Como incensar o povo na missa?

Perguntado por: iximenes . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.1 / 5 3 votos

Na missa, o diácono recebe da mão do acólito a naveta meio aberta, com a colher que nela está, e apresenta a naveta ao presidente da celebração. Este benze o incenso com o sinal da cruz, sem dizer nada.

Creio que boa parte de nós saiba que o incenso usado na Celebração Eucarística é composto de grãos, de cor amarelo-acastanhada, e que é feito de resinas aromáticas. Nem todos saberão que, normalmente, esta resina provém de árvores da família das bosuélias (boswellias), originárias do Oriente.

O sacerdote pode incensar os dons colocados sobre o altar, depois a cruz e o próprio altar. Deste modo se pretende significar que a oblação e oração da Igreja se elevam, como fumo de incenso, à presença de Deus.

Ações recomendadas ao Agente da Pastoral na acolhida da missa: Chegar com antecedência de no mínimo 01 (uma) hora para receber os fiéis. Receber os fiéis com uma saudação amigável: bom dia, boa tarde ou boa noite, seja bem-vindo. Não ficar conversando na porta da Igreja.

Modo de preparo

  1. Em uma tigela, coloque o pó de café e a água;
  2. Misture tudo até formar uma massa moldável. ...
  3. Depois, coloque um pouco de massa na mão e vá apertando para compactar bem e modelar os incensos;
  4. Modele pequenos cones, deixe secar durante duas semanas e pronto!

Os aromas e a fumaça liberados durante a queima do incenso possuem inúmeras finalidades, desde renovar as energias do ambiente ou de si próprio, até auxiliar na meditação e no relaxamento ou somente para espalhar um aroma especial pela casa.

“O turíbulo é utilizado principalmente nas missas solenes. É um objeto que queima o incenso com a simbologia de que nossas orações subam aos céus, assim como a fumaça do turíbulo, que também sobe aos céus”, explicou o Missionário Redentorista, Fr. Murilo Di Carvalho.

A saída deve acontecer após o sacerdote dar a benção final e deixar o altar, nunca antes. Exceto em casos no qual houver um prolongamento da missa e a pessoa precisar sair para não chegar atrasada ao trabalho, por exemplo. Chegar atrasado ou sair antes de terminar a missa configura-se pecado venial.

O incenso (resina aromática que é queimada em brasas) não é usado para “atrair bons fluídos”, mas como símbolo da oração da Igreja (Ap 5,8 e 8,3-5) que sobe à presença de Deus: “Suba minha oração como incenso na tua presença; a elevação das minhas mãos, como sacrifício vespertino” (Sl 141,2).

No tabernáculo, o incenso só podia ser oferecido pelos sacerdotes, que assim serviam como mediadores entre o povo e Deus, trazendo simbolicamente suas orações à presença do Altíssimo. Essa ideia é expressa no Salmo 141.2, onde Davi ora ao Senhor: “Suba à tua presença a minha oração, como incenso,”.

Uso prático: Além de seu considerável valor monetário, o incenso era usado para exalar odores agradáveis e perfumados. Significado simbólico: O incenso provém de uma resina vegetal doce e era usado em ordenanças do sacerdócio, em ofertas de alimentos (ver Levítico 2:1) e em óleo para ungir sacerdotes.

A Igreja Católica, em resumo, preserva a tradição do incenso como elemento de profundas raízes espirituais que simboliza há milhares de anos a adoração a Deus.

Olibano

Incenso Olibano Para Igreja Católica - 1kg - Promoção Do Mês.

mirra

Quanto ao simbolismo da mirra como um presente para Jesus, assim como o incenso indica o reconhecimento dos Magos da Sua natureza divina, assim a mirra celebra a Sua humanidade.

Sendo assim, o acolhimento deve ter um olhar mais específico para cada estudante. Há os que possuem rituais para comer, dormir e executar atividades, e todo esse comportamento deve ser compreendido e levado em consideração, adaptando a criança à nova rotina e respeitando seu tempo e seus limites.

10 agosto, 2021. Turíbulo ou incensário é o objeto litúrgico onde se queima incenso em Missas Solenes ou Exposição do Santíssimo.

Ó Senhor, que estais vindo para nós, aceitai, por Vossa graça, o nosso incenso e sede benevolente conosco. Guardai o Vosso povo que espera a Vossa vinda e prepara a Vossa Natividade. Tende misericórdia de nós e dos nossos falecidos e fazei-nos dignos de alcançar o Vosso Reino.