Como ingerir probióticos?

Perguntado por: imartins . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.1 / 5 17 votos

Como consumir os probióticos? Para se beneficiar dos probióticos, é preciso consumir diariamente os micro-organismos. E isto pode ser feito através de suplementos (por indicação médica), ou refeições com alimentos ricos em bactérias “boas”, como iogurtes, kefir, kombucha ou leites fermentados.

Os probióticos devem ser ingeridos diariamente para que seu efeito seja contínuo. Em adultos, a dose recomendada é de 5 bilhões de unidades formadoras de colônias (UFC)/dia/g ou ml de produto (ou seja, 5×109 UFC/dia/g ou ml), durante pelo menos cinco dias, para que o probiótico exerça algum benefício.

Dessa forma, o nosso organismo não produz probióticos, por isso o seu consumo diário é muito recomendado. E, também por esse motivo, não é possível que o corpo se “vicie” e passe a funcionar melhor apenas após o consumo, como pode acontecer com soluções laxativas.

Já em pacientes com queixas gastrointestinais, como distensão abdominal ou desconforto, o consumo próximo ao horário de dormir pode contribuir para minimizar essas sensações, permitindo melhores resultados para o tratamento.

Embora existam resultados promissores do consumo de probióticos, seja através de alimentos ou suplementos, algumas pessoas podem apresentar sintomas temporários como gases, inchaço e sensação de estufamento. Esses efeitos são comuns e provocados pela fermentação que as bactérias realizam no intestino.

Apesar de não haver necessariamente um melhor horário para tomar probiótico, tomá-lo em jejum nunca será o ideal. Por isso, independentemente do probiótico que você escolher suplementar, certamente a indicação para a ingestão será próximo a uma das principais refeições do dia (café da manhã, almoço ou jantar).

Verificou-se que o suplemento probiótico impactou significativamente a composição da microbiota intestinal, com redução de 50% na abundância de bactérias prejudiciais à flora intestinal (as bactérias Firmicutes) após um mês, e uma redução de mais 20% um mês depois, em relação aos valores iniciais.

O Leite Fermentado Yakult possui 16 bilhões de Lactobacillus casei Shirota, 51 kcal e é recomendado para toda a família. Yakult 40 possui 40 bilhões de Lactobacillus casei Shirota, 51 kcal e é recomendado para adultos com vida agitada ou idade avançada.

Confira o TOP 5 abaixo:

  1. Leite fermentado.
  2. Kombucha. ...
  3. Kefir. Trata-se de uma bebida fermentada feita a partir dos grãos de kefir e seu substrato mais comum é o leite. ...
  4. Missô O missô é uma pasta de soja fermentada. ...
  5. Picles. Os picles de vegetais são fontes de probióticos, saudáveis e podem ser consumidos todos os dias. ...

Iogurtes probióticos
O Activia foi o primeiro iogurte com probióticos no mercado, sendo o mais conhecido. A bactéria usada em sua formulação é a Bifidobacterium animalis DN173010. Além de ter ação probiótica, essa bactéria produz vitaminas do complexo B, que são importantes para proteção do fígado.

Agora você já sabe que os melhores probióticos do mercado são:

  • HEALTHY ORIGINS - Probiótico 30 Bilhões de UFCs.
  • NOW FOODS - Probiótico Now Foods Probiotic 10.
  • PURITAN'S PRIDE - Probiotic 10.
  • NUTRITION NOW - Probiótico Nutrition Now PB8.
  • VITAFOR - Probiótico Simfort Vitafor.

Amplamente disseminados, os probióticos podem prejudicar as funções intestinais para quem está com problemas no órgão.

Adultos saudáveis podem adicionar probióticos vivos à dieta com segurança visto que, em geral, estudos indicam que o seu consumo não traz qualquer tipo de risco à saúde.

É recomendado fazer uso do suplemento durante 4 semanas e no caso de não haver melhora durante esse período, o ideal é experimentar outro suplemento.

O vermelho é o Leite Fermentado Yakult, possui 16 bilhões de Lactobacillus casei Shirota, 51 kcal e é recomendado para toda a família. O verde é o Yakult 40, possui 40 bilhões de Lactobacillus casei Shirota, 51 kcal e é recomendado para adultos com vida agitada ou idade avançada.

Os probióticos são micro-organismos vivos benéficos para a saúde humana. Quando estão em equilíbrio, ajudam a manter a microbiota intestinal saudável e, assim, colaboram para o bom funcionamento do corpo. Ainda, os probióticos melhoram diferentes sistemas, como o digestivo e o imunológico.

O Yakult 40, que possui 40 bilhões de Lactobacillus casei Shirota, foi o primeiro leite fermentado lançado no Brasil com foco nos idosos e no consumidor adulto que leva uma vida agitada, convive com estresse e toma medicamentos com mais frequência.