Como iluminar uma área externa?

Perguntado por: rboaventura . Última atualização: 13 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

É o caso das arandelas, tartarugas, tochas, dos refletores, postes, espetos para jardins, balizadores, pendentes de teto e projetores, dentre outros elementos que podem literalmente iluminar os ambientes externos da sua residência.

Confira as opções mais indicadas:

  1. Arandelas básicas. As arandelas são muito utilizadas em espaços externos e em corredores e são ótimas para colocar em muros. ...
  2. Luminária tartaruga. ...
  3. Balizadores de piso. ...
  4. Balizadores de parede. ...
  5. Postes. ...
  6. Refletores pequenos de solo. ...
  7. Refletores de parede.

Perfil de LED: Uma novidade inovadora somada as fitas de LED
Sua instalação é muito simples podendo ser aplicado em móveis, paredes, embutidos no teto, áreas externas e até mesmo no chão. Sua iluminação geralmente é linear, mas sua versatilidade permite criar inúmeras possibilidades dos mais variados projetos.

A partir deles, você pode iluminar quintais e jardins de médio porte. No caso de áreas externas pequenas, de aproximadamente 10m², os refletores de 10 watts são adequados. Para espaços externos de larga extensão, você deve utilizar refletor para quintal 200w .

A fórmula para calcular o lúmen necessário, ou seja, qual lâmpada comprar: lux médio x área do ambiente. Exemplo 1: suponha que a área geral da sala tenha 8m², então, precisaremos calcular: 8×150 = 1200 lumen.

Agora, se você quer potência em iluminação para a sua área externa, os refletores são a escolha certa. Assim como os espetos led eles são direcionáveis e ajudam a criar lindos focos de luz no jardim. Os refletores led são encontrados nas versões de luz branca (quente, neutra e fria) e RGB.

De modo geral, a luz quente é mais indicada para ambientes de descanso, como quartos e salas de TV. Por outro lado, a luz fria é recomendada para compor espaços de trabalho e estudo, como o home office.

Muitas pessoas costumam utilizar a luz verde, o que culturalmente era considerado o correto, porém a luz verde deixa as plantas monocromáticas, sem contrastes, gerando assim efeitos apáticos e tediosos.

As arandelas externas devem ser mais resistentes à variação de clima. Por isso, o indicado é o uso do alumínio ou do aço. Ambos são materiais que não enferrujam e sobrevivem ao calor e à chuva. O metal e o acrílico são menos resistentes, mas também pode dar um toque moderno ao ambiente.

O preço médio de Refletor depende do que o produto oferece. Em média, um usuário conseguirá achar Refletor por valores entre R$ 28,50 e R$ 395,89.

Fitas de boa qualidade podem durar até 5 mil horas, enquanto as demais chegam a 30 mil. Sendo assim é possível deixar suas luzes ligadas por horas a fio sem se preocupar em substituí-las por um bom tempo, mas aqui também entra outro ponto importante: o uso consciente.

Se você tentar ligar a fita direto na tomada, as luzinhas podem pifar por conta da oscilação de energia. Do mesmo modo, o borne serve para conectar os fios da fita e do driver. Para facilitar, você pode comprar um kit que já venha com o rolo, o drive e os bornes.

O refletor LED 100W é ideal para campos de futebol, jardins, fachadas e condomínios e também pode ficar exposto na rua, já que tem proteção IP66. Seu ângulo de abertura é de 120°, tem uma vida útil de 30 mil horas e é bivolt. Sua luminosidade é de aproximadamente 9 mil lumens e chega a 8 metros.

Para espaços externos de larga extensão, como centros de eventos ou estacionamentos, considere a utilização de refletor LED 100w ou refletor 200w. Por sua vez, o refletor de LED 500w deve ser instalado em postes, porque é um modelo que pretende iluminar uma área de grande extensão, como um campo de futebol.

24 metros

Independentemente do cenário, o Refletor Linear Led 500W não pode faltar! Primeiro, além de sua luminosidade atingir cerca de 24 metros, o refletor linear gera mais economia para o seu bolso. Sendo até 80% mais econômico em relação às lâmpadas antigas.

Como fazer o cálculo de iluminação led por metro quadrado
Sendo assim, duas lâmpadas de LED precisariam gerar 1.500 lumens cada uma, cerca de 15 W por lâmpada. Quanto mais pontos de luz, mais lúmens serão distribuídos igualitariamente sobre os artigos luminotécnicos.

Em ambientes muito escuros ou para fazer projeções com as luzes apagadas, vale escolher modelos entre 500 e 2.000 lúmens de brilho. Quanto mais escuro for o local, menor pode ser a quantidade de lúmens. Agora, para locais com muita iluminação, a recomendação é escolher aparelhos com, no mínimo, 3.000 lúmens.