Como iluminar uma sala de TV?

Perguntado por: ogodinho3 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.7 / 5 15 votos

Lâmpadas com temperatura de cor branco quente, de 2700K a 3000K, e iluminação com menor intensidade, proporcionam um conforto visual muito maior, e também estimulam a sensação de um ambiente intimista, aconchegante e gostoso.

Dicas e recomendações de acessórios para iluminação da sala de tv

  1. Utilize spots de teto, porém nunca coloque-os em cima da TV. ...
  2. Investir em arandelas nas laterais da televisão. ...
  3. Ilumine os nichos com spots embutidos. ...
  4. Aposte em sistemas de iluminação para balizamento. ...
  5. Utilize fontes de luz que tenham baixa intensidade.

7 dicas de iluminação para a sala de estar e de TV

  1. Use LED. As novidades e atualizações tecnológicas são constantes no setor de luminotécnica. ...
  2. Prefira tons quentes. ...
  3. Invista em iluminação indireta. ...
  4. Dimerize. ...
  5. Crie um cantinho de leitura. ...
  6. Ilumine os nichos. ...
  7. Luz para as plantas.

A luz branca por trazer mais concentração é indicada para iluminação de cozinha, home office, áreas de estudo e trabalho. Já a luz amarela é recomendada para quartos, sala e varanda.

Fita de LED luz amarela
É mais indicada para áreas de descanso, como sala e quarto, pois proporciona uma maior sensação de conforto.

Siga essas 7 dicas ESSENCIAIS para decorar a sua sala de TV de forma simples e barata

  1. Use cortinas. ...
  2. Invista em tapetes. ...
  3. Aposte em sofás confortáveis. ...
  4. Defina entre rack para TV ou painel. ...
  5. Tenha mesas acessórias. ...
  6. Utilize almofadas e mantas. ...
  7. Crie um ambiente intimista.

Onde usar a luz neutra?

  • Cômodos grandes, como iluminação geral;
  • Iluminação de base para escritório (normalmente combinadas com uma luz fria);
  • Iluminação de base em salas de reunião;
  • Muito comum em ambientes residenciais, combinadas com luz quente e luz fria.

O indicado é não utilizar em cima da TV para que não prejudique o contraste. A iluminação traseira costuma ser uma grande aliada dos home theaters. Esse tipo de iluminação, chamada, dimming, pode ser utilizada com fitas de led, permitindo uma redução de energia de até 40%.

Então aí vai uma dica para trazer sofisticação e modernidade para o ambiente: usar a fita de LED na TV. Esse acessório, que faz a luz surgir por trás do aparelho, dá um efeito todo especial à iluminação, acrescentando charme para a sua sala e transformar a decoração do espaço.

A recomendação é optar, sempre que possível, pela luz indireta (ou seja, aquela em que a luminosidade é rebatida e depois se espalha de forma mais leve). Evite qualquer tipo de luz direta, principalmente em cima do sofá, das pessoas, ou em frente à TV, para evitar o ofuscamento, reflexos e desconforto.

Dica 1: Iluminação indireta na sala
E você pode combinar os dois tipos de iluminação: indireta com a direta. Basta usar os tetos suspensos ou molduras de estuque com luzes LED, que são ideais. Uma boa opção para fazer essa combinação é usar a versatilidade dos spots LED.

O mais importante é: não misture os tipos de lâmpada que vão compor a iluminação do seu cenário. Mantenha o seu cenário de gravação longe de luz natural, seja da janela ou de alguma porta. A luz natural varia de acordo com o horário e a também com a quantidade de nuvens no céu.

Além dos vários tipos de lâmpadas disponíveis no mercado atualmente, a iluminação de um ambiente pode ser melhorada com a utilização de artigos luminotécnicos de luz secundária. Investir em abajures, arandelas, fitas de LED, luminárias pendentes, lustres, entre outros, é ótimo para iluminar um ambiente escuro.

E para quem precisa de mais luz, com o mesmo formato do bulbo normal, existem as lâmpadas de LED de 14 ou 15 Watts, que rendem cerca de 1.500 lúmens e são ótimas para espaços maiores, como galpões.

Se a luz ambiente não for possível opte por luzes amarelas, elas são as que menos cansam os nossos olhos por se assemelharem à luz do sol. Preferencialmente, é muito bom que a luz venha de lado para não dar reflexo na tela, como acontece em varandas, sacadas e quintais.

A temperatura de cor, ou seja, a lâmpada ser amarela ou branca não interfere no consumo de energia. O que influencia, de fato, no gasto de energia é a potência da lâmpada (a unidade medida em Watts) e a tecnologia da lâmpada - ou seja, o tipo dela.

A fita LED 5050 possui medida de 10 mm de largura e é consideravelmente mais potente em relação ao modelo anterior, pois além de ter LEDs triplos, seus LEDs são maiores, medindo 5 mm por 5 mm.

A primeira diferença é o formato, as fitas são estreitas, com o mínimo de espessura. Já a mangueira, é cilíndrica. Além disso, a fita é bem mais econômica que a mangueira, consumindo bem menos. Outra diferença é que a mangueira de LED resseca mais rápido, ficando com uma cor diferente da original.

De modo geral, você vai precisar apenas dos seguintes itens:

  1. Rolo de fita de LED;
  2. Tesoura (caso precise fazer cortes na fita);
  3. Chave de fenda (em alguns casos);
  4. Ferro de solda (caso seja necessário emendar duas fitas);
  5. Fonte compatível com a configuração da fita de LED (12V a 24V);
  6. Conector.

Para auxiliar você na escolha do que precisa ter além da televisão, trouxemos algumas opções que não podem faltar na sua sala de TV!

  • Cortinas Condizentes. ...
  • Tapetes Aconchegantes. ...
  • Sofá Confortável. ...
  • Almofadas Estilosas. ...
  • Iluminação Apropriada. ...
  • Mesinha para Apoio.
Continuar lendo Como iluminar bem sala?