Como imprimir carteira de identidade?

Perguntado por: nsalgado . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
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2ª Via Fácil

  1. Acesse o site da Polícia Civil.
  2. Insira o número do seu Registro Geral (RG) e outros dados solicitados.
  3. O sistema vai informar se você pode solicitar a 2ª Via Fácil - nesse caso, basta seguir as orientações.

Para acessar a nova versão digital da carteira de identidade, basta baixar o aplicativo na loja do Google Play (Android) ou na Apple Store (iOS). Nesta linha, basta procurar por “RG + o uf referente ao seu estado”.

A solicitação pode ser feita pelo site do IGP. Basta preencher os dados solicitados, fazer o pagamento e aguardar a emissão do documento.

Como consultar RG de uma pessoa? Basta acessar o site Meu INSS, da Previdência Social.

Para que você possa tirar o novo RG, será preciso ir às unidades de segurança e institutos de identificação (mesmos locais onde eram feitas as versões antigas). Ao chegar na unidade, você deverá apresentar a sua certidão de nascimento ou casamento. Serão aceitos os documentos impressos ou digitais.

O RG pode ser substituído pela Carteira Nacional de Habilitação; Passaporte, Carteira de Identidade Militar; Carteira de Identidade de Órgãos de Fiscalização Profissional (exceto Coren) ou Carteira de Trabalho. Importante: Não são aceitos protocolos de documentos.

O seu RG DIGITAL é um documento de identidade válido em todo o território nacional, conforme a Lei Federal 7.116, de 29 de agosto de 1983 e Decreto Federal n 9.278 de 05 de fevereiro de 2018, bem como da Portaria Dipol-109, de 10-08-2020.

ONDE FAZER O RG? Cada estado possui um órgão próprio, geralmente Secretaria de Segurança Pública, Secretaria de Justiça e Cidadania, Secretaria de Justiça e Trabalho, e assim por diante. A solicitação pode ser feita em postos de atendimento, variando de estado para estado.

A taxa de emissão é de R$46,15. O prazo de entrega é de até sete dias úteis a partir da data do requerimento. Se a última via do RG foi impressa pelo Detran a partir do dia 5 de abril de 2019 e a data de emissão é de menos de 3 anos, dá para solicitar a segunda via pelo site do Estado.

Atualmente, o Governo do Estado é o responsável pelas emissões do RG, e em casos de segunda via do documento são cobradas taxas que variam de R$ 26 a R$ 96.

Segundo a Resolução CONTRAN, o número de espelho serve basicamente como um segundo número de identificação nacional do condutor. Ou seja, caso solicitado, ele pode ser fornecido em qualquer estado brasileiro para acessar as informações sobre o proprietário do documento.

Os prazos de expedição da carteira de identidade nos postos de identificação variam de 5 a 20 dias úteis, exclusivamente por conta de procedimentos internos e da logística de envio das carteiras para os postos de identificação.

O documento fica pronto em até duas horas e tem validade de 90 dias, a partir da data de emissão.

Prazo. O prazo para entrega do documento é de 5 a 20 dias. Você será avisado por mensagem de texto no celular (SMS) quando o RG estiver pronto.

Como ver a data de emissão do RG pelo CPF? Acesse o site Meu INSS > Clique em "Entrar com gov.br" > Insira o número do seu CPF para criar ou acessar a sua conta > Acesse o campo "Meu Cadastro" > Clique em "Dados Cadastrais" > "Documentação" > E acesse os dados do RG em "Identidade".

É possível descobrir o número do meu RG perdido? Sim! Se você não possui o seu RG físico devido a perda ou roubo, é possível descobrir o número online através do site Meu INSS ou pelo aplicativo Meu INSS no seu celular (Android / iOS).

O processo para acesso é super simples, confira:

  1. Baixe o app no link acima;
  2. Clique na opção adicional RG;
  3. Escaneie o QR Code no verso do documento impresso;
  4. Realize o reconhecimento facial;
  5. Crie uma senha para acessar o documento digital.
  6. Pronto!

Seja como for, o novo RG é gratuito, e o modelo antigo seguirá válido pelos próximos 10 anos. Com o novo documento, o número do RG não será mais necessário, sendo considerado apenas o CPF. De acordo com o governo, o objetivo é unificar e simplificar a quantidade de documentos de cada cidadão por todo o Brasil.

Para ter acesso ao documento é preciso ir até a secretaria de segurança pública do seu estado. Todas as entidades já foram obrigadas e gerar o RG Digital de adequando as mudanças de emissão. Para fazer a solicitação, basta comparecer presencialmente apresentando a Certidão de Nascimento ou Casamento.

Por quanto tempo meu RG atual terá validade? O atual modelo do RG terá validade até 2032, quando o governo começará a exigir dos cidadãos o novo documento; Para maiores de 60 anos, o antigo RG terá validade por tempo indeterminado.