Como iluminar o ambiente gastando pouco?

Perguntado por: uaraujo . Última atualização: 27 de abril de 2023
3.9 / 5 17 votos

9 maneiras de trazer luz a um ambiente escuro

  1. 1 Cheque suas lâmpadas. ...
  2. 2 Use tinta branca. ...
  3. 3 Cuidado com móveis pesados e escuros. ...
  4. 4 Optar por prateleiras abertas ao invés de armários fechados! ...
  5. 5 Use espelhos. ...
  6. 6 Abuse das superfícies refletoras. ...
  7. 7 Use móveis e peça de acrílico também. ...
  8. 8 Adote o minimalismo.

As lâmpadas de LED são até 10 vezes mais eficientes que as incandescentes e as halógenas, e 2,5 vezes mais eficientes que as fluorescentes, em termos de iluminação. Isso significa que uma lâmpada de LED de 10W fornece uma luminosidade semelhante à incandescente de 100W.

Nas paredes, o ideal para ambientes com pouca luz natural é apostar nas cores claras, como o tradicional branco ou cores pastéis. Essas cores dão uma sensação de amplitude aos cômodos e também refletem a luz, contribuindo assim para a iluminação do ambiente.

Existem outras fontes de luz naturais, são a lua, as estrelas, os raios e as auroras boreais, mas esses ficam para a próxima, iremos focar apenas no sol como nossa iluminação.

São exemplos de fontes naturais de luz as estrelas e entre elas o sol que não precisa da intervenção humana para sua ocorrência.

É recomendável que a luz amarela seja reservada a espaços como quartos, salas de estar, bem como outros ambientes mais intimistas, que pedem mais conforto. - Já as lâmpadas de luz branca estimulam a atenção e o cuidado – acima de 4.000K, elas já têm esse efeito.

lâmpadas LED

Quanto maior a capacidade luminosa, mais forte é a lâmpada
Conforme destacado anteriormente, as lâmpadas LED são muito mais eficientes. A nível de comparação, um modelo desse tipo que possua 10W fornece uma capacidade luminosa semelhante a uma luminária incandescente de 100W.

Como clarear ambientes fechados? Tudo sobre o assunto!

  1. Apoie-se nas luzes artificiais. ...
  2. Utilize cores de tinta e revestimento claros na parede. ...
  3. Aplique uma decoração clean neste espaço. ...
  4. Escolha bem seus objetos decorativos. ...
  5. Instale espelhos em pontos estratégicos. ...
  6. Aposte em claraboias. ...
  7. Considere a integração de ambientes.

Saiba Como Clarear um Ambiente com Espelho
Para valorizar a iluminação dos cômodos, é interessante utilizar espelhos grandes e posicioná-los de forma que reflita a luz natural vinda das janelas, dessa maneira, a iluminação externa reflete e ilumina os cômodos.

Lâmpadas LED Grow Light podem ajudar, pois elas produzem uma claridade fotossintética específica, que imita o sol, e permite que as plantas produzam os açúcares necessários. Se tornando uma alternativa para ervas, suculentas e outros tipos para o interior, que adoram brilho e podem ter problemas com as estações.

A reposta é simples: pela refração da luz do sol numa garrafa de dois litros cheia d'água. "Adicione duas tampas de cloro à água da garrafa para evitar que ela se torne verde (por causa da proliferação de algas). Quanto mais limpa a garrafa, melhor", explica Moser.

Para ajudar a clarear o ambiente use almofadas, fronhas, lençóis ou capas de sofá com cores claras. Tecidos com cores claras ajudam a refletir o calor ao invés de absorver. Para as paredes, de preferência para o branco ou cores quentes, como amarelo, laranja ou vermelho claro.

Para ficar mais claro, a luz fria é aquela mais branca ou azulada – possui cor com maior temperatura – , a quente é mais amarelada – possui cor com menor temperatura – e a neutra é a que mais se aproxima da luz natural.

Logo, em dormitórios, a recomendação é que você invista em lâmpadas com cores quentes, ou seja, amareladas. Você estará pronto para relaxar assim que adentrar ao cômodo e, caso tenha um cantinho separado para estudo, adquira uma luminária separada com luz branca, a qual será acesa só quando necessário.

A temperatura de cor, ou seja, a lâmpada ser amarela ou branca não interfere no consumo de energia. O que influencia, de fato, no gasto de energia é a potência da lâmpada (a unidade medida em Watts) e a tecnologia da lâmpada - ou seja, o tipo dela.

Foque no azul, verde, rosa, bege, amarelo ou até mesmo cinza claro.

Fica a dica: branco, bege, azul claro e cinza são as melhores cores que ajudam a ampliar os ambientes, além de serem super fáceis de combinar. Na hora de decorar, opte por móveis de tons claros que, além de trazerem mais leveza, dão uma sensação de mais espaço e continuidade.

O vermelho é a frequência mais baixa da luz, e a violeta a mais alta. Ou seja: teoricamente, o vermelho é a cor que mais absorve calor, porque joga fora apenas a frequência mais baixa (menos quente), enquanto o violeta é a que menos absorve calor, pois joga fora a frequência mais alta (mais quente).