Como iluminar uma sala de aula?

Perguntado por: ecardoso . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.4 / 5 12 votos

Dicas para uma iluminação escolar adequada e eficiente

  1. – Instale lâmpadas de LED. ...
  2. – Escolha materiais com boa durabilidade e qualidade. ...
  3. – Procure pela combinação ideal entre luz natural e luz artificial. ...
  4. – Invista também na decoração. ...
  5. – Tenha atenção com o nível de luminosidade.

É recomendável que a luz amarela seja reservada a espaços como quartos, salas de estar, bem como outros ambientes mais intimistas, que pedem mais conforto.

  1. Planeje um Bom Esquema de Projeto de Iluminação. ...
  2. Deixe a sala ditar o layout – Colocação de iluminação. ...
  3. Escolha um Ponto Focal Adequado para Iluminar sua Casa. ...
  4. Camada de sua iluminação. ...
  5. Teste sua criatividade para melhorar a iluminação. ...
  6. Usar luminárias de piso em espaços abertos é uma boa ideia de iluminação.

O mais importante é: não misture os tipos de lâmpada que vão compor a iluminação do seu cenário. Mantenha o seu cenário de gravação longe de luz natural, seja da janela ou de alguma porta. A luz natural varia de acordo com o horário e a também com a quantidade de nuvens no céu.

Dica 1: Iluminação indireta na sala
E você pode combinar os dois tipos de iluminação: indireta com a direta. Basta usar os tetos suspensos ou molduras de estuque com luzes LED, que são ideais. Uma boa opção para fazer essa combinação é usar a versatilidade dos spots LED.

A luz fria tem uma maior quantidade de graus Kelvin em relação a luz quente (na média de 6.500K) e traz uma iluminação branca e quase azulada. Por ter mais intensidade de cor, ou seja, proporciona mais claridade, elas são muito usadas em locais que pedem por mais destaque para algum item.

Para isso, a regra é simples: prefira lâmpadas que possuem maior eficiência, emitem menos calor (o que gera também uma importante economia de energia). Neste aspecto, as de LED são as melhores opções.

A luz branca por trazer mais concentração é indicada para iluminação de cozinha, home office, áreas de estudo e trabalho. Já a luz amarela é recomendada para quartos, sala e varanda.

Para leitura, o ideal é encontrar o equilíbrio entre o mais claro e mais escuro. Além disso, devemos observar a temperatura de cor. As lâmpadas mais amareladas ou luz quente são indicadas para ambientes de relaxamento e descanso. Já as luzes brancas ou frias são ótimas para concentração, facilitando a leitura.

Se a sua sala é pequena, a melhor opção é optar por tons claros, pois isso vai auxiliar com que a a luz reflita de forma mais forte, sendo assim, quando a sua luz centralizadora for escolhida, ela irá entregar uma iluminação melhor do que em um ambiente escuro.

Já a Luz neutra é indicada para iluminar ambientes maiores, como salas de reuniões, salas com pé direito alto, escritórios, etc. No entanto não existe uma regra absoluta para o uso de iluminação.

5 dicas para iluminação de ambientes integrados: veja como não errar nesse ponto da decoração

  1. Pense no uso dos ambientes. ...
  2. Use luminárias, lustres e arandelas. ...
  3. Aposte na iluminação indireta. ...
  4. Use dimmers e lâmpadas dimerizáveis. ...
  5. Invista em plafons para uma iluminação moderna.

Tipos de iluminação

  • Iluminação direta. Feito diretamente sobre um ponto específico, esse tipo de iluminação pode ser composto por luminárias ou abajures. ...
  • Iluminação indireta. ...
  • Iluminação difusa. ...
  • Iluminação de destaque. ...
  • Iluminação de orientação. ...
  • Iluminação de tarefa. ...
  • Iluminação zenital.

Para saber qual a quantidade de iluminância necessária no ambiente deve-se multiplicar o valor do lux médio pela área total do cômodo (NBR 5413). Caso queira apenas saber se a quantidade de luz existente é o suficiente para aquele ambiente, é só somar o lúmen de todas e dividir esse valor pelo metro quadrado.

Para criar esse tipo de luz, é preciso colocar difusores nas luzes, aumentando sua área e a transformando. O uso de difusores, sombrinhas e soft box, por exemplo, são formas de transformar luzes duras em luzes difusas.

A ring light é uma luz fluorescente circular, que é posicionada em volta da câmera, e é bastante usada quando se quer destacar o ator ou objeto em uma cena.

Considerada uma das decorações mais utilizadas no projeto, o cortineiro iluminado dá um toque especial ao ambiente. Aliando modernidade e sofisticação, cria um ponto de luz para o ambiente e efeitos que unem a cortina e o teto em uma iluminação indireta. O resultado é um ambiente aconchegante e moderno.

Segredos para expor corretamente a luz de uma lâmpada

  1. Conecte a luz a um dimmer para ajustar a intensidade da lâmpada.
  2. Adicione um dedolight led.
  3. Em seguida, direcione essa luz para que incida sobre o personagem.
  4. Este é o resultado final.

Branco quente: Bastante versáteis, são mais indicadas para quartos, salas de estar e de jantar. Branco neutro (suave): Podem ser utilizadas em vários ambientes. As principais recomendações são corredores, salas de jogos, garagens, escritórios domésticos, banheiros e cozinhas.

Continuar lendo Como iluminar bem sala?