Como identificar verbos auxiliares?

Perguntado por: efelix . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.2 / 5 6 votos

Os verbos auxiliares são aqueles que auxiliam na conjugação de outros verbos e por isso recebem esse nome. Eles se unem ao verbo principal na formação dos tempos compostos e das locuções verbais. Os principais verbos auxiliares no português são o ser, o estar, o ter e o haver.

Verbo Auxiliar

  1. Presente. euauxilio. tuauxilias. eleauxilia. ...
  2. Pretérito Imperfeito. euauxiliava. tuauxiliavas. eleauxiliava. ...
  3. Pretérito Perfeito. euauxiliei. tuauxiliaste. eleauxiliou. ...
  4. Pretérito Mais-que-perfeito. euauxiliara. tuauxiliaras. ...
  5. Futuro do Presente. euauxiliarei. tuauxiliarás. ...
  6. Futuro do Pretérito. euauxiliaria. tuauxiliarias.

O verbopoder” tem uma conjugação bastante irregular. O verbopoder” é um verbo irregular de 2ª conjugação que também pode cumprir função de verbo auxiliar. Ele apresenta diversos significados, que variam de acordo com o contexto, entre eles: “ter a possibilidade de” e “estar sujeito a”.

Todos os dias, usamos “tem isso”, “há aquilo”, “tem mesmo?” Qual é, então, a diferença entre os citados verbos? Bem simples e vital: o “ter” só deve representar POSSE; já o “haver”, enquanto verbo principal, representa EXISTIR, ACONTECER, OCORRER.

Os verbos auxiliares do presente simples são do (I,you, we, they) e does (he,she, it).

Isso porque do é utilizada quando estamos falando sobre a primeira e a segunda pessoa do singular (I e you) e a primeira, a segunda e a terceira pessoa do plural (we, you e they). Já o does é um termo usado para falar da terceira pessoa do singular (he, she, it).

A formação básica do Simple Past é feita com o uso do auxiliar did nas formas negativa e interrogativa, e com o acréscimo de –ed, –ied ou –d ao final do verbo principal no infinitivo, sem o to, na forma afirmativa.

Existem dois tipos de verbos auxiliares: os primários e os modais, também conhecidos como modal verbs. A principal diferença entre eles é que os modais podem alterar todo o significado de uma frase se combinados com certos verbos principais, e os primários servem apenas para auxiliar a compreensão da frase.

O verbo no particípio possui duas formas: regular e irregular. O particípio regular é aquele que termina em -ado e -ido; o irregular, por sua vez, costuma ser mais curtinho, reduzido. Dentro desta classificação principal, existem os verbos que são apenas irregulares, ou seja, não aceitam o final -ido ou -ado.

They go to church every Sunday. (Eles vão à igreja todos os domingos.) Assim como o get, atenção especial para a conjugação e os tempos verbais de go. Goes para a terceira pessoa do singular no presente (He goes, She goes, It goes) e went para o passado em todas as pessoas (I went, She went, We went).

O will é usado quando falamos sobre algo no futuro e costuma estar acompanhado de expressões que indicam incerteza. Confira alguns exemplos que vão ajudar você a entender melhor: I will probably go to London in March – Eu provavelmente irei a Londres em março.

a) verbos principais: são aqueles que mantêm a sua significação. Exemplos: Vivo alegremente. Ela canta no coral da igreja.

É simplesmente o verbo em seu estado natural, isolado, terminando em ar, er ou ir (e or, no caso do verbo pôr). Exemplos: cantar, estudar, vender, soer, partir, etc..

A voz passiva é quando o sujeito é o paciente da oração, ou seja, quando a ação expressa pelo verbo está sendo recebida pelo sujeito. A voz passiva analítica é quando a oração é composta pelos verbos -ser, -estar, -ficar + o verbo principal no particípio.