Como iluminar o quarto à noite?

Perguntado por: acardoso3 . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.6 / 5 2 votos

Você pode também substituir o abajur por um pendente, ou então colocar uma fita de led atrás da cabeceira. Utilizar interruptores dimmer faz diferença na iluminação do quarto. Com o dimmer, você reduz a iluminação para criar uma sensação calma e repousante, e também aumentá-la para iluminação total quando necessário.

7 dicas sobre como clarear um ambiente escuro

  1. 1- Cheque a qualidade das lâmpadas. ...
  2. 2- Utilize cores claras nas paredes da sua casa. ...
  3. 3- Evite móveis escuros e pesados. ...
  4. 4- Use e abuse de espelhos. ...
  5. 5- Adicione diferentes tipos de iluminação. ...
  6. 6- Rejeite as as cortinas pesadas. ...
  7. 7- Uma decoração minimalista pode ajudar.

Aposte na iluminação indireta
Uma forma de fazer isso é com o uso de uma luminária estilo plafon. Essas luminárias ficam coladas ao teto, e as lâmpadas instaladas nelas jogam a luz para cima, ou seja, diretamente no teto.

Nos quartos, uma iluminação que crie um ambiente de relaxamento é fundamental. A luz indireta contribui para isso, por isso, uma dica é deixar as lâmpadas de LED em cantos estratégicos: embutidas nos móveis, atrás do espelho, ou no contorno de algum quadro na parede, por exemplo.

A luz indireta pode ser reproduzida por luminárias com filtros foscos ou ainda voltada para cima, para não criar sombras da luz e ofuscamento no ambiente e, assim, ser iluminado uniformemente. Se as lâmpadas estiverem bem distribuídas no local, o efeito de uniformidade da iluminação indireta será melhor.

Luz azul. O azul é reconhecido como uma das cores do descanso, introduzindo o conceito de neutralidade nos espaços residenciais. Logo, optar por lâmpadas e fitas de LED azuis é investir em relaxamento e noites bem dormidas.

A exposição noturna à luz durante o sono pode afetar não só sua saúde mental, mas também seu metabolismo. De acordo com um novo estudo, até mesmo uma única noite de sono com algum abajur ligado afeta de forma aguda as medidas de resistência à insulina.

Já a luz amarela é recomendada para quartos, sala e varanda.

Basta fazer a seguinte conta: Largura do cômodo x Comprimento do cômodo x 3,2 = a quantidade de watts que uma lâmpada de LED deve ter para uma iluminação de quarto apropriada.

Neste caso, um quarto com 4 metros de largura e 4 metros de comprimento, necessitaria de 51,2 watts para ter uma luminosidade adequada.

Nas paredes, o ideal para ambientes com pouca luz natural é apostar nas cores claras, como o tradicional branco ou cores pastéis. Essas cores dão uma sensação de amplitude aos cômodos e também refletem a luz, contribuindo assim para a iluminação do ambiente.

“As lâmpadas halógenas dissipam bastante calor e realmente esquentam os ambientes. Já as lâmpadas LED possuem várias temperaturas de cor de luz, mas não dissipam calor“, afirma Daniele. Ela também desmistifica a crença de que a luz amarela fornece menos iluminação que a branca.

Para isso, a regra é simples: prefira lâmpadas que possuem maior eficiência, emitem menos calor (o que gera também uma importante economia de energia). Neste aspecto, as de LED são as melhores opções.

Cores claras
Utilizar cores claras, além de dar maior amplitude visual para o ambiente, propicia um maior aproveitamento da luz natural, dispensando a necessidade de acender as lâmpadas durante o dia. Opte pelos brancos, beges e madeiras claras para pisos, paredes, mobiliário e objetos de decoração.

Traga luz natural por meio das cores
Os toques de cores mais vivas podem ajudar a iluminar muitos ambientes. Além disso, flores e plantas podem auxiliar nessa tarefa e contribuir para deixar o local mais claro e harmônico. As cores claras têm mais capacidade de refletir e irradiar a luz do sol do que tons escuros.