Como imobilizar um cachorro para fazer curativo?

Perguntado por: ichaves6 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 16 votos

1. Colocar primeiro a coleira em volta do pescoço do cão, como habitualmente. 2. Passar a extremidade da coleira em volta do focinho, uma ou duas vezes, segurando ao mesmo tempo no pescoço com a outra mão.

Um sedativo de uso veterinário que é bastante usado é a acitromazina, que normalmente é aplicada em 60 gotas para cães de grande porte e 15 gotas para cachorros pequenos. Ele deixa o cão num estado de sonolência que facilita a viagem”, conta Camargo.

Envolva a região com uma gaze e atadura. Cuidado para não comprimir exageradamente ao enfaixar; Siga ao veterinário para uma análise criteriosa da ferida, aplicação de medicamentos, necessidade de tratamento tópico (local) e/ou sistêmico com analgésicos, anti-inflamatórios e até antibióticos.

Não é recomendado usar esparadrapos ou nada que abafe a ferida. Isso transformará a área em um local perfeito para a proliferação de bactérias anaeróbias, que morrem em contato com o oxigênio. Em seguida, providencie um colar elisabetano para seu cão, caso a lesão esteja ao alcance dele.

Tradicionalmente têm-se vindo a usar distintos materiais para conseguir a imobilização: emplastros, alumínio, talas simples de plástico, material termoplástico, fibra de vidro e resina. Também se usam ligaduras especiais (Robert Jones, ligaduras em oito) e tipóias (de Ehmer, 90/90, de Velpreau, de flexão do carpo).

21 dias

Em média, leva-se de 7 a 21 dias para sarar os pontos em cães. Esse tempo pode variar, já que o processo não é o mesmo para todas as raças. Alguns se recuperam rapidamente, enquanto outros precisam de mais dias para se recuperar totalmente. A cicatrização completa dos pontos também precisa considerar algumas situações.

Regepil

O Regepil é um cicatrizante indicado para estimular a cicatrização em cães e gatos, promovendo resultado rápido e de melhor qualidade. O uso deste produto deve ser feito conforme recomendações do médico-veterinário e não pode ser aplicado em feridas sangrando.

Pode ser utilizado rifocina spray (encontra-se a venda em farmácias), pomada alantol (encontra-se a venda em agropecuárias) ou pomada de ungüento (encontra-se a venda em...). Não se deve fazer curativo no local da cirurgia (gaze ou faixa). O Iodo pode ser utilizado, mas não é recomendado para machos.

acepromazina

Quais são os remédios para o cachorro dormir? A acepromazina é um fármaco com propriedades sedativas que inibem o sistema nervoso provocando o sono. Essa medicação pode ser ministrada em gotas ou em comprimido, mas o seu uso só é recomendado com prescrição de um médico-veterinário.

O anestésico atua, principalmente, no sistema nervoso central do cachorro, o que pode desencadear situações como mudanças na oxigenação do corpo, arritmias, alteração da pressão arterial e até hipotermia. Em outros casos, o cachorro pode ter uma reação inesperada aos componentes do anestésico.

Qual das opções é mais segura? Em geral, a anestesia inalatória é considerada mais segura. Isso porque, segundo a veterinária, o controle sobre ela é maior. “O anestesista consegue acompanhar a profundidade do rebaixamento da consciência e a quantidade de fármaco fornecida a cada instante.

Tratar a ferida com curativo
Não é essencial, mas recomenda-se aplicar uma fina camada de pomada antibiótica para auxiliar no processo de cicatrização. Renovar a bandagem é uma boa ideia para evitar a contaminação da ferida aberta. Lembre-se sempre de consultar um médico para ferimentos mais graves.

Protetor de feridas
Para proteger aquelas feridas mais leves esta pode ser uma excelente opção, ao mesmo tempo que muito cômodo para o nosso pet. Tratam-se de produtos em forma de spray ou loções que criam uma película protetora sobre a ferida, permitindo assim uma adequada cicatrização da mesma.

A resposta mais simples é: nenhum medicamento é adequado para os animais sem que seja prescrito por um médico ou médica veterinária qualificado.