Como iluminar canteiros?

Perguntado por: rgomes . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.7 / 5 13 votos

A iluminação de plantas e canteiros deve ser feita por pontos de luz, pequenas luminárias apoiados no solo apontando para cima em direção ao que se pretende realçar. Prefira lâmpadas que não esquentam para evitar queimar as plantas com o calor.

Como fazer iluminação de jardim: dicas essenciais
A melhor temperatura de cor para destacar plantas são os tons amarelados, pois eles realçam melhor as cores e criam um efeito mais real. Já a luz branca é recomendada quando a intenção é apenas clarear o local.

Muitas pessoas costumam utilizar a luz verde, o que culturalmente era considerado o correto, porém a luz verde deixa as plantas monocromáticas, sem contrastes, gerando assim efeitos apáticos e tediosos.

Refletores LED de 30W
Já os refletores de 30W também também são muito úteis para iluminar áreas externas de residências, sendo constantemente indicado para atingir uma luminosidade média, com um fluxo de 2.000 lúmens.

O mais importante é: não misture os tipos de lâmpada que vão compor a iluminação do seu cenário. Mantenha o seu cenário de gravação longe de luz natural, seja da janela ou de alguma porta. A luz natural varia de acordo com o horário e a também com a quantidade de nuvens no céu.

Lumens não é a métrica mais adequada para se dizer qual a melhor lâmpada para cultivo indoor. Lúmens é uma medida baseada na percepção do olho humano em um ambiente iluminado. Porém, plantas e seres-humanos percebem a luz de maneira diferente: plantas são muito mais suscetíveis aos espectros azul e vermelho.

As cores chamadas de baixas ou quentes são as mais amareladas. Elas oferecem um ar mais sofisticado ao jardim e proporcionam mais conforto e descanso para o olhar. Já as luzes frias, as brancas, funcionam melhor caso o objetivo seja dar destaque a um determinado elemento da paisagem.

lâmpadas LED

As lâmpadas LED são muito mais eficientes, chegando a ter um desempenho 80% maior do que a incandescente. Consomem uma quantidade menor de energia.

Misturar a luz branca e amarela não somente é possível, mas também recomendável nesses casos. Dessa forma, vale a pena colocar a luz amarela no teto para iluminar mais o espaço e ter pequenos focos de luz branca em locais específicos que demandam mais atenção, nitidez e foco.

Fótons Vermelho Distante (Entre 701 e 800 nm)
Conforme podemos observar a cor azul e a cor vermelha dentro do espectro são as que trazem os melhores benefícios, tratando-se de manutenção da saúde e crescimento das plantas.

Por isso, veja algumas formas de melhorar a incidência solar na sua casa e deixe o astro-rei iluminar e alegrar os seus dias.

  1. 1- Vá de branco. ...
  2. 2- Limpe e abra as janelas. ...
  3. 3- Aposte em claraboias. ...
  4. 4- Escolha cortinas leves. ...
  5. 5- Ambientes integrados irradiam luz natural. ...
  6. 6- Tenha espelhos pela casa.

Na maioria dos casos, a luz LED acaba sendo mais utilizada por ter a grande vantagem de emitir muito pouco calor — ou seja, não há risco de queimar as folhas das suas plantas.

O espectro de ação mostra a eficiência relativa dos comprimentos de ondas variando de 400 a 700 manômetros (nm). Embora o vermelho e o azul apareçam como sendo os mais eficientes, o amarelo parece também influenciar a taxa de fotossíntese.

Se a planta é iluminada apenas com luz verde, ela não tem as outras radiações. Assim ela não consegue realizar a fotossintese, e não consegue produzir glicose. Ela morre por falta de alimento.

1 – Potência
Mas, no caso de áreas externas com até 10m², um refletor de 10 watts cumpre bem o papel. Para espaços mais extensos, como um estacionamento, considere os refletores com potência entre 100 e 200 watts.

Escolha aparelhos e acessórios especiais para áreas externas
É o caso das arandelas, tartarugas, tochas, dos refletores, postes, espetos para jardins, balizadores, pendentes de teto e projetores, dentre outros elementos que podem literalmente iluminar os ambientes externos da sua residência.

Dicas baratas e infalíveis para iluminar o seu ambiente

  1. Uma fita de led sob as prateleiras de um aparador; atrás de uma estante; atrás do sofá. O investimento não é alto, você mesmo pode aplicar e tem inúmeras opções, até com cores que mudam com controle remoto.
  2. Luzes de Natal o ano todo. ...
  3. Velas. ...
  4. Lâmpada de Filamento.

Como projetar iluminação residencial? Aprenda em 7 passos

  1. Pense na iluminação desde o começo. ...
  2. Conheça os tipos de iluminação. ...
  3. Escolha um tipo de lâmpada. ...
  4. Observe as especificações das luminárias. ...
  5. Escolha uma cor de iluminação. ...
  6. Respeite cada cômodo. ...
  7. Não deixe de improvisar.

As plantas preferem absorver o espectro amarelo, laranja, vermelho, azul e violeta da luz. Não precisam de luz verde e, portanto, reflectem-na. A maioria das plantas verdes prefere a luz azul e vermelha. A luz azul é responsável por tornar o processo fotossintético mais eficiente.

De forma geral, para quem quer um cultivo em áreas internas, apostar nas lâmpadas de LED de cor branco quente (2700K a 3000K) é uma boa opção. Elas ajudam no crescimento das plantas sem queimá-las, além de trazer vida para o jardim.

Continuar lendo Como iluminar bem sala?