Como iluminar melhor o ambiente?

Perguntado por: smoura . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.4 / 5 7 votos

Além dos vários tipos de lâmpadas disponíveis no mercado atualmente, a iluminação de um ambiente pode ser melhorada com a utilização de artigos luminotécnicos de luz secundária. Investir em abajures, arandelas, fitas de LED, luminárias pendentes, lustres, entre outros, é ótimo para iluminar um ambiente escuro.

Já a luz mais amarela, também conhecida como luz quente, torna o ambiente mais aconchegante e confortável. Ela é indicada para ambientes residenciais, pois traz uma sensação de relaxamento.

É recomendável que a luz amarela seja reservada a espaços como quartos, salas de estar, bem como outros ambientes mais intimistas, que pedem mais conforto. Já as lâmpadas de luz branca estimulam a atenção e o cuidado – acima de 4.000K, elas já têm esse efeito.

Nas paredes, o ideal para ambientes com pouca luz natural é apostar nas cores claras, como o tradicional branco ou cores pastéis. Essas cores dão uma sensação de amplitude aos cômodos e também refletem a luz, contribuindo assim para a iluminação do ambiente.

Amarelo

Amarelo. O amarelo é a cor mais clara e também é a que mais se aproxima do branco, por isso, é recomendado o uso de tons de amarelo em cômodos pequenos.

As lâmpadas de LED são até 10 vezes mais eficientes que as incandescentes e as halógenas, e 2,5 vezes mais eficientes que as fluorescentes, em termos de iluminação. Isso significa que uma lâmpada de LED de 10W fornece uma luminosidade semelhante à incandescente de 100W.

Melhor luz para dormir: luz vermelha ou âmbar
A luz vermelha, conhecida também como âmbar, é a que tem maior capacidade de afetar nosso ritmo circadiano positivamente, nos deixando bastante sonolentos.

lâmpadas de LED

Sendo assim, concluímos que a melhor opção para o seu espaço são as lâmpadas de LED. Hoje é possível encontrar facilmente no mercado o LED em diferentes modelos de lâmpadas como AR70, AR111, PAR20, 30, 38, entre outras.

O ideal para esse ambiente é o uso de luz branca e pontos estratégicos de luz amarela decorativa. Escolha lâmpadas de luz branca entre 400 e 650 lumens/m² e entre 75 e 100 watts para um banheiro bem iluminado e ao mesmo tempo próximo da luz do dia. Por outro lado, use lâmpadas de luz amarela para decorar.

branca

Escolha da lâmpada adequada
Para iluminar uma cozinha, o ideal é utilizar lâmpadas de tonalidade branca, com temperatura de 4000 K a 6000 K. Isso se deve ao fato de que esse tipo de lâmpada estimula a atenção e proporciona uma iluminação precisa nos espaços de trabalho.

A tonalidade quente ou amarela (2.700K) é a responsável por agregar tranquilidade e aconchego. Em sua grande maioria, ela é a luz mais indicada para os quartos, visto que não irrita os olhos, pelo contrário, acalma. Portanto, para relaxar e descansar, aposte nesse tipo de lâmpada.

A diferença é que o branco frio deixa as cores mais contrastadas, passando a impressão de um local mais claro. Já a iluminação quente, além de um maior conforto visual, ela transmite uma sensação de aconchego e calma.

Já a Luz neutra é indicada para iluminar ambientes maiores, como salas de reuniões, salas com pé direito alto, escritórios, etc. No entanto não existe uma regra absoluta para o uso de iluminação.

Uma das vantagens do amarelo é a capacidade de iluminar os ambientes — um ponto positivo para os cômodos pequenos. Além de ampliar os espaços, essa cor traz a sensação de calor e vivacidade, deixando a decoração mais alegre. Mas é preciso ter cuidado para não usá-la em excesso e provocar desconforto visual.

Aposte na iluminação indireta
Uma forma de fazer isso é com o uso de uma luminária estilo plafon. Essas luminárias ficam coladas ao teto, e as lâmpadas instaladas nelas jogam a luz para cima, ou seja, diretamente no teto.

Roxo

Roxo: elegância e nobreza. O roxo é pouco explorado na pintura das paredes, por ser naturalmente intenso, mas fato é que se trata de uma cor que remete à nobreza e elegância — o que pode te ajudar na hora de construir um ambiente pautado em finesse.

Azul

Azul é a cor mais relaxante
Quem descansa em quartos com o tom predominante chega até 8 horas de repouso. Para a cromoterapia, o tom é considerado calmante, associado à tranquilidade. Assim, o azul traz uma leve redução na frequência cardíaca, no ritmo respiratório e na pressão sanguínea.

Azul. Sem dúvida, essa é uma das cores mais relaxantes e com efeito tranquilizante. Na cromoterapia, o azul transmite paz, acalma, ajuda a combater o estresse e a insônia. Ou seja, um quarto com paredes azuis é perfeito para quem deseja dormir bem.