Como iniciar alfabetização 2 anos?

Perguntado por: egomes . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.3 / 5 14 votos

Para essa idade, aliás, podemos lançar mão dos brinquedos com letras do alfabeto ou mesmo da caixa de sons montessoriana ou das letras de lixa. Outra maneira bem simples é aproveitar material reciclado e criar recursos que ajudem a criança nessa etapa.

Ler, conversar e cantar para as crianças pequenas é uma forma de promover o desenvolvimento de habilidades fundamentais para a alfabetização. Portanto, antes do momento certo de iniciar o processo, pais e professores podem estimular a interação e o gosto pela leitura nas crianças, através dessas simples ações.

O 2º Ano do Ensino Fundamental tem como foco aprimorar a alfabetização linguística e matemática. Voltado para as crianças de sete anos idade, este ciclo amplia a capacidade de leitura, escrita e discurso dos alunos, preparando-os para assimilar conteúdos mais complexos nos anos seguintes.

O 2º ano do Ensino Fundamental I tem como foco alfabetizar as crianças. Esta série auxilia os alunos a decodificarem e terem fluência de leitura, desenvolve a formação de leitor e habilidades de escrita, entre outros aspectos.

Com apenas dois anos, um menino aprende a ler. O pequeno Murilo é brasileiro e surpreendeu os pais e professores. Ele é o único entre os 300 alunos de uma escola municipal de São José do Rio Preto (SP) com essa habilidade.

Você pode começar, por exemplo, contando a ele que as palavras são formadas por partes e cada parte tem um som. Inicialmente, mostre a ele palavras simples de duas sílabas, como: bala, bolo, boca, gato, entre outras. Nesse momento inicial, evite dificultar o processo com palavras contento dígrafos, acentos etc.

Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o processo de alfabetização infantil deve se iniciar no 1ª ano do Fundamental, por volta dos 6 anos de idade. Espera-se que a alfabetização integral dos estudantes seja finalizada até o 2º ano do Ensino Fundamental.

A leitura, as canções, as rimas ajudam as crianças pequenas a desenvolver a linguagem. Essas atividades fazem parte da preparação para a alfabetização pois promovem o desenvolvimento de habilidades fundamentais para a aprendizagem da leitura e escrita.

A alfabetização na idade certa é fundamental para que as crianças consigam seguir sua vida com sucesso e, ouso dizer, com alegria. Ao final do 2º ano, ali pelos 7 ou 8 anos, todas deveriam dominar as habilidades de leitura e escrita previstas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

O que se aprende no Grupo 2 Educação Infantil
As atividades do Grupo 2 Educação Infantil envolvem artes, música, prática de linguagem, matemática, além de momentos que envolvem jogos educativos, brincadeiras coletivas, entre outras.

Língua Portuguesa:
Leitura e Interpretação de Textos • Pontuação (Ponto Final, Ponto de Interrogação, Ponto de Exclamação) • Formação de frases • Separação silábica • Substantivo: classificação quanto ao gênero • Produção textual • Conceitos de vogal e consoante. Recordar o uso de C e G. Vogais e consoantes / C e G.

Na fase dos dois anos a criança se descobre como um indivíduo, não sendo extensão nos pais, com interesses e vontades próprias, ampliando suas interações com o mundo e os outros. A habilidade de linguagem e falar ainda está em desenvolvimento, o que dificulta a criança expressar o que pensa e sente.

Crianças de 1 a 2 anos

  • brincadeira na piscina de bolinhas;
  • desenhar e pintar com giz de cera;
  • rosquear tampas nas garrafas;
  • brincar de equilibrar uma folha de papel ou revista na cabeça;
  • teatro de fantoches e contação de histórias.

O que as crianças aprendem no 1º ano do Ensino Fundamental 1?

  • Entender a relação entre as letras e seus sons;
  • Saber a diferença entre números e letras;
  • Entender Noção de tempo e espaço;
  • Realizar cálculos de adição e subtração;
  • Localizar e nomear partes do corpo humano.

Confira os melhores métodos e brincadeiras para ensinar uma criança a ler

  1. A Importância da contação de histórias. Conte histórias para os pequenos e pequenas. ...
  2. Apresente o alfabeto. ...
  3. Brincadeiras com as letras, sílabas e rimas. ...
  4. Introduza novas palavras simples.