Como inicialmente a geografia chamada?

Perguntado por: aferrari9 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

No início era conhecida como História Natural ou Filosofia Natural. Como maiores contribuintes deste início do desenvolvimento desta disciplina podemos citar Tales de Mileto, Heródoto, Eratóstenes, Hiparco, Aristóteles, Estrabão e Ptolomeu.

A cultura grega foi a primeira cultura conhecida a explorar ativamente a Geografia como ciência e filosofia, sendo os maiores contribuintes Tales de Mileto, Heródoto, Eratóstenes, Hiparco, Aristóteles, Estrabão e Ptolomeu.

A Geografia irá surgir como ciência no século XIX, na Alemanha. Os autores considerados como os “pais” da Geografia são os alemães Alexander von Humboldt e Karl Ritter.

INTRODUÇÃO Na antiguidade, o estudo da geografia utilizava-se de observações astronômicas e estudos filosóficos, como os de Aristóteles, que foi o primogênito a classificar o Planeta Terra como uma esfera. Porém, somente no século XIX, é que a geografia é sistematizada como disciplina acadêmica.

Somente no século XVIII a Geografia passa a ser considerada como um ramo autônomo da ciência, por ter sido estruturada de forma organizada e lógica, sobretudo a partir dos estudos de Humboldt e Ritter. Nesse momento e até o final dos anos 70 do século passado, surgem duas grandes concepções da geografia.

A Geografia Física foi dividida em subáreas específicas, originando-se a Climatologia, a Geomorfologia, a Biogeografia, a Hidrografia, dentre outras que, se baseando em outras ciências (Meteorologia, Geologia, Biologia), influenciaram o conhecimento geográfico produzido a partir de então (MENDONÇA, 1993).

No Ocidente, durante os séculos XIX e XX, a disciplina geográfica passou por quatro fases importantes: determinismo geográfico, geografia regional, revolução quantitativa e geografia radical.

Milton Santos foi um geógrafo brasileiro, considerado por muitos como o maior pensador da história da Geografia no Brasil e um dos maiores do mundo. Destacou-se por escrever e abordar sobre inúmeros temas, como a epistemologia da Geografia, a globalização, o espaço urbano, entre outros.

A etimologia da palavra é clara: Geografia vem do grego “geo”, que se refere a Terra, e do latim “grafos”, que significa descrever, observar. A Geografia é a ciência que descreve a Terra, tendo por objeto de estudo o espaço geográfico, faz parte do campo das geociências, ou ciências da Terra.

A trajetória da Geografia como ciência escolar teve início ainda no século XIX. Em 1837, a Geografia foi implantada como disciplina escolar obrigatória pela primeira vez no Brasil, fato que aconteceu no Colégio Pedro II (Rio de Janeiro).

A Geografia é a ciência que expressa a relação entre o humano e a natureza por meio de cinco grandes categorias de análise: espaço geográfico, paisagem, território, região e lugar. O espaço geográfico reúne o conjunto de elementos naturais e artificiais do planeta, sendo formado pelos diversos tipos de paisagem.

Os primeiros registros de conhecimentos geográficos são encontrados em relatos de viajantes no século V a.C. Um conhecido exemplo de viajante daquela época foi o grego Heródoto, o pai da história. O conhecimento dos cidadãos da Grécia antiga a respeito da Terra era grandemente avançado.

A Geografia Geral abarca os temas relacionados com a interação entre a sociedade e a natureza e a transformação do espaço por meio do trabalho humano. A Geografia enquanto ciência é uma ferramenta para a análise e produção do espaço geográfico.

Mas, de forma geral, a geografia se divide em três áreas: geografia física, geografia humana e geografia técnica.