Como ingressar em uma instituição de ensino superior?

Perguntado por: agil . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.8 / 5 13 votos

Existem algumas formas diferentes de entrar na faculdade, confira todos eles:

  1. Vestibular. ...
  2. Vestibular único ou agendado. ...
  3. Vestibular presencial e online. ...
  4. Em instituições públicas através do Sistema de Seleção Unificada-Sisu. ...
  5. Substituindo o vestibular. ...
  6. Complementando a nota. ...
  7. ProUni. ...
  8. Transferência.

A maioria das faculdades particulares utiliza a prova do vestibular como processo seletivo. Em alguns casos, é exigido apenas a aprovação ou a soma das notas do vestibular com as do Enem. O ideal é se informar com antecedência sobre como será feita a seleção na instituição de ensino de sua escolha.

Os caminhos mais conhecidos de entrada no faculdade são por meio do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), que dá aos estudantes a possibilidade de concorrer a vagas do SISU (Sistema de Seleção Unificada), o PROUNI (Programa Universidade Para Todos) e o FIES (Fundo de Financiamento Estudantil).

Formas de entrar na faculdade sem fazer vestibular
Se quiser entrar numa faculdade EAD privada, pode tentar uma vaga por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni), ou da sua nota do Enem. Em ambos os casos, a porcentagem das vagas reservadas aos candidatos nestes processos varia em cada instituição.

5 tipos de instituições de ensino superior e suas diferenças

  1. Universidade. As universidades são instituições pluridisciplinares, públicas ou privadas, que abrangem diversas áreas de conhecimento e precisam atender a comunidade. ...
  2. Faculdade. ...
  3. Centro Universitário. ...
  4. Centro de Educação Tecnológica. ...
  5. Institutos Federais.

Estudar em faculdade particular é mais fácil
De fato, em alguns cursos vemos uma dificuldade maior em obter aprovação no vestibular em universidades públicas. Entretanto, em muitas faculdades particulares, também não é tão simples ser aprovado. E, ainda que seja, isso não deve ser visto como uma desvantagem.

Qual a diferença entre vestibular e Enem? O vestibular é um meio de ingresso ao ensino superior mais tradicional e é encarado com muita seriedade por quem pleiteia uma vaga. Já o Enem serve para uma avaliação geral do nível de ensino e também pode ser usado como forma de ingresso nas universidades de todo o Brasil.

O que acontece se eu não passar no Enem?

  1. Busque bolsas de estudos.
  2. Realize o vestibular online ou agendado.
  3. Acompanhe as listas de espera.

O ensino superior, na verdade, engloba uma série de outras cursos, que não se restringem apenas a faculdade. O mais comum é que se inicie pela faculdade. Em muitos casos, outros cursos superiores a utilizam como um pré-requisito para a sua qualificação.

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o ...

Ter maior chance de empregabilidade
Além disso, quando você sai da faculdade e procura por um emprego, tem uma ampla visão da sua área e sabe qual é o melhor ramo para procurar emprego. Além disso, os profissionais que têm ensino superior possuem uma estabilidade maior.

Geralmente é preciso ter entre 700 e 800 pontos para conseguir uma vaga. Uma nota próxima a 600 pontos é considerada boa e garante vaga em diversas faculdades. Em cursos menos procurados é possível ser aprovado com pouco mais de 400 pontos.

Confira 7 ótimos cursos de faculdade para você investir em 2023 e inscreva-se já!

  • Odontologia.
  • Direito.
  • Medicina Veterinária.
  • Gastronomia.
  • Psicologia.
  • TI.
  • Educação Física.

Quem pode fazer graduação? Para ingressar em uma graduação no Brasil, é obrigatório que o estudante já tenha o certificado de conclusão do Ensino Médio. O documento é exigido para que alguém possa ter acesso à faculdade.