Como imprimir o cartão do CNPJ da MEI?

Perguntado por: eapolinario . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 2 votos

Como imprimir o cartão CNPJ do MEI? Se você emitiu seu cartão CNPJ pelo aplicativo MEI Fácil por Neon, é só selecionar a opção “Imprimir” assim que o documento for gerado. Então, escolha a impressora desejada e envie o arquivo. Você também pode imprimir em PDF, se quiser.

O que é o cartão CNPJ MEI? O cartão CNPJ consiste em um documento que certifica a existência do seu negócio e que está corretamente registrado nos órgãos correspondentes. Todas as organizações registradas no país precisam ter o número do CNPJ para funcionar de acordo com a lei e, assim, ter acesso ao cartão.

Acesse a página de emissão no site da Receita Federal; Digite o número do CNPJ para o qual o deseja emitir o comprovante no campo indicado, marque a caixa “Sou humano” ou use o captcha sonoro e clique em “Consultar”; Role a página para baixo e clique em “Imprimir” para fazer a impressão do comprovante.

Você deve fazer o certificado digital para MEI através do CPF do microempreendedor ou CNPJ da empresa. Procure uma Autoridade Certificadora habilitada pelo ICP-Brasil, como por exemplo, a Certisign e separe a documentação exigida que inclui o CNPJ regular, documento de constituição e documento de estabelecimento.

De forma simples, o cartão CNPJ é um atestado que comprova a existência de uma empresa. Ele pode ser utilizado em diversas situações, como no processo de abertura da conta PJ, solicitação de empréstimos e financiamentos, no momento de firmar um contrato comercial, etc.

Este documento certifica a condição atual do MEI. O CCMEI comprova: - a inscrição do MEI no CNPJ e na Junta Comercial do Estado, além da dispensa de alvará e licença de funcionamento. - a situação cadastral atual do MEI (ativo, baixado, suspenso, inapto, etc.).

Já o Cartão CNPJ, também conhecido como Comprovante de Inscrição e Situação Cadastral, apesar de receber esse nome, não é um documento físico. Ele é um certificado digital. Todas as empresas, independente de sua área de atividade ou porte, precisam emitir o certificado para atestar o registro da pessoa jurídica.

Se não souber onde fica, vá até o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo de sua casa. Em muitas cidades, o próprio CRAS realiza o cadastramento das famílias no Cadastro Único e emite o comprovante de cadastramento.

O MEI não precisa ter certificado digital de nenhum tipo para emitir notas fiscais. Apesar de não ser obrigatório, o certificado digital tem vantagens na emissão da nota fiscal eletrônica (NF-e).

Passo 1: Abra uma janela do Internet Explorer e clique no ícone de ferramentas. Depois, vá em "Opções da Internet". Passo 2: A janela abaixo será aberta e você deve ir em "Conteúdo". Passo 3: Clique em "Certificados".

Certificado digital MEI Serasa
O primeiro possui custo de R$49,90, enquanto o segundo tem o preço de R$229,00. Por meio do site do Serasa Experian é possível conferir todas as condições necessárias para adquirir o certificado, como a documentação e as configurações do computador.

Passo a passo para emitir o comprovante de Inscrição Estadual da sua empresa

  1. Acesse o portal da Receita Federal clicando aqui.
  2. Digite o número de CNPJ da empresa que será consultada.
  3. Pronto! O Comprovante de Inscrição e Situação Cadastral ficará disponível para impressão.

CNPJ MEI – Como consultar

  1. Acesse a página de serviços do site da Receita Federal;
  2. Preencha o CNPJ (somente números) e os caracteres exibidos na imagem;
  3. Clique em consultar.
  4. As informações básicas do seu negócio serão exibidas e a situação de ativo ou não;

O usuário deve consultar o serviço "Emissão de certificado digital" na Loja Serpro para verificar o certificado digital de acordo com seu perfil e o modelo de interesse. Ao apertar o botão "Comprar", o usuário deve escolher entre duas modalidades de emissão do certificado digital: videoconferência ou presencial.

O CNPJ pode ser consultado no Comprovante de Inscrição feito junto à Receita Federal. É um número composto por 14 dígitos.

1) Acesse o site da Receita Federal: LINK DIRETO PARA A RECEITA FEDERAL ; Em seguida, será redirecionado para a Receita Federal; 2) Nessa página preencha o campo, o “CNPJ”. Basta inserir os 14 números referentes ao cadastro da empresa e em seguida, marque a opção “não sou um robô”, e clique em consultar.

Basta acessar o Portal de Empresas e Negócios do Governo Federal, selecionar o Redesim e ir até a opção “Consulta Pessoa Jurídica”, depois clicar em “pesquisa por nome empresarial ou título do estabelecimento”.

O comprovante de inscrição e situação cadastral, ou Cartão CNPJ, se refere ao registro que a empresa tem com a Receita Federal. Nele, você responde as seguintes perguntas: qual é o status do negócio? Existe alguma dívida pendente? Há algum processo judicial em curso?