Como imitar um baiano?

Perguntado por: dfernandes . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 2 votos

Como aprender o sotaque baiano

  1. Coloque vogal onde não tem.
  2. Tire o “r” do final da palavra.
  3. Não use artigos antes de nome próprio.
  4. Fale “oxe!”
  5. Abuse das expressões do baiânes.
  6. Fale com gestos e o resto corpo.
  7. Entenda a história do sotaque baiano.

Compartilhe: a Bahia não se usa dizer papai ou mamãe, diz-se “meu pai”, “minha mãe” e, o que é mais especial, diz-se “mãinha” em vez de “mãezinha” e “painho” em vez de paizinho.

Lá Ele é usado para proteger a pessoa das frases de duplo sentido. Ou seja, aplicar o que está sendo dito em outra pessoa. Este termo é conhecido nem Salvador há muitos anos. Afinal, aqui é a terra do trocadilho, onde você tem que ter cuidado com o que fala para não ser zoado pelos amigos.

“Em sua essência todos os baianos e baianas são grandes comunicadores. Salvador é uma cidade que cresce muito baseada no comércio de rua, com as pessoas que trabalhavam ali, os ambulantes.

O sorriso faz parte do DNA do povo baiano, em geral muito hospitaleiro e que se esforça para deixar o outro sempre à vontade. Basta alguém pedir uma informação na rua e pronto: o baiano responde, o outro baiano estica a conversa e em poucos minutos eles já estão conversando como se fossem velhos conhecidos.

Não somente o baiano é estereotipado como preguiçoso, como todo o povo nordestino. Por ser uma região muito mais quente que o sudeste - que proporciona uma certa moleza - e por ter uma vida mais calma, a população acaba sendo estereotipada em preguiçosa, o que não é verdade.

Despirocado – Maluco, louco, azuado.

Para a antropóloga Elisete Zanlorenzi, a idéia de que o povo baiano é culturalmente preguiçoso é falsa. Segundo a sua tese de doutorado, O Mito da Preguiça Baiana, apresentada na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), da USP, o baiano trabalha tanto quanto os outros brasileiros.

Confira abaixo algumas de suas comidas típicas da Bahia.

  • Acarajé O acarajé é um dos pratos mais famosos da Bahia. ...
  • Bobó de camarão. Esse delicioso prato da cultura da Bahia foi trazido da África, passando por alguns toques especiais da “mainha” baiana. ...
  • Vatapá baiano. O vatapá é um dos sabores da Bahia.

“O 'pai' ou 'papá' é como se fosse 'cara', 'meo'.

O Nome da Pelada: Desgraça: s.f. “Perda das boas graças de que se desfruta junto a alguém; desfavor, desvalimento. Calamidade”. Mas, na Bahia a definição de desgraça está mais para algo do tipo: “a esposa do capeta”. Sim, é a “lá ela”, a “que diga”, a “assim, assim”.

[Gíria] Asneira, tolice.

São expressões que o povo da Bahia cria que são únicas. Tem coisas que definem tudo. Falar com interjeições como o ôxe, oxente, xen xen xen (oxen, ôxe, ôxe, ôxe).

O turbante ou torço consiste em uma tira de pano que é enrolada sobre a cabeça. Pode ser amarrado de várias formas e usado por homens e mulheres.

As oferendas aos Baianos são a base de coco, por isso eles apreciam muito a cocada e também o aipim com melaço. As campinas são os principais pontos de natureza para a entrega da oferenda.

José Caetano Paula de Lacerda, ex-executivo da Odebrecht, tem a maior fortuna da Bahia e aparece em 235º no ranking brasileiro.