Como iluminar uma cozinha americana?

Perguntado por: arodrigues . Última atualização: 13 de maio de 2023
4.7 / 5 16 votos

A luz quente é indicada para quem busca conforto e aconchego, como em cozinhas americanas ou ambientes usados para refeições mais rápidas. Distribua os pontos de iluminação: os pontos de iluminação devem ser distribuídos de forma que toda a cozinha fique totalmente iluminada.

Para saber quantas lâmpadas a cozinha precisa, você deve descobrir quantos m² ela tem e multiplicar por 300 (lux). Uma cozinha com 18 m² precisaria de 5400 lumens. O número de lúmens que uma lâmpada atinge é informado na embalagem dessa lâmpada.

Tanto a luz quente como a luz fria podem ser usadas na iluminação de cozinha. A escolha vai depender de como é a rotina do cliente. A luz fria traz mais contraste para o ambiente, ou seja, o morador consegue enxergar com mais facilidade onde está cada objeto e tem uma visão geral melhor.

Plafon retangular
Muito utilizado em cozinhas, o plafon em formato retangular proporciona uma iluminação confortável para os ambientes. Também é encontrado em diversos materiais: alumínio, cristal, alumínio com vidro e em cores diversas também.

O branco quente proporciona mais relaxamento aos usuários do ambiente, porque produz menos lúmens do que o branco frio.

De modo geral, a luz quente é mais indicada para ambientes de descanso, como quartos e salas de TV. Por outro lado, a luz fria é recomendada para compor espaços de trabalho e estudo, como o home office.

Fita de LED Branco Quente: ideal para sanca, cozinha e varanda, é uma fita com uma iluminação incrível. Fitas de LED Neon: a fita neon é uma ótima ideia para ser aplicada em armários ou em ambientes mais intimistas, com luz negra.

O cálculo de Lúmens para cada espaço
Analisando uma cozinha com 23m², a média de iluminância necessária seria de 150 lx de acordo com a norma. Multiplicando esses dois fatores, resultaria em um lúmen necessário de 3450.

Em uma cozinha comercial, as normas da ABNT determinam um índice de luminância de 500 lux. Já para a cozinha residencial, é recomendado um nível de pelo menos 300 lux no plano horizontal.

De acordo com a norma, a iluminação considerada ideal para ambientes como cozinha e banheiros é de 150 lux. Já para o hall de entrada de uma casa, 100 lux, enquanto para locais como a sala de jantar e escritório, o indicado é ter uma iluminação equivalente a 500 lux.

lâmpadas LED

As lâmpadas LED são muito mais eficientes, chegando a ter um desempenho 80% maior do que a incandescente. Consomem uma quantidade menor de energia. Não ficam quentes quando são utilizadas. Possuem maior tempo de duração, chegando a até 45 mil horas de uso.

O ideal é utilizar um ponto de luz principal, que normalmente, fica localizado no centro da cozinha e é responsável por iluminar todo o ambiente de maneira uniforme. Você também pode adotar fontes complementares, que devem ser instaladas em pontos estratégicos do cômodo.

A luz neutra é uma boa escolha para lojas e escritórios corporativos, mas também é recomendado para decoração residencial em cômodos como, cozinha, banheiros e áreas de serviço.

As luzes brancas ou frias costumam ser mais indicadas para ambientes onde é preciso enxergar bem os objetos, como a cozinha e o banheiro. É também a mais utilizada em escritórios. Luz amarela (quente): dá um toque dourado, traz um aconchego ao ambiente, como se fosse um descanso para os olhos.

Para termos ideia, uma lâmpada incandescente de 60W corresponde a uma fluorescente compacta de 15W, que por sua vez equivale a uma LED de 9W.

Ela ilumina 850 lumens com apenas 12W de consumo, sendo ideal para locais de até 8m² ou para corrigir pontos de sombra.

Sua luz amarela é indicada para ambientes de descanso e relaxamento, como salas e quartos, mas você pode utilizá-la onde sua imaginação permitir! Ela ilumina 1300 lumens com apenas 18W de consumo, sendo ideal para locais de até 12m² .

Ela ilumina 1700 lumens com apenas 25W de consumo, sendo ideal para locais de até 17m² ou para corrigir pontos de sombra.

Branco quente: Bastante versáteis, são mais indicadas para quartos, salas de estar e de jantar. Branco neutro (suave): Podem ser utilizadas em vários ambientes. As principais recomendações são corredores, salas de jogos, garagens, escritórios domésticos, banheiros e cozinhas.

Para ficar mais claro, a luz fria é aquela mais branca ou azulada – possui cor com maior temperatura – , a quente é mais amarelada – possui cor com menor temperatura – e a neutra é a que mais se aproxima da luz natural.