Como imobilizar o pulso com faixa?

Perguntado por: agarcia . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

Passe a faixa entre o dedão e o indicador, dê algumas voltas no pulso e continue seguindo na direção do cotovelo. Recomenda-se que a região entre a mão e o cotovelo seja enfaixada para aumentar a estabilidade, promover a recuperação e evitar lesões adicionais no punho.

Munhequeira com tala é um tipo de órtese utilizada para imobilizar os músculos, tendões e ossos que compõem as articulações da região do punho, sem prejudicar completamente a capacidade de movimento do paciente.

Já a munhequeira sem tala é ótima para tendinite e para o pulso aberto.

Para que serve a munhequeira? Conhecida também como tala de pulso, a munhequeira ortopédica é parte do tratamento não-invasivo para qualquer enfermidade que possa se instalar na região do pulso.

A imobilização é mantida durante 2 a 6 semanas e a fisioterapia é iniciada após esse período. Poderão ser necessários cerca de 3 meses até se recuperar o uso pleno da mão.

Imergir o material de imobilização em água morna. Espremer o excesso de água da tala (não torcer o gesso). Aplicar o material de imobilização ao longo do aspecto ulnar do 5.º dígito, punho e antebraço e dobrar em forma de U ao redor das superfícies dorsal e palmar do 4.º e 5.º dígitos, mão e punho.

A fita kinésio, também conhecida como bandagem elástica, foi criada na década de 70, pelo quiropraxista japonês Kenzo Kaze. O objetivo dessa técnica é auxiliar no tratamento de lesões nos nervos e tensões musculares.

Nas lesões agudas, o recurso a medicamentos (ou remédios) analgésicos e anti-inflamatórios e a aplicação de gelo são medidas úteis para aliviar a dor e o edema (ou “inchaço”).

  • Repouse o punho e não exercite enquanto estiver inflamado.
  • Aplique gelo na área sensível, inchada.
  • Siga as recomendações do seu médico ou farmacêutico no que diz respeito a tomar medicamentos para alívio da dor e da inflamação.
  • Quando estiver saudável e sem dores, exercite o seu punho para que se mantenha flexível e forte.

Coloque o membro afetado na posição mais natural possível, sem causar desconforto à pessoa. Imobilize o local da fratura e também as articulações próximas acima e abaixo da área afetada. Para imobilizar use talas de papelão, jornais dobrados, cabos de vassoura, bengalas, galhos de árvore etc.

Já o tratamento, na maioria das vezes, envolve imobilização do punho; uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios e sessões de fisioterapia. Em casos raros, mais graves, pode haver necessidade de intervenção cirúrgica.

O ideal é para após uma hora e meia no máximo, dar uma levantada, se espreguiçar. Faça uns alongamentos, de forma que você faça uma nutrição nas articulações um relaxamento muscular”, ensina a pesquisadora Iracema Ferrigno.

Os principais sintomas do punho aberto são:

  1. Dor suportável mas constante no punho;
  2. A dor fica mais intensa ao realizar movimentos ou esforços;
  3. Região do punho fica muito sensível;
  4. Há redução da força na mão;
  5. Existe o aparecimento de inchaço e edema no punho;
  6. Diminuição da sensibilidade e formigamento dos dedos.

Portanto, não é permitido dirigir com braço engessado. Caso o condutor desrespeite a norma, será aplicada uma multa pecuniária, de acordo com o CTB, no valor de R$ 130,16, além da computação de quatro pontos na sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Para dizer que o osso não está colando ou que está com a consolidação atrasada precisamos de radiografias seriadas e um exame clínica que indique isso também.

E o tratamento pode ser cirúrgico ou não. Se o osso quebrado estiver em uma boa posição, é possível usar gesso até que o osso consolide. Caso a posição do osso não for a correta e houver chance de isso limitar o uso do braço no futuro, pode ser necessário realinhar os fragmentos do osso quebrado (redução).