Como identificar uma planta pela folha?

Perguntado por: sbernardes3 . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.7 / 5 15 votos

O aplicativo Plantnet, disponível em Android e IOS é uma ferramenta colaborativa onde o usuário pode identificar e acrescentar informações sobre plantas do mundo inteiro. É fácil identificar plantas, basta o usuário tirar uma foto da espécie e depois selecionar entre, folha, flor, fruto ou casca de árvore.

Vamos a lista.

  • iNaturalist. Essa ferramenta é uma alternativa completa para os amantes das plantas. ...
  • Seek. O Seek oferece ferramentas para que usuários possam identificar plantas e animais usando a câmera do celular. ...
  • LeafSnap Plant Identification. ...
  • PlantNet. ...
  • NatureID. ...
  • Flora Incognita.

Assim como os órgãos reprodutivos, os vegetativos também apresentam uma imensa variedade de formas e cores, podendo ser facilmente utilizados na identificação de espécies. Na Engenharia Florestal a avaliação dos órgãos vegetativos é o processo mais recorrente para a identificação.

O aplicativo Flora Incognita, disponível para Android e iPhone (iOS), é capaz de identificar quase 5 mil espécies de plantas por meio da câmera do celular. O app usa inteligência artificial para reconhecer as características de árvores, gramíneas, feto e arbustos.

Google Lens: o aplicativo que “lê” imagens
Android (através de seu aplicativo no Google Play ou, em alguns casos, já acoplado automaticamente à câmera do celular); iOS (onde não possui um aplicativo específico, mas pode ser acessado dentro do aplicativo Google ou Google Fotos);

Ver detalhes e realizar ações nas suas fotos

  1. No seu tablet ou smartphone Android, abra o app Google Fotos .
  2. Selecione uma foto.
  3. Toque em Lens .
  4. Dependendo da sua foto, veja os detalhes, realize alguma ação ou encontre produtos semelhantes.

A identificação das espécies é realizada com base na comparação do observado com o que é descrito para organismos idênticos ou semelhantes ao amostrado. Podem ser consultados livros, manuais ou chaves de identificação, impressos ou por meio de consultas à internet.

comigo-ninguém-pode

Muita gente tem dúvida se a planta comigo-ninguém-pode é venenosa. No topo da lista, essa espécie, como o próprio nome indica, não é flor que se cheire. Entretanto, isso não diminui sua popularidade! Com folhas largas e um belo tom verde-claro, a comigo-ninguém-pode é muito comum entre os lares brasileiros.

A identificação das espécies arbóreas a partir de estruturas vegetativas geralmente se baseia na observação das folhas e das diferentes características da casca interna e externa. Estes órgãos são alvos da maior parte do esforço de identificação, pois apresentam boa parte dos caracteres de diferenciação das espécies.

Segundo Ricardo, a luz ideal para fotografar plantas é uma luz difusa, com baixo contraste, como um dia nublado. “Os dias nublados, aliás, são mais interessantes para fotografar plantas na natureza”, diz. Para conseguir o efeito em casa, Inês dá a dica de usar a janela.

Na botânica, as folhas podem ser classificadas conforme a forma do limbo. Elas também podem ser classificadas de acordo com a disposição dos seus folíolos (no caso das folhas compostas): Imparipenadas e Paripenadas - Quando o número de folíolos presente na folha é ímpar ou par, respectivamente.

Classificação das folhas

  1. As folhas paralelinérveas ocorrem em monocotiledôneas, e as peninérveas, em eudicotiledôneas.
  2. Folha oval apresenta a base mais larga que o ápice.
  3. Folha cordiforme lembra a forma de um coração.
  4. Folha elíptica apresenta a região central mais larga.

Algumas plantas conseguem eliminar o excesso de água em estado líquido através de suas folhas. O nome desse processo é gutação (ou sudação) e ele ocorre em estruturas situadas nas bordas da folhas chamadas de hidatódios ou poros aquíferos.

Como suas folhas são suculentas, a flor-da-fortuna pede algumas horas de luz direta durante o dia. “A espécie precisa de exposição solar direta para se desenvolver, mas deve-se evitar as horas mais quentes do dia, pois as folhas podem queimar”, comenta o paisagista Gustavo Carvalho.

As folhas são um ótimo parâmetro para avaliar a saúde da planta e identificar se ela está recebendo a quantidade certa de nutrientes, água, luz ou se está sendo atacada por alguma praga, ou seja, sua fitossanidade.

identificará a erva baleeira. ea erva baleeira ela é uma planta típica. do litoral brasileiro aqui eu não tô no litoral estão no interior do estado de são paulo onde nós cultivamos.

Como usar o Lens no app do Google

  1. Abra o aplicativo do Google (Android | iOS);
  2. Na barra de pesquisa, toque no ícone de câmera;
  3. Habilite a permissão do acesso à câmera e aponte para o que deseja pesquisar;
  4. Deslize sobre as diferentes funções e clique no ícone de obturador para receber os resultados.

O Google Lens ainda funciona no Google App. Ele vem instalado por padrão nos celulares Android, mas também pode ser baixado no iPhone. Para usar a ferramenta, basta tocar no ícone de câmera que fica na barra de pesquisa. O funcionamento é o mesmo que mostramos aneriormente.

Se o seu smartphone roda Android Oreo, é possível que o Google Lens já esteja disponível no Google Assistente. Para ativá-lo, segure o botão Home do celular para abrir o assistente e verifique se o botão do Lens aparece no canto.

O Lens é uma tecnologia de reconhecimento de imagens, que permite que as pessoas interajam com qualquer objeto da vida real utilizando apenas a câmera de seus dispositivos móveis. Com auxílio do IA, a tecnologia é capaz de ler e decodificar imagens, oferecendo uma experiência avançada de pesquisa.