Como iniciar a redação do Enem?

Perguntado por: eapolinario . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.8 / 5 8 votos

Uma técnica bastante utilizada por participantes do Enem é começar a redação citando algum filme, livro ou notícia que se relacione com o tema de alguma forma. Isso demonstra ao corretor que o estudante possui um repertório e conhecimento sobre o que está escrevendo.

Entre as áreas que serão abordadas no primeiro dia do exame, estão linguagens, códigos e redação. De acordo com a professora de redação da Escola S de Joinville, Leila Knabben, o ideal é fazer o texto antes de responder às demais questões. O texto deve ser dissertativo-argumentativo e conter no máximo 30 linhas.

De forma simplificada, a introdução, além de informar o conteúdo dos parágrafos seguintes, também precisa motivar o leitor a continuar a leitura. Ou seja, ela é um convite para que o texto seja lido até o final. Por essa razão, é fundamental apresentar o tema de forma esclarecedora e atrativa.

A introdução precisa ter a mesma linguagem do restante do seu texto. Além disso, é importante fazer uma conexão entre a introdução e o desenvolvimento. A transição precisa ser sutil e conduzir o leitor naturalmente. Ele não pode ter a impressão e o sentimento de que o corpo do texto é diferente do início.

Como começar um parágrafo de desenvolvimento da redação

  1. deixar claro de qual “parte” do problema você está falando;
  2. colocar em seguida qual sua sugestão de solução (tese);
  3. explicar essa tese com mais detalhes (argumentos).

Introdução de uma redação pode ser iniciada de diversas maneiras, mas cuidado para não ser muito longa. Caso a redação tenha o limite de 30 linhas, reserve cerca de 4 a 5 linhas para a parte introdutória.

O que NÃO fazer na redação do Enem

  • Não fuja do tema. ...
  • Não faça um texto sem parágrafos. ...
  • Não apresente um texto cheio de repetições. ...
  • Não produza um texto que não seja dissertativo-argumentativo. ...
  • Não copie os textos motivadores. ...
  • Não escreva com letra ilegível. ...
  • Não entregue o texto a lápis. ...
  • Não utilize linguagem informal.

O primeiro parágrafo do texto dissertativo-argumentativo deve conter duas partes – a apresentação do tema e a explicitação da tese. Tese é o mesmo que ponto de vista, ou seja, uma opinião do autor do texto acerca do tema proposto.

Isso significa que você não chega a ter a nota zerada se você passar de 30 linhas na redação do Enem. Uma dica importante para você conseguir uma boa nota, segundo especialistas, é fazer um texto acima de 20 linhas.

Ou seja, todas as redações com menos 7 linhas são anuladas pela banca examinadora. Além disso, também existe um limite máximo de linhas: sua redação pode ter até 30. Qualquer texto que não cumpra com esses limites será zerado pelos corretores. O ideal é que seu texto fique com um número de linhas acima de 20.

Diferente de alguns vestibulares, o Enem cobra uma única estrutura de texto. A redação na prova do Enem deve ter entre 7 e 30 linhas. Qualquer texto que não cumpra com esse limite será zerado pelo corretor. Para alguns especialistas, o ideal é que o texto definitivo fique com um número de linhas acima de 20.

A redação do Enem é do tipo dissertativo-argumentativo. Em outras palavras, o estudante deve redigir sobre um determinado assunto de forma culta, pautada em argumentos e, de preferência, de maneira impessoal. Lembre-se também de que o texto deve ter a estrutura básica de introdução, desenvolvimento e conclusão.

Tese. É a “conclusão” da sua introdução. Você deve citar o título e reiterar para o leitor a importância em prosseguir com a leitura. É um ponto decisivo, então, seja assertivo sem forçar o leitor.

Frases-modelo para iniciar a conclusão

  1. Em virtude dos fatos mencionados.
  2. Levando-se em consideração esses aspectos.
  3. Em vista dos argumentos apresentados.
  4. Dado o exposto.
  5. Tendo em vista os aspectos observados.
  6. Em virtude do que foi mencionado.
  7. Por todos esses aspectos.
  8. Pela observação dos aspectos analisados.

O texto deve ser produzido no formato dissertativo-argumentativo e conta com a seguinte particularidade: o tema normalmente é uma questão-problema de cunho social. Os inscritos devem analisar o assunto em questão e desenvolver uma proposta de intervenção, que é uma possível solução para o problema citado.

O objetivo do desenvolvimento é provar ao leitor nosso ponto de vista. Independentemente de sua posição a respeito do tema, escolha sempre argumentos que consiga justificar, pois o seu objetivo é convencer. Nada de usar termos subjetivos como: “eu acho”, até porque o seu texto deve ser escrito na terceira pessoa.

Os principais conectivos
E; nem; também; não só... mas também; não apenas; não somente; além disso; ademais; como; bem como; ainda; do mesmo modo; depois; finalmente; em seguida; adicionalmente.

Ligação entre os parágrafos do desenvolvimento:

  • Além disso …
  • Outro fator existente …
  • Outra preocupação constante …
  • Ainda convém lembrar …
  • Por outro lado …
  • Porém, mas, contudo, todavia, no entanto, entretanto …

O procedimento correto quando você erra uma palavra no seu texto é fazer um traço na palavra errada e em seguida escrever a certa dando continuidade ao texto. Caso perceba um erro depois de terminar a versão final, basta fazer um traço simples em cima da palavra e escrever acima dela, da forma mais legível possível.