Como ignorar o chefe?

Perguntado por: hsilveira . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.3 / 5 7 votos

O melhor que se tem a fazer quando o seu chefe faz algo que te incomoda é respirar. “Vá para outro lugar, respire fundo e diga para si mesmo 'eu estou fazendo o meu trabalho. Eu estou fazendo as coisas certas'. Se estiver em uma reunião, por exemplo, faça naquele lugar mesmo.

Tente manter distância: um dos passos mais importantes para lidar com uma pessoa falsa é manter uma distância segura. É claro que, se essa pessoa estiver acima de você na hierarquia da empresa, talvez não seja possível se afastar fisicamente, pois talvez vocês trabalhem em um ambiente em comum.

Existem algumas técnicas para estabelecer limites a superiores sem criar uma rixa.

  1. Comunique-se com clareza. ...
  2. Conheça seus próprios valores e proteja seu tempo. ...
  3. Aprenda a dizer não. ...
  4. Reflita sobre por que o gerente tenta ultrapassar seus limites.

Dicas para conquistar a autoridade da equipe

  1. Mostre paixão pelos objetivos da empresa. ...
  2. Envolva todos integrantes da equipe. ...
  3. Demonstre confiança nos colaboradores. ...
  4. Reconheça as contribuições dos funcionários. ...
  5. Solicite ideias para a equipe. ...
  6. Recompense os funcionários de alto desempenho. ...
  7. Demonstre interesse pela equipe.

A melhor estratégia é antever as preocupações e questões do seu chefe, e ter as respostas e soluções prontas. Concentre-se em fazer o melhor trabalho possível, e ofereça soluções sem esperar que o seu gestor pergunte.

Denuncie. Se a empresa não resolver o problema, é possível fazer uma denúncia ao sindicato ou ao Ministério Público, que podem entrar em contato com o empregador para apurar.

A primeira dica que o especialista da HW Capital oferece é: identifique o comportamento e reporte para o RH. “A primeira coisa que a pessoa tem que fazer é reportar isso ao RH por escrito. Se a pessoa sente assédio moral, avanço indesejado de cunho sexual ou romântico, não é algo que deve guardar para si”, comenta ele.

Veja algumas dicas para fazer as críticas de forma profissional:

  1. Não seja emocional. ...
  2. Conheça a cultura da empresa e o seu chefe. ...
  3. “Conhece-te a ti mesmo” ...
  4. Escolha adequadamente o local da crítica. ...
  5. Critique o comportamento, não a pessoa. ...
  6. Atenha-se aos fatos. ...
  7. Utilize a técnica do sanduíche. ...
  8. Ofereça uma solução.

Sinal 01 – seu chefe te exclui das reuniões e de bate papos informais. Sinal 02 – desacordo constante: nenhuma das suas ideias são ouvidas nem acatadas. Sinal 03 – é atribuído a você tarefas bem abaixo das suas competências e habilidades. Sinal 04 – seu chefe evita conversar com você pessoalmente.

Chefe tóxico contamina todo o ambiente? Sim. Chefia tóxica gera profissionais inseguros e desconfiados, e, por estarem nessa sensação de medo e desconfiança, a produtividade deles é menor. Além disso, o medo causa baixa autoestima, síndrome do impostor e falta de motivação.

Dicas Para Se Impor Sem Ser Autoritário

  1. 1 – Conheça a Sua Essência. ...
  2. 2 – Desenvolva Sua Autoconfiança. ...
  3. 3 – Seja Assertivo em Suas Decisões. ...
  4. 4 – Entenda Que Amar é Diferente de Se Sujeitar. ...
  5. 5 – Identifique Quais São os Seu Limites. ...
  6. 6 – Se Relacione Com Pessoas Que Te Respeitam. ...
  7. 7 – Se Expresse Sempre Com Gentileza.

Assim, devemos perceber que tudo começa no respeito que tenho por mim mesmo, na gentileza que eu mesmo dispenso às minhas necessidades. Dizer “sim” mais vezes para si mesmo é tratar-se com amor e gentileza. Se não começar por você, o outro dificilmente vai ter por você a consideração que você mesmo deveria ter.

Assédio moral é a exposição de pessoas a situações humilhantes e constrangedoras no ambiente de trabalho, de forma repetitiva e prolongada, no exercício de suas atividades. É uma conduta que traz danos à dignidade e à integridade do indivíduo, colocando a saúde em risco e prejudicando o ambiente de trabalho.

Um líder bom senta com os funcionários e discute o que deve manter e o que não está legal, sempre com educação, mas sem deixar se abater. Sabe dizer não, incentiva e é justo, chama atenção quando precisa, e também comemora as vitórias.

De acordo com a legislação, a principal consequência para situações em que o trabalhador comete um ato de indisciplina ou de insubordinação é a demissão por justa causa CLT. Ou seja, se o funcionário infringir qualquer uma dessas regras do artigo 482 clt, poderá ser afastado das suas atividades laborais.