Como índios chamam mandioca?

Perguntado por: eramos6 . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 18 votos

Os índios deram o nome da raiz de Mani e como nasceu dentro de uma oca ficou Manioca, que hoje conhecemos como mandioca.

O nome científico é Manihot Esculenta Crantz. Mas essa raiz é conhecida por muitos outros nomes Brasil afora: mandioca, macaxeira, aipim, maniva, castelinha, uaipi, maniveira, pão-de-pobre

Originária da América do Sul, a mandioca (Manihot esculenta Crantz) constitui um dos principais alimentos energéticos para mais de 700 milhões de pessoas, principalmente nos países em desenvolvimento.

Mandioca é falado mais em Minas Gerais, São Paulo, no norte do Paraná, regiões Norte e Centro-oeste”, adianta. No Nordeste sobressai o uso da expressão macaxeira.

Com alegria contagiante, Mani era uma indiazinha muito estimada pela tribo tupi onde vivia. Ela era neta do cacique e a gravidez da sua mãe foi motivo de tristeza para o chefe da tribo. Isso porque ela tinha engravidado e não era casada com um bravo guerreiro, tal como ele desejava.

Oca: Do tupi guarani “oka” – cobrir, tapar, roca – casa do bicho.

Palavra vem da junção do nome 'Mani' com 'oca', a moradia dos nativos. A mandioca era um dos principais alimentos dos primeiros habitantes da região que viria a ser o Brasil. A raiz é muitas vezes tratada como o "pão do índio", tamanha a sua importância para aquelas populações.

Maní era uma índia de pele branca, muito querida em sua tribo. Em um triste dia, ainda criança, Maní veio a falecer, e no local em que foi enterrada nasceu uma planta cuja raiz passou a alimentar toda a tribo. A planta passou então a ser chamada de manioca (mandioca), que significa em tupi-guarani “casa (oca) de Maní”.

Ela está presente em todas as regiões do país, sendo que no sul do Brasil é chamada pelo nome de mandioca, enquanto no Sudeste é mais conhecida como aipim. Já no Nordeste, ela é famosa pelo nome de macaxeira.

'Aipim', 'mandioca' e 'macaxeira' são três denominações para a mesma raiz. Outro alimento que gera debate por receber diferentes nomes pelo Brasil é a mandioca - raiz rica em fibras, carboidratos, vitamina C e minerais como magnésio, fósforo, cálcio e potássio.

Também chamada de aipim ou macaxeira, a mandioca é muito fácil de achar. Procure nas feiras locais, pois costuma ser mais barata.

Na Bahia, macaxeira é o mesmo que aipim. Mandioca é outra coisa, nao da pra comer cozida como o aipim.

yuca {f.}

Resposta. a sílaba tônica de mandioca é o "o". Caracterizando-a como uma palavra paroxítona, terminada em a,por esse motivo não acentua-se.

A mandioca, conhecida como macaxeira no Ceará, é classificada pela quantidade de ácido cianídrico que possui, podendo ser doce ou brava. Ela é uma raiz oriunda da Amazônia Brasileira, e, de acordo com a Embrapa, existem quase 250 variedades de mandioca.

O pajé de uma aldeia tem um sonho com uma planta desconhecida, e sabe que é uma profecia. Logo depois, nasce Mani, uma menina de pele branca, como nenhum índio jamais tinha visto. A indiazinha morre misteriosamente e, na terra onde é enterrada, nasce uma planta, cuja raiz é tão branca quanto a pele da menina.

Mani era uma linda indiazinha, neta de um grande cacique de uma tribo antiga. Desde que nasceu andava e falava. De repente morreu sem ficar doente e sem sofrer. A indiazinha foi enterrada dentro da própria oca onde sempre morou e como era a tradição do seu povo.

Em homenagem a filha, ela colocou o nome de Manioca, uma junção de Mani (nome da criança) e Oca (local onde foi enterrada), que com o passar dos anos o nome tornou-se mandioca.

Angatu - palavra Tupi-Guarani que significa "bem estar, felicidade e alma boa".