Como iluminar bem sala?

Perguntado por: edamasio . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 16 votos

7 dicas de iluminação para a sala de estar e de TV

  1. Use LED. As novidades e atualizações tecnológicas são constantes no setor de luminotécnica. ...
  2. Prefira tons quentes. ...
  3. Invista em iluminação indireta. ...
  4. Dimerize. ...
  5. Crie um cantinho de leitura. ...
  6. Ilumine os nichos. ...
  7. Luz para as plantas.

Veja 5 dicas para fazer a iluminação correta dos ambientes

  1. Escolha as luminárias do tamanho certo. ...
  2. Evite pontos de reflexão para garantir a iluminação correta dos ambientes. ...
  3. Utilize iluminação indireta para harmonizar a decoração. ...
  4. Adeque a temperatura da cor a cada cômodo. ...
  5. Use fitas de Led na iluminação de ambientes.

Para projeto de iluminação de sala de estar, o indicado é utilizar uma luz difusa que espalha e suaviza a intensidade por todo o ambiente. Trata-se de uma iluminação mais confortável, ideal para locais de maior permanência.

More videos on YouTube

  1. Iluminação direta. No modelo de iluminação direta, como o nome já diz, a luz é direcionada diretamente sobre algum ponto específico. ...
  2. Iluminação indireta. ...
  3. Iluminação difusa. ...
  4. Iluminação linear. ...
  5. Iluminação de orientação. ...
  6. Iluminação de destaque.

De forma resumida, a resposta para essa questão é: as lâmpadas quentes são mais próximas do amarelo e as frias se aproximam da luz branca ou azul.
...
Quando usar luz quente e luz fria?

  • Cozinha;
  • Escritórios (luminárias de mesa, principalmente);
  • Áreas de serviço;
  • Banheiros;
  • Sala de reuniões;
  • Espaços para gravação de vídeos.

As lâmpadas de LED são até 10 vezes mais eficientes que as incandescentes e as halógenas, e 2,5 vezes mais eficientes que as fluorescentes, em termos de iluminação. Isso significa que uma lâmpada de LED de 10W fornece uma luminosidade semelhante à incandescente de 100W.

Ou seja, para saber qual lâmpada LED é a mais forte, basta saber quantos lúmens ela é capaz de render. Geralmente, as mais vendidas conseguem gerar 1.000 lm, mas esse número pode variar. LEDs especializadas para galpões ou grandes ambientes conseguem produzir até 1.500 lm.

Tudo varia conforme a finalidade, mas acertar geralmente não tem muito mistério: a cozinha precisa de bastante luz; na sala, a ideia é conseguir uma atmosfera acolhedora; para os quartos, a iluminação indireta é a mais indicada; e, em escritórios, o bom é focar a iluminação em alguns pontos principais, como o local do ...

As lâmpadas com cores quentes (amarelas) proporcionam uma sensação de tranquilidade no ambiente, além de não forçar os olhos, por não ofuscar as imagens. O indicado é utilizar o produto com intensidade de 2700k e 3000k para garantir esse conforto visual.

branca

Escolha da lâmpada adequada
Para iluminar uma cozinha, o ideal é utilizar lâmpadas de tonalidade branca, com temperatura de 4000 K a 6000 K. Isso se deve ao fato de que esse tipo de lâmpada estimula a atenção e proporciona uma iluminação precisa nos espaços de trabalho.

Via de regra, a distância ideal entre um spot é outro é de 60 a 75 cm, ficando distantes de 15 a 20 cm da parede. A distância pode variar também dependendo do tipo de lâmpada.

Como exemplo, podemos citar o uso de lâmpadas de 6w nos quartos, onde muitas pessoas não gostam de uma luz tão intensa pela manhã, e de 9w na sala, onde preferem uma iluminação um pouco mais forte.

Para saber qual a quantidade de iluminância necessária no ambiente deve-se multiplicar o valor do lux médio pela área total do cômodo (NBR 5413). Caso queira apenas saber se a quantidade de luz existente é o suficiente para aquele ambiente, é só somar o lúmen de todas e dividir esse valor pelo metro quadrado.

A unidade de irradiância é watt por metro quadrado (W/m2). A indústria de energia solar usa watt-hora por metro quadrado (Wh/m2) dividido pelo tempo. 1kW/m2 = 24kWh/m2dia.

O básico da iluminação de três pontos consiste em:

  • uma luz chave.
  • uma luz de preenchimento.
  • Uma luz de fundo (ou luz de cabelo)