Como iluminar um quarto por 40 dias só com uma batata?

Perguntado por: ugois . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 18 votos

Eles descobriram que uma medida simples - cozinhar as batatas por oito minutos - quebra os tecidos orgânicos e reduz a resistência, facilitando o movimento dos elétrons e produzindo mais energia. Outra mudança pequena - fatiar a batata em quatro ou cinco pedaços - aumentou a eficiência energética em até dez vezes.

A batata é uma fonte de energia, por conta dos carboidratos.

Contudo, os valores experimentais da diferença de potencial (ddp) foram de 0,545 V com o limão, e 0,476 V com a batata.

"Uma batata tem potência suficiente para iluminar um quarto com lâmpada LED por 40 dias", diz o Rabinowitch.

Os pesquisadores concluíram, ainda, que uma única bateria feita de batata seria capaz de gerar energia a um custo estimado em US$ 9 (cerca de R$ 22) quilowatt/hora, ou seja, 50 vezes menor do que a energia produzida por uma pilha alcalina de 1,5 volt — e seis vezes mais barato do que o uso de lâmpadas de querosene.

Composição químca: referência de 100 gramas de tubérculos de batata com casca. 78,50 Kcal. O teor de proteínas da batata é duas vezes superior ao da mandioca; 100g de batata cozida conseguem suprir até 13% da quantidade diária de proteína recomendada para crianças e até 7% para adultos.

No Brasil, a forma de geração de energia elétrica mais comum é pela força da água movimentando turbinas (energia hidrelétrica). Dessa forma, há o represamento da água para definir um desnível e enviá-la às turbinas, a fim de realizar a conversão de energia disponível em eletricidade, que será distribuída para consumo.

Ao introduzir no limão duas placas de metal constituídas de materiais diferentes, terá início uma reação que fará com que os elétrons fluam de modo ordenado em uma determinada direção, que vai de uma placa metálica para outra. Esse fluxo ordenado de elétrons é denominado de corrente elétrica.

Devido ao movimento do imã, há uma variação temporal do campo magnético na região da bobina que induz um campo elétrico. O campo elétrico induzido faz com que circule uma corrente na bobina e, portanto, na lâmpada LED que acende.

Comparando essas metades com a batata controle, podemos observar que nas metades em que foram adicionados o sal e o açúcar, a batata ficou mais “mole”, pois sofreu a plamólise, ou seja, perdeu água.

E no sal, a batata estará desidratada e, portanto, com menos água que a batata com açúcar. Isso significa que a água que estava no interior das células da batata atravessaram suas membranas semipermeáveis, indo para o lado mais concentrado. Ou seja, onde foi colocado o sal e o açúcar.

A batata exposta ao ar escurece devido à formação de melanina, decorrente da oxidação dos compostos fenólicos. Já dentro da água, a oxidação é parcial ou inexistente, resultando em pouco ou nenhum escurecimento.

Energia Quando consumida no pré-treino (até duas horas antes), a batata-doce garante energia durante toda a prática da atividade física. O alimento demora a produzir insulina, um hormônio produtor de gorduras e terror de quem quer definir os músculos.

Diferenças entre as batatas doces brancas e roxas
- Calorias: A cada 100g do alimento é possível notar uma pequena diferença na quantidade de calorias. Enquanto a batata doce branca possui 92 kcal, a batata doce roxa apresenta 95 kcal.

Certos tipos de alimentos como batata, limão e maçã, podem ser utilizados para a gerar energia com capacidade de acender uma lâmpada, por exemplo. Pegando o exemplo da batata, ao fixar uma placa de cobre e outra de zinco em cada extremidade da batata e, por fim, conectá-las a um led, este último irá acender.

Você pode montar uma pilha mais simples que a de Daniel, utilizando uma batata (ou frutas, legumes, tubérculos e outras partes de vegetais que tenham água e sais), pedaços de fio de cobre e clipes. Depois, teste sua pilha conectando-se uma calculadora ou a um relógio digital.

Inicialmente, descasque as pontas dos fios e enrole a ponta de cada um no prego de aço e no fio de cobre. Crave o prego e o fio de cobre no limão, e estará pronta a bateria. O fio que está conectado ao prego de ferro é atacado pelo ácido (cítrico) do limão.