Como incentivar o consumo de frutas?

Perguntado por: lhipolito . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.6 / 5 19 votos

Confira algumas ideias:

  1. Adicione os legumes aos ovos mexidos.
  2. Faça bolinhos com frutas frescas e outros ingredientes saudáveis.
  3. Use frutas frescas para fazer picolés caseiros.
  4. Faça um pudim ou sobremesa com frutas.
  5. Use um cortador para fazer macarrão de legumes em espiral.

Nesse sentido, o consumo de frutas, legumes e verduras exerce um papel fundamental na promoção e na manutenção da saúde, e prevenção das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), sendo essencial para uma melhor qualidade de vida.

As frutas devem ser cortadas separadamente para que eles façam a distinção de sabores, cheiros, texturas, e comecem a formam seus paladares”, orienta. Após os dois anos, os pais podem inserir biscoitos e bolos caseiros na lancheira das crianças, sem deixar a fruta de lado.

Aproveite a oportunidade para montar pratos alegres e temáticos, contando histórias na hora das refeições. Uma maneira de fazer com que as crianças se empolguem com a ingestão de frutas frescas e vegetais, é inserindo os ingredientes aos pouquinhos em receitas que elas já consomem normalmente.

Uma nova elaboração no preparo dos alimentos pode estimular a criança a comer. Cozinhe ou desfie as carnes em vez de assar ou grelhar, prefira legumes cozidos e frutas macias na sobremesa. Se os adultos não comem de forma saudável, devem aproveitar a oportunidade para melhorar os hábitos.

A Direção-Geral da Saúde recomenda o consumo de três a cinco porções de fruta por dia, sendo a regra geral de cinco porções por dia para crianças e adultos . No caso dos adultos a porção equivale a 80 gramas de fruta.

De acordo com a World Health Organization (WHO), a recomendação para adultos em geral por dia é 400 gramas de frutas e vegetais ou cinco porções de 80 gramas”, acrescenta.

Pera: Uma das frutas mais saudáveis

  • abacate.
  • banana.
  • framboesa.
  • frutas.
  • laranja.
  • maçã
  • morango.
  • pera.

Frutas sazonais têm valor nutricional melhor
Como algumas frutas se adaptam melhor a determinadas épocas do ano, é natural que elas se desenvolvam e captem mais nutrientes do solo em que estão crescendo. Por esse motivo, podem apresentar valor nutricional muito maior do que quando consumidas fora de época.

Elas são fontes de hidratação, além de possuírem diversos minerais e vitaminas que são muito importantes para o nosso organismo. Frutas cítricas, como laranja e limão, são ricas em vitamina C. Essas frutas fortalecem nosso sistema imunológico e possuem antioxidantes, fundamentais para reduzir a ação do envelhecimento.

Aguçar o interesse e curiosidade pelas frutas conhecendo seus nutrientes. Identificar formas, sabores e cores. Estimular a imaginação e criatividade. Compreender a importância da ingestão de frutas para uma vida saudável.

“As frutas ajudarão na mastigação, pois as diferentes texturas fazem com que a criança exercite os músculos mastigatórios, ajudarão na manutenção e no bom funcionamento intestinal, prevenirão as carências nutricionais de vitaminas e minerais, ajudarão no crescimento e desenvolvimento saudável e auxiliarão a criança a ...

“Para mudar um hábito alimentar é preciso iniciar com calma. Você pode começar a consumir através de preparações como os famosos sorvetinhos de frutas caseiro. Inicie comendo meia fruta e com o passar dos dias aumente a quantidade, até seu paladar se acostumar com o novo sabor e textura”.

8 dicas para praticar o consumo consciente em casa

  1. Compre somente o necessário. ...
  2. Opte por embalagens reduzidas ou retornáveis. ...
  3. Atenção aos alimentos. ...
  4. Ande menos de carro. ...
  5. Separe corretamente o lixo para reciclagem. ...
  6. Faça seus próprios brinquedos. ...
  7. Não jogue no lixo, doe! ...
  8. Plante uma horta em casa.

Reduzir a utilização de combustíveis fósseis e optimizar a utilização da água na produção. Optimizar a utilização dos terrenos e reduzir a sua conversão para a agricultura. Conceber locais de fabrico de alimentos eficientes em termos de utilização de energia e água.

Comer bem: alguns hábitos a aplicar no dia-a-dia

  1. Fazer uma refeição mais rica de manhã do que à noite. ...
  2. Mastigar lentamente os alimentos. ...
  3. Comer o mais fresco possível. ...
  4. Preferir frutas secas fora das refeições. ...
  5. Consumir alimentos crus no início da refeição.

Deve-se comer frutas sempre com o estômago vazio. A melhor espécie de fruta é a fresca ou o suco feito na hora. Você não deve beber suco de lata ou do recipiente de vidro.