Como iluminar espaços?

Perguntado por: pcorte . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.9 / 5 11 votos

10 Dicas Decorativas Essenciais Para Iluminar um Ambiente Escuro

  1. 01: Escolha cortinas em tecidos mais leves e transparentes. ...
  2. 02: Aposte em decoração na cor clara. ...
  3. 03: Prefira modelos de janelas sem grades ou divisórias. ...
  4. 04: Use espelhos no ambiente. ...
  5. 05: Adicione diferentes tipos de iluminação.

Como ampliar espaços pequenos usando apenas a iluminação

  1. Opte pela iluminação indireta. ...
  2. Desconstrua estereótipos e fuja das regras. ...
  3. Use a mesma temperatura de cor em todos os espaços. ...
  4. Oculte a fonte de luz. ...
  5. Use luminárias lineares. ...
  6. Liste as necessidades dos moradores.

Existem três tipos de iluminação básicos que podem compor na iluminação da casa, além da luz natural. Eles são divididos em: iluminação direta, indireta e linear.

Nas paredes, o ideal para ambientes com pouca luz natural é apostar nas cores claras, como o tradicional branco ou cores pastéis. Essas cores dão uma sensação de amplitude aos cômodos e também refletem a luz, contribuindo assim para a iluminação do ambiente.

Já a luz mais amarela, também conhecida como luz quente, torna o ambiente mais aconchegante e confortável. Ela é indicada para ambientes residenciais, pois traz uma sensação de relaxamento.

É recomendável que a luz amarela seja reservada a espaços como quartos, salas de estar, bem como outros ambientes mais intimistas, que pedem mais conforto. Já as lâmpadas de luz branca estimulam a atenção e o cuidado – acima de 4.000K, elas já têm esse efeito.

A luminária ideal é aquela que vai trazer conforto visual para o ambiente. Em espaços que demandam maior atenção e visibilidade como a cozinha e o ambiente de home office, invista em luzes brancas e estimulantes. Na sala e nos quartos, a luz amarela em luminárias de chão vão deixar o ambiente acolhedor e relaxante.

A temperatura de cor, ou seja, a lâmpada ser amarela ou branca não interfere no consumo de energia. O que influencia, de fato, no gasto de energia é a potência da lâmpada (a unidade medida em Watts) e a tecnologia da lâmpada - ou seja, o tipo dela.

A luz branca por trazer mais concentração é indicada para iluminação de cozinha, home office, áreas de estudo e trabalho. Já a luz amarela é recomendada para quartos, sala e varanda.

Aprenda a como clarear ambientes escuros sem erro

  1. Paredes e revestimentos claros. ...
  2. Abuse de espelhos. ...
  3. Utilize móveis transparentes. ...
  4. Incremente a luz primária com luz secundária. ...
  5. Opte por persianas. ...
  6. Não se esqueça da luz natural.

“As lâmpadas halógenas dissipam bastante calor e realmente esquentam os ambientes. Já as lâmpadas LED possuem várias temperaturas de cor de luz, mas não dissipam calor“, afirma Daniele. Ela também desmistifica a crença de que a luz amarela fornece menos iluminação que a branca.

A luz difusa pode ser utilizada em qualquer ambiente. E para apostar nesse tipo de iluminação basta utilizar arandelas ou luminárias fabricadas em vidro leitoso ou tecido branco. Utilizar uma luz amarelada também da ao espaço uma sensação de conforto e aconchego dado pela luz difusa.

Para criar esse tipo de luz, é preciso colocar difusores nas luzes, aumentando sua área e a transformando. O uso de difusores, sombrinhas e soft box, por exemplo, são formas de transformar luzes duras em luzes difusas.

A NBR 5413 – Norma sobre iluminação em locais de trabalho
A nova norma substitui a ABNT NBR 5413 (Iluminância de interiores), com última revisão em 1992, e a ABNT NBR 5382 (Iluminação de ambientes de trabalho), que havia sido inicialmente publicada em 1977 e que se encontrava sem atualização há 28 anos.

Foque no azul, verde, rosa, bege, amarelo ou até mesmo cinza claro.

Fica a dica: branco, bege, azul claro e cinza são as melhores cores que ajudam a ampliar os ambientes, além de serem super fáceis de combinar. Na hora de decorar, opte por móveis de tons claros que, além de trazerem mais leveza, dão uma sensação de mais espaço e continuidade.

Por isso, veja algumas formas de melhorar a incidência solar na sua casa e deixe o astro-rei iluminar e alegrar os seus dias.

  1. 1- Vá de branco. ...
  2. 2- Limpe e abra as janelas. ...
  3. 3- Aposte em claraboias. ...
  4. 4- Escolha cortinas leves. ...
  5. 5- Ambientes integrados irradiam luz natural. ...
  6. 6- Tenha espelhos pela casa.

Quanto maior a capacidade luminosa, mais forte é a lâmpada
Conforme destacado anteriormente, as lâmpadas LED são muito mais eficientes. A nível de comparação, um modelo desse tipo que possua 10W fornece uma capacidade luminosa semelhante a uma luminária incandescente de 100W.

Como elaborar um Projeto Luminotécnico eficiente?

  1. Compreender o projeto arquitetônico e a disposição de cada um dos seus ambientes.
  2. Pensar os tipos de iluminação que são desejáveis em cada local.
  3. Escolher luminárias e lâmpadas.
  4. Analisar a distribuição uniforme de luz e observar a existência de ofuscamento.

Por isso, o ideal é usar luminárias de teto, que podem iluminar de maneira mais distante. Além disso, esse tipo de luminária também pode concentrar a iluminação nos pontos mais importantes, como a churrasqueira e a pia. Isso além de deixar o espaço moderno e bem decorado. Outra sugestão são as arandelas na parede.