Como importar tabela de índices GRRF?

Perguntado por: eAvila3 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 10 votos

Acesse o sistema GRRF Eletrônica, clique no menu Ferramentas | Carga | Índices do FGTS, localize o arquivo IND_GRRF. ZIP e clique no botão Abrir. Após concluir a carga da tabela, clique no menu Ajuda | Sobre e confirme se a versão da tabela de Índices do FGTS está atualizada.

Importando a GRRF no validador

  1. No Validador GRRF Eletrônica acesse Arquivo - Importar Folha;
  2. Selecione o arquivo gerado anteriormente;
  3. Marque a participação do funcionário;
  4. Faça a simulação para conferir os valores;
  5. Depois da conferência, clique em Executar para salvar o arquivo e clique SIM;
  6. Clique em Salvar.

Abra o arquivo gerado pela GRRF Eletrônica após seu fechamento; Será apresentada uma tela indicando o local onde será salvo um arquivo . zip, clique em “Salvar”; Clique em “Procurar” e abra o arquivo *.

Para calcular a correção do FGTS, por meio do extrato analítico, o profissional irá computar todo o período em que foi aplicada a TR (taxa referencial) e utilizar um índice diverso, que acompanhe a inflação. Em nosso escritório sempre utilizamos 3 índices, para dar maior liberdade ao juiz caso julgue favorável.

- por meio de “download" clicando no “link”: MO31004013. - O modelo está disponível no site da CAIXA - www.caixa.gov.br.

No modelo atual, o reajuste do FGTS é composto pela TR mais 3%. O pedido do Solidariedade aponta que a TR já não protege o patrimônio dos trabalhadores da inflação desde 1999 e, por isso, sugere os índices inflacionários IPCA-E ou INPC.

Hoje, o retorno do FGTS é de 3% ao ano mais a TR, que rende próxima de zero. Com isso, a atualização do dinheiro fica abaixo da inflação, deixando de repor as perdas do trabalhador.

Abra a SEFIP, e entre no menu: Relatório, GRF, Arquivo ICP, e selecione a pasta onde foi saldo arquivo enviado. Ao selecionar o arquivo xml gerado pelo Conectividade, o sistema abrirá uma tela Selecione o arquivo xml, dara msg erro, clique novamente na pasta abrirá uma Janela, Selecione o arquivo (extensão *.

A multa rescisória só aparecerá em determinados casos, sendo comum que não seja vista no extrato do FGTS. Para casos de demissão com justa causa ou mesmo um pedido de demissão, a multa não será paga e, com isso, não aparecerá no seu extrato.

formato ASCII

O arquivo gerado deve chamar-se GRRF.RE e deverá estar no formato ASCII.

GRRF: o arquivo deve conter a extensão . RE, exemplo: GRRF.re; CAGED: o arquivo deve conter a extensão . TXT, exemplo: Caged.

EXE para extrair o arquivo IND_GRRF. ZIP para a Área de Trabalho e então usá-lo na carga da tabela; Acesse o sistema GRRF Eletrônica, clique no menu Ferramentas | Carga | Índices do FGTS, localize o arquivo IND_GRRF. ZIP e clique no botão Abrir.

REVISÃO DO FGTS 1999 A 2013 – DECISÃO DO TSF
O índice que deverá ser usado para correção do FGTS é o INPC – Índice de Preço ao Consumidor, pois este índice acompanha a inflação. Tem direito a correção do saldo do FGTS entre os anos de 1999 a 2013 todo o trabalhador que possuía saldo na conta seja ele aposentado ou não.

Para simular os valores da correção monetária do saldo do FGTS é preciso considerar 8% do salário recebido todo o mês durante o tempo em que trabalhou.

O STF (Supremo Tribunal Federal) deve concluir nesta quinta-feira (27) o julgamento sobre a correção monetária dos valores do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Na primeira sessão, foram dados dois votos foram favoráveis à substituição da TR (Taxa Referencial) por outro índice que dê mais dinheiro ao fundo.

A retificação de remuneração do trabalhador informada a maior e/ou a solicitação de devolução, decorrentes de recolhimentos incorretos ao FGTS efetuados por intermédio de GFIP, GRDE, GRFC ou GRFP, devem ser realizadas por meio do formulário de Retificação da Remuneração e Devolução (RRD) do FGTS.

Para tanto, um funcionário do departamento de pessoal da empresa deverá comparecer a uma agência da Caixa Econômica Federal, preencher o formulário (RDT) e protocolar. O prazo para regularização é de 3 a 5 dias úteis e, após esse período, é necessário fazer a movimentação do colaborador no site da CEF.

0,5%

Juros FGTS em atraso
O FGTS em atraso implica à empresa não só o pagamento de multas, mas também de juros mensais. Os juros FGTS em atraso para companhias que não pagam esse benefício é de 0,5% por mês de atraso. Esse valor está previsto no art. 6º da Lei nº 9.964/2000.

É uma ação judicial na qual se questiona a constitucionalidade da correção do dinheiro depositado no Fundo de Garantia. Hoje, o retorno do FGTS é de 3% ao ano mais a TR (Taxa Referencial), que rende próxima de zero. Com isso, a atualização do dinheiro fica abaixo da inflação, deixando de repor as perdas do trabalhador.

O julgamento da Revisão do FGTS pelo STF está marcado para o dia 20 de abril de 2023.