Como ignorar o barulho?

Perguntado por: anascimento . Última atualização: 12 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 16 votos

Para combatê-lo, alguns especialistas recomendam usar tampões nos ouvidos, organizar o trabalho de maneira que não coincida com as horas em que o barulho é mais intenso, isolar o espaço que usamos e fazer um descanso.

Uma atitude bem fácil é mudar os móveis de lugar. Assim, você pode afastar a sua cama da fonte do barulho e bloquear o som com outros objetos. Colocar uma estante cheia de livros na parede mais próxima da rua, por exemplo, ajuda a abafar o som. Outra opção simples é adicionar mais móveis e objetos no quarto.

Especialistas dão dicas para eliminar os sons indesejados em casa e garantir uma boa noite de sono

  1. Investir em cortinas de isolamento acústico. Instalar cortinas acústicas nas janelas é uma solução barata e rápida para o problema. ...
  2. Instalar vidros insulados. ...
  3. Vedar suas janelas. ...
  4. O revestimento faz a diferença.

De forma resumida, quem sofre com esse distúrbio tem, literalmente, medo de barulho. Isso se dá devido a uma alteração psicológica, que faz com que a pessoa tenha sintomas de ansiedade — como palpitações no coração, boca seca e transpiração excessiva — ao ouvir sons altos.

A sensibilidade auditiva não pode ser tratada com medicamentos ou cirurgias. Alguns recursos terapêuticos são os mais recomendados para eliminar o desconforto e melhorar a qualidade de vida de quem sofre desse problema. Uma forma de minimizar e abolir a hipersensibilidade é usando geradores de som com ruído branco.

Também conhecida como síndrome de sensibilidade ao som seletivo, a misofonia é um problema neurológico em que os estímulos sonoros são confundidos no sistema nervoso central. Dessa forma, a pessoa não consegue ignorar os sons irrelevantes, foca na situação desconfortável, causando irritabilidade.

A hiperacusia é uma disfunção do sistema nervoso central, caracterizada por uma sensibilidade sonora, onde os portadores dessa condição reagem de forma negativa a sons que estão presentes no dia a dia deles.

Principais sintomas da misofonia

  1. Estado anormalmente agitado ou irritado;
  2. Evitar atividades específicas, como comer fora para não ouvir pessoas a mastigar;
  3. Reagir de forma exagerada a barulho simples;
  4. Pedir de forma mais intensa ou ofensiva para que o barulho pare.

Basicamente, existem dois tipos de protetores auriculares: os moldáveis (de silicone ou cera de parafina) ou os de espuma. A diferença entre os modelos é o nível de atenuação do som do ruído no ambiente em que a pessoa está.

Aprenda dicas infalíveis para conseguir se concentrar nos estudos, mesmo com barulho ao redor!

  1. 1 - Coloque uma música. ...
  2. 2 - Ouça sons da natureza. ...
  3. 3 - Estude com fones de ouvido. ...
  4. 4 - Invista em protetores auriculares. ...
  5. 5 - Busque estudar em horários mais silenciosos. ...
  6. 6 - Estude de portas fechadas. ...
  7. 7 - Negocie com sua família.

Importante lembrar que, dependendo do nível de irritabilidade, o problema com o barulho pode ser sintoma de algum transtorno, como o de déficit de atenção (TDAH), sendo, no caso, necessária a busca de um profissional para tratamento.

Por sua vez, se não resolver, a situação estiver hostil ou você morar em uma casa, é importante fazer um boletim de ocorrência na delegacia da Polícia Civil. Essa medida é válida tanto para um vizinho que é pessoa física quanto para bares, restaurantes, boates etc.

No TDAH somos afetados pelo ambiente à nossa volta, ou seja, barulhos muito altos ou ruídos constantes atrapalham mais a concentração, sensação de frio ou calor deixa desconfortáveis e inquietos, assim como outros fatores do ambiente que impactam diretamente nos nossos sentidos.

Margot Noel tem uma síndrome chamada misofonia, que literalmente significa "ódio ao som". Alguns barulhos podem ser tão perturbadores que ela precisa usar fones de ouvido ou tampões auditivos no dia-a-dia para se proteger.

O diagnóstico e avaliação da hiperacusia, zumbido e misofonia dependem de uma avaliação médica e audiológica. Alguns destes testes são realizados na FONOTOM, entre eles audiometria de alta frequência, pesquisa de limiar de desconforto, inibição residual, emissões otoacústicas e acufenometria.