva é um tipo de texto usado para descrever algo ou alguém. Dessa forma, é construída a partir das observações e impressões do autor. Se forem elementos concretos, como características físicas, objetos, cores e dimensões, por exemplo, a redação recebe o nome de descritiva objetiva.

A descrição é a tipologia textual cuja função é caracterizar seres e objetos. Ela é fundamental para a comunicação humana, pois é por meio das descrições que se definem ou se especificam os diversos elementos do mundo.

A descrição objetiva transmite de forma imparcial as características de algo, se limita aos fatos da forma mais objetiva possível. Exemplo de descrição objetiva: "A cidade é pequena e pacata. Lá todas as pessoas se conhecem.

Confira 7 dicas para escrever bem

  1. Escreva sobre o que gosta. Na hora de praticar, escolher assuntos do seu interesse para escrever é uma das melhores dicas. ...
  2. Tire as dúvidas que surgirem. As dúvidas sempre vão aparecer, é normal. ...
  3. Seja objetivo. ...
  4. Leia em voz alta. ...
  5. Peça feedbacks.

Estrutura de um texto dissertativo
Um bom texto dissertativo é construído com três elementos principais: introdução, desenvolvimento e conclusão. Essa estrutura contribui para a organização das ideias e distribui as informações ao longo da redação.

O primeiro parágrafo serve para apresentar o assunto e tudo o que será tratado nas próximas linhas. O desenvolvimento deve ter de 2 a 3 parágrafos, com cerca de 5 a 7 linhas cada um. É nessa parte em que você explica tudo sobre o tema e dá o foco desejado. É comum separar uma ideia para cada parágrafo.