Como iluminar ambiente baixo?

Perguntado por: ngois . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.5 / 5 6 votos

Nesse mesmo contexto de luz geral, os perfis de LED também podem ser utilizados. Para que a luz chegue na parte mais baixa do ambiente, o ideal é trabalhar com perfis que tenham placas de LED e com potências maiores, para iluminar de maneira mais uniforme.

Amarelo

Amarelo. O amarelo é a cor mais clara e também é a que mais se aproxima do branco, por isso, é recomendado o uso de tons de amarelo em cômodos pequenos. Essa cor traz a sensação de calor, eleva o ânimo e proporciona vivacidade ao ambiente.

Lâmpadas LED Grow Light podem ajudar, pois elas produzem uma claridade fotossintética específica, que imita o sol, e permite que as plantas produzam os açúcares necessários. Se tornando uma alternativa para ervas, suculentas e outros tipos para o interior, que adoram brilho e podem ter problemas com as estações.

Cores claras
Utilizar cores claras, além de dar maior amplitude visual para o ambiente, propicia um maior aproveitamento da luz natural, dispensando a necessidade de acender as lâmpadas durante o dia. Opte pelos brancos, beges e madeiras claras para pisos, paredes, mobiliário e objetos de decoração.

Dicas baratas e infalíveis para iluminar o seu ambiente

  1. Uma fita de led sob as prateleiras de um aparador; atrás de uma estante; atrás do sofá. O investimento não é alto, você mesmo pode aplicar e tem inúmeras opções, até com cores que mudam com controle remoto.
  2. Luzes de Natal o ano todo. ...
  3. Velas. ...
  4. Lâmpada de Filamento.

Abajures, arandelas, luminárias de piso, de mesa… Todos eles têm a função de iluminar os ambientes de maneira difusa e pontual.

As lâmpadas de LED são até 10 vezes mais eficientes que as incandescentes e as halógenas, e 2,5 vezes mais eficientes que as fluorescentes, em termos de iluminação. Isso significa que uma lâmpada de LED de 10W fornece uma luminosidade semelhante à incandescente de 100W.

“As lâmpadas halógenas dissipam bastante calor e realmente esquentam os ambientes. Já as lâmpadas LED possuem várias temperaturas de cor de luz, mas não dissipam calor“, afirma Daniele. Ela também desmistifica a crença de que a luz amarela fornece menos iluminação que a branca.

Uma sala de estar branca, além de clássica, aumenta a impressão de que o espaço é mais extenso do que é. Isso acontece porque o tom reflete a luz e ajuda a ampliar o ambiente. Ou seja, é a forma mais eficaz de deixar um cômodo maior.

Abajures, arandelas, luminárias de piso… Todos eles tem a função de iluminar os ambientes de maneira difusa e pontual.

A luz indireta pode ser reproduzida por luminárias com filtros foscos ou ainda voltada para cima, para não criar sombras da luz e ofuscamento no ambiente e, assim, ser iluminado uniformemente. Se as lâmpadas estiverem bem distribuídas no local, o efeito de uniformidade da iluminação indireta será melhor.

O farol de led foi proibido? Não mais. Se estivéssemos em 2020, daria para dizer que o “farol de LED é permitido”, porém desde 2021 entrou em vigor uma lei que proíbe a troca de lâmpadas halógenas originais por lâmpadas de LED.

Aposte na iluminação indireta
Uma forma de fazer isso é com o uso de uma luminária estilo plafon. Essas luminárias ficam coladas ao teto, e as lâmpadas instaladas nelas jogam a luz para cima, ou seja, diretamente no teto.

Branco. O branco é um clássico quando se trata de cores para ambientes pequenos, fazendo-os parecer mais extensos por refletir a luz. Há quem escolha pintar todas as paredes e o teto de branco para deixar o cômodo iluminado e, consequentemente, maior.

Azul. Sem dúvida, essa é uma das cores mais relaxantes e com efeito tranquilizante. Na cromoterapia, o azul transmite paz, acalma, ajuda a combater o estresse e a insônia. Ou seja, um quarto com paredes azuis é perfeito para quem deseja dormir bem.

Azul

Azul é a cor mais relaxante
Quem descansa em quartos com o tom predominante chega até 8 horas de repouso. Para a cromoterapia, o tom é considerado calmante, associado à tranquilidade.