Como imobilizar fratura de úmero?

Perguntado por: ajesus . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

O tratamento preferencial das fraturas da diáfise do úmero é não cirúrgico. Os pacientes devem utilizar, nos 7 a 10 primeiros dias, uma imobilização denominada pinça de confeiteiro. Posteriormente, é instalado uma órtese de Sarmiento que deve ser utilizada até a consolidação da fratura.

Após uma fratura, o osso leva, em geral, entre quatro e seis meses para cicatrizar e se consolidar, independentemente do tipo de tratamento aplicado – com ou sem cirurgia.

Em 80% dos casos, as fraturas do úmero proximal não apresentam desvio significativo e podem ser tratadas de maneira conservadora imobilizando o ombro com uma tipóia por aproximadamente 4 semanas. Não é necessário a utilização de gesso para imobilizar as fraturas do úmero proximal.

Posso dirigir com a tipoia? 2. Posso dormir sem a tipoia? Se o uso da tipoia está indicado, na maioria das vezes você deve fazer o seu uso inclusive para dormir.

Quanto tempo deve ser utilizada uma tipoia para a luxação do ombro?? Depende da orientação médica. Mas, na maioria dos casos de primoluxação, a indicação é de três semanas de uso da tipoia para luxação de ombro.

O paciente pode apresentar dor na região, edema (inchaço), dificuldade para movimentar o local e deformidade ou desvio do osso e da articulação. Como a pseudartrose aparece depois do tratamento para a fratura em si, o mais comum é que o médico ortopedista que realiza o acompanhamento do paciente identifique a condição.

– Imobilizar as articulações que estão acima e abaixo da área fraturada. Para isso é preciso material firme, como pedaços de papelão ou de madeira, por exemplo, para dar estabilidade. Envolva-os com panos limpos e amarre-os com firmeza nas articulações. – Não mexer, em hipótese alguma, na fratura.

Ter uma boa alimentação. A alimentação é responsável por trazer muitas mudanças em nosso corpo. Por isso, durante o processo de recuperação é importante o consumo de alimentos ricos em cálcio e vitamina C. Afinal, estes elementos são capazes de melhorar a cicatrização da fratura e a regeneração do osso fraturado.

Para dizer que o osso não está colando ou que está com a consolidação atrasada precisamos de radiografias seriadas e um exame clínica que indique isso também.

A Osteonecrose é uma complicação devido a gravidade da fratura, chegando a acometer 30% dos casos das fraturas graves. Pode ocorrer após o tratamento conservador ou cirúrgico das fraturas. Os vasos sanguíneos (artérias e veias) ficam muito lesadas e não levam sangue para o osso, que sofre devido a falta de nutrientes.

A tipoia é uma aliada no tratamento de lesões do ombro, mas só funciona se o paciente souber usar. A tipoia tem como objetivo imobilizar o ombro, condição fundamental para o processo de cicatrização e recuperação de lesões.

Se for constatado que realmente houve uma ruptura óssea, você terá que utilizar uma tala rígida de gesso ou outro material, para imobilizar o ombro ou cotovelo. Caso o osso tenha se partido em muitos pedaços, pode ser utilizado um fixador externo com pinos para ajudar a estabilizá-los, até que “colem” novamente.

A fratura do úmero se consolida no intervalo de 9 a 12 semanas após o trauma. Neste período, o paciente é orientado a utilizar o cotovelo e o punho e evitar movimentos com os ombros. Mais de 90% das fraturas consolidam com mínima deformidade residual, sem repercussão na mobilidade do ombro ou cotovelo.

Importância das tipoias na recuperação
Em casos em que o gesso não é necessário, as tipoias oferecem estabilidade e limitam o movimento das articulações do punho, cotovelos e ombros, o que pode ser um fator definitivo para a recuperação do paciente e na hora de evitar dores e incômodos.

A tipoia é um dos principais objetos utilizados no tratamento de pacientes com alguma lesão nos membros superiores. Mais precisamente, quando o objetivo é imobilizar ombros, braços e mãos, esse equipamento é sempre indicado por ortopedistas e também por fisioterapeutas.

3 dicas para dormir melhor depois da cirurgia do ombro
Afrouxe a cinta da tipoia na altura do pescoço para que o braço fique num ângulo em torno de 30 graus. Apoie o cotovelo com almofadas. Use no mínimo 3 travesseiros sob as costas e cabeça para que durma reclinado.

Cuidados necessários
Não molhar: na hora do banho, é muito importante colocar um plástico para evitar que o gesso molhe, amoleça e perca a sua função.

lesões médias e pequenas são geralmente liberadas da tipóia com quatro semana e lesões maiores com seis semanas. Após a liberação da tipóia pelo seu médico, pode-se realizar atividades simples, como a de lavar as costas durante o banho, escovar os dentes e pentear o cabelo.

O processo inflamatório alcança seu ponto máximo em alguns dias, mas demora semanas para desaparecer. Este processo causa a maior parte da dor que as pessoas sentem logo depois de uma fratura.