Como iluminar uma sala de jantar e estar?

Perguntado por: vbarreto . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.9 / 5 13 votos

Para dar destaque em elementos da sala de jantar e de estar, você pode escolher pontos de luz direta, com pequeno alcance, para que não interferir em outros ambientes. Com este recurso você consegue realçar elementos do seu espaço, como quadros ou móveis, direcionando a atenção para eles.

7 dicas de iluminação para a sala de estar e de TV

  1. Use LED. As novidades e atualizações tecnológicas são constantes no setor de luminotécnica. ...
  2. Prefira tons quentes. ...
  3. Invista em iluminação indireta. ...
  4. Dimerize. ...
  5. Crie um cantinho de leitura. ...
  6. Ilumine os nichos. ...
  7. Luz para as plantas.

Primeiro de tudo, devemos dizer que sim, é possível utilizar lustre em ambientes integrados e conseguir o mesmo efeito dos locais individuais. Porém, é preciso tomar cuidado na hora da escolha.

Como deixar a sala de jantar mais bonita?

  1. 1- Escolha a mesa ideal. Pensou em sala de jantar , logo vem à mente a mesa, afinal, é a estrela do ambiente. ...
  2. 2- Combine as cadeiras. ...
  3. 3- Use espelhos. ...
  4. 4- A iluminação faz toda a diferença. ...
  5. 5- Integre os ambientes.

Outra forma de iluminar uma cena para o anoitecer ou amanhecer é usando dois rolos de gel – um azul e um ND9. Corte ambos os géis to tamanho da janela e, em seguida, coloque o gel azul e ND9 um sobre o outro antes de colocá-los na janela. Se o sol estiver muito forte, adicione outra camada de ND9 à janela.

A luz branca por trazer mais concentração é indicada para iluminação de cozinha, home office, áreas de estudo e trabalho. Já a luz amarela é recomendada para quartos, sala e varanda.

Para saber qual a quantidade de iluminância necessária no ambiente deve-se multiplicar o valor do lux médio pela área total do cômodo (NBR 5413). Caso queira apenas saber se a quantidade de luz existente é o suficiente para aquele ambiente, é só somar o lúmen de todas e dividir esse valor pelo metro quadrado.

Como projetar iluminação residencial? Aprenda em 7 passos

  1. Pense na iluminação desde o começo. ...
  2. Conheça os tipos de iluminação. ...
  3. Escolha um tipo de lâmpada. ...
  4. Observe as especificações das luminárias. ...
  5. Escolha uma cor de iluminação. ...
  6. Respeite cada cômodo. ...
  7. Não deixe de improvisar.

Para calcular a quantidade de ponto de luz em cada ambiente, multiplique por 16 as dimensões do cômodo. Por exemplo: um quarto de 3 metros de largura por 3,5 metros de comprimento terá 10,5 metros quadrados, que serão multiplicados por 16.

O indicado é não utilizar em cima da TV para que não prejudique o contraste. A iluminação traseira costuma ser uma grande aliada dos home theaters. Esse tipo de iluminação, chamada, dimming, pode ser utilizada com fitas de led, permitindo uma redução de energia de até 40%.

Para obter os melhores efeitos com a luz indireta, as lâmpadas devem ser posicionadas estrategicamente em forros, sancas de gesso no teto, nichos ou até mesmo com luminárias com filtros mais foscos. Uma dica para esse tipo de iluminação é escolher lâmpadas de cor amarela, para aumentar a sensação de aconchego.

Em geral, lustres sobre a mesa de jantar devem ficar a 90 cm do tampo. Mas há casos em que essa medida deve ser reavaliada por conta de algum detalhe na peça”. Outra dica é que nem sempre o lustre precisa ficar no centro da mesa.

Os lustres para sala e os pendentes podem ser utilizados em diversos ambientes: quarto, decoração de sala de estar e sala de jantar, por exemplo. Na maioria deles, os lustres para sala serão o destaque do ambiente, levando sofisticação e elegância para onde estiver.

Por isso, lâmpadas amarelas são indicadas para composição de salas, quartos e lojas comerciais (já que não alteram as cores dos produtos). As brancas, por sua vez, desempenham melhor a função de iluminar cozinhas, banheiros e escritórios.

Prefira sempre os modelos feitos com tecidos leves, como o voil, o linho ou seda, pois permitem um efeito suave para a sua sala de jantar. Para não errar e evitar a troca constante das cortinas, opte por cores neutras e sem estampa que são mais fáceis de combinar.

Vamos a algumas dicas para organizar esse espaço e deixá-lo atraente.

  1. Não obstrua as passagens.
  2. Deixe janelas e portas liberadas.
  3. Tenha iluminação sobre a mesa.
  4. Tenha um móvel de apoio.
  5. Não coloque na sala de jantar o que não for da sala de jantar.
  6. Abra as janelas para arejar o ambiente.
  7. Não abuse dos enfeites em cima da mesa.

A distância entre a iluminação e o tampo da mesa deve ser de aproximadamente 90 cm, variando de acordo com a luminária. Nem sempre deve ficar no centro da mesa. Devemos analisar se a luminária e a lâmpada iluminam toda a área da mesa, se ofuscam demais, se são muito claras ou se esquentam bastante.

A Lâmpada de Moser é uma tecnologia praticamente gratuita, sendo, apenas, uma garrafa transparente, cheia de água, que deixa a luz do dia passar pelo telhado e a espalha pelo ambiente. Diferente de uma clara boia, a garrafa PET consegue dispersar a luz de maneira a fazer a mesma função que uma lâmpada comum.

A temperatura de cor, ou seja, a lâmpada ser amarela ou branca não interfere no consumo de energia. O que influencia, de fato, no gasto de energia é a potência da lâmpada (a unidade medida em Watts) e a tecnologia da lâmpada - ou seja, o tipo dela.

lâmpadas de LED

Sendo assim, concluímos que a melhor opção para o seu espaço são as lâmpadas de LED. Hoje é possível encontrar facilmente no mercado o LED em diferentes modelos de lâmpadas como AR70, AR111, PAR20, 30, 38, entre outras.

Fita de LED luz amarela
É mais indicada para áreas de descanso, como sala e quarto, pois proporciona uma maior sensação de conforto.