Como incentivar a leitura de forma divertida?

Perguntado por: dinfante2 . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
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10 formas de tornar a leitura mais divertida

  1. Crie um cantinho da leitura. ...
  2. Explore o livro do início ao fim. ...
  3. Dê vida aos personagens. ...
  4. Divida os papéis. ...
  5. Experimente efeitos sonoros. ...
  6. Reviva as experiências dos livros. ...
  7. Convide a família toda. ...
  8. Debata sobre a história.

Estratégias de leitura: aprenda técnicas que vão transformar o seu aprendizado

  • Procure informações. ...
  • Tenha concentração. ...
  • Leia em voz alta. ...
  • Faça anotações e marcações. ...
  • Leia as entrelinhas. ...
  • Faça um resumo. ...
  • Releia o conteúdo.

Leia para o seu aluno
Para despertar nas crianças o prazer pela leitura é importante que elas acreditem que essa atividade realmente é prazerosa. Além de ler histórias para as crianças, faça com que elas te vejam lendo um livro — no intervalo das aulas, por exemplo.

Para entender melhor, veja a seguir quais são os tipos de leitura.

  1. Leitura literal. No primeiro dos tipos de leitura não existe muita preocupação com tecer comentários ou acrescentar algo ao que está sendo lido. ...
  2. Leitura mecânica. ...
  3. Leitura rápida. ...
  4. Leitura reflexiva. ...
  5. Leitura oral. ...
  6. Leitura silenciosa. ...
  7. Leitura inconsciente.
  1. 1- Encontre seus interesses. Será muito mais fácil – e prazeroso - completar uma leitura se o tema for algo atrativo para você. ...
  2. 2- Separe um momento. ...
  3. 3- Crie metas. ...
  4. 4- Fique longe das distrações. ...
  5. 5- Compartilhe a prática.

Os 4 níveis de leitura de Mortimer Adler: elementar, inspecional, analítico e sintópico

  • Leitura elementar,
  • Leitura inspecional,
  • Leitura analítica,
  • Leitura sintópica.

Há atividades que propiciam a fluência leitora e que merecem espaço na escola: o sarau poético ou literário, o teatro lido ou a leitura dramática de textos e a leitura para gravação de CD. Estas atividades devem estar vinculadas a projetos ou sequências didáticas para seu desenvolvimento.

O projeto de incentivo à leitura deve contemplar as áreas de conhecimento determinadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Portanto, a proposta deve trazer atividades que estimulem a reflexão, a análise crítica e o contato com diferentes tipos de linguagem, incentivando a construção do saber.

Nessa fase escolar, o professor tem o papel de incentivar a leitura por meio de indicações de livros, levar os estudantes à biblioteca, propiciar a criança momentos em que ela possa descobrir o que gosta de ler, ensinar a gramática e, ao mesmo tempo trabalhar vários tipos de texto, gêneros, e autores.

Ocorre, pois, uma descaracterização do texto como elemento comunicativo, pois o aluno não sabe por que leu, desconhece quem escreveu, não tem ideia da finalidade da leitura e não percebe sua importância como coautor do texto, ou seja, inexiste a interação texto-leitor imprescindível para o entendimento da mensagem.

Para isso, quatro principais orientações devem ser seguidas para que a alfabetização seja mais rápida e efetiva.

  1. Evite comparações. Respeite o tempo de desenvolvimento da criança, afinal, cada uma tem o seu. ...
  2. Crie o hábito da leitura. ...
  3. Tenha uma lousa. ...
  4. Compre um caderno de caligrafia.

Aprenda como ajudar a criança com dificuldades na leitura

  1. Comece cedo. ...
  2. Faça da leitura um hábito. ...
  3. Brinque de encontrar palavras. ...
  4. Atribua tarefas que envolvam a leitura. ...
  5. Grave a criança lendo. ...
  6. Identifique as maiores dificuldades. ...
  7. Ensine a separar as sílabas.

O linguista francês Vincent Jouve diz que existem cinco processos simultâneos envolvidos na leitura:

  • 1 - Ler é um processo neurofisiológico. ...
  • 2 - Ler é um processo cognitivo. ...
  • 3 - Ler é um processo afetivo. ...
  • 4 - Ler é um processo argumentativo. ...
  • 5 - Ler é um processo simbólico.

Segundo Coelho (2000) existem cinco categorias que norteiam as fases do desenvolvimento psicológico da criança: o pré-leitor, o leitor iniciante, o leitor em processo, o leitor fluente e o leitor crítico.

A leitura recreativa é um tipo de leitura que visa ler pelo prazer de ler, abrindo as portas da criança para a imensidão a que se pode aceder. Promover hábitos de leitura recreativa é um dos caminhos a seguir para alcançar uma leitura prazerosa, em família.