Como iluminar a cozinha gastando pouco?

Perguntado por: apaz . Última atualização: 26 de abril de 2023
3.9 / 5 5 votos

O ideal é utilizar um ponto de luz principal, que normalmente, fica localizado no centro da cozinha e é responsável por iluminar todo o ambiente de maneira uniforme. Você também pode adotar fontes complementares, que devem ser instaladas em pontos estratégicos do cômodo.

Para ajudar a clarear o ambiente use almofadas, fronhas, lençóis ou capas de sofá com cores claras. Tecidos com cores claras ajudam a refletir o calor ao invés de absorver. Para as paredes, de preferência para o branco ou cores quentes, como amarelo, laranja ou vermelho claro.

Já na cozinha, recomenda-se instalar uma um plafon liso, o que facilita na hora da limpeza, afinal, nesses ambientes são comuns umidade e acúmulo de gordura. Nesse caso, opte por produtos fabricados com materiais que não oxidam, como PVC, alumínio e aço. Além disso, é recomendado utilizar plafon com luz direta.

Defina o tipo de iluminação: para quem busca praticidade, a melhor opção é a luz fria, que, além de econômica, facilita a rotina e deixa o ambiente bem iluminado. A luz quente é indicada para quem busca conforto e aconchego, como em cozinhas americanas ou ambientes usados para refeições mais rápidas.

A solução para melhorar a incidência de luz natural é instalar uma claraboia. O artifício funciona como uma abertura no teto com o objetivo de resolver o problema de cômodos escuros. Além de aumentar a iluminação do espaço, a claraboia também garante uma melhor ventilação.

Já a luz mais amarela, também conhecida como luz quente, torna o ambiente mais aconchegante e confortável. Ela é indicada para ambientes residenciais, pois traz uma sensação de relaxamento.

7 dicas para planejar uma cozinha gastando pouco

  1. Busque algumas referências. ...
  2. Faça uma lista de móveis. ...
  3. Aposte em prateleiras, aparadores e racks. ...
  4. Opte por móveis planejados e em MDF. ...
  5. Arrisque-se em um esboço. ...
  6. Dê preferência a projetos em 3D. ...
  7. Faça azulejos adesivos.

Reforma geral na cozinha
Além disso, armários planejados costumam ser entregues em até 60 dias e alguns tipos de contrapiso podem demorar até 30 dias para secar. Contudo, em um projeto de complexidade média, o tempo estimado de uma reforma na cozinha, após iniciada a obra, é de 30 a 45 dias.

Nas paredes, o ideal para ambientes com pouca luz natural é apostar nas cores claras, como o tradicional branco ou cores pastéis. Essas cores dão uma sensação de amplitude aos cômodos e também refletem a luz, contribuindo assim para a iluminação do ambiente.

O amarelo é a cor mais clara e também é a que mais se aproxima do branco, por isso, é recomendado o uso de tons de amarelo em cômodos pequenos. Essa cor traz a sensação de calor, eleva o ânimo e proporciona vivacidade ao ambiente.

Cores Frias: cores que refrescam
As cores frias são caracterizadas por azul, verde e roxo claro. Elas podem acalmar também. Onde as cores quentes lembram o calor e o sol, as cores frias, por seu lado, lembram a água e o céu, até mesmo o gelo e a neve.

É recomendável que a luz amarela seja reservada a espaços como quartos, salas de estar, bem como outros ambientes mais intimistas, que pedem mais conforto. - Já as lâmpadas de luz branca estimulam a atenção e o cuidado – acima de 4.000K, elas já têm esse efeito.

Saiba Como Clarear um Ambiente com Espelho
Para valorizar a iluminação dos cômodos, é interessante utilizar espelhos grandes e posicioná-los de forma que reflita a luz natural vinda das janelas, dessa maneira, a iluminação externa reflete e ilumina os cômodos.

Geralmente, uma lâmpada de LED de 6W substitui uma incandescente de 40W, uma LED de 12W equivale a uma de 75 e uma de 18W substitui uma incandescente de 100W.

Para uma cozinha pequena, o diâmetro recomendado para o plafon de LED é de 30 a 40 cm. Para uma cozinha de tamanho médio, opte por uma largura de 40 a 45 cm para o seu plafon de LED quadrado ou redondo. Finalmente, para uma cozinha grande, você precisará de uma lâmpada de teto LED de pelo menos 50 cm.

Sua luz amarela é indicada para ambientes de descanso e relaxamento, como salas e quartos, mas você pode utilizá-la onde sua imaginação permitir! Ela ilumina 1300 lumens com apenas 18W de consumo, sendo ideal para locais de até 12m² .

A unidade de medida da temperatura de cor é Kelvin e, quanto mais baixa a unidade, mais quente a luz será. Já o tom frio está presente nas unidades mais altas. Assim, o branco frio é indicado por números acima dos 6000K e o branco quente por valores abaixo dos 4000K.

Por exemplo, as lâmpadas LED de cor branca (4000K) em um embutido linear é melhor para a iluminação geral da cozinha e também as bancadas, já que ela deixa os objetos mais nítidos, reproduzindo melhor as cores reais dos alimentos.

O spot de led é uma opção mais barata e de fácil manutenção.