Como identificar uma pessoa observadora?

Perguntado por: epaiva . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 15 votos

Uma pessoa observadora está atenta ao que acontece ao seu redor e presta atenção nos detalhes. Alguém com essa característica tem uma compreensão mais precisa das situações, o que a leva a tomar decisões mais acertadas.

Quando você começa a observar mais, é possível prever potenciais problemas no trabalho, na família, nos relacionamentos, entre outras possibilidades. Isso porque com a observação somos capazes de enxergar pequenos “erros” que possam impactar no resultado final de uma ação.

Para melhorar a observação é necessário posicionamento adequado. Tente ter uma visão periférica do ambiente ao seu redor. Não fique atrás de pilastras ou de outros objetos que possam interferir na sua vista. Outra dica é se certificar que não existe nada de ameaçador atrás de você.

O papel do observador, que se torna o sujeito e o explicador de sua experiência/vivência do ambiente a ser analisado, transforma-se qualitativamente e reforça os argumentos de: (a) Boaventura Santos (1995) – os cientistas e cidadãos precisam contemplar o mundo, não dominá-lo, (b) de Fritjof Capra (1991) – o observador ...

A auto-observação é um meio de mudança, um ato de atenção dirigida para dentro de nós, para o que está acontecendo em nosso interior, uma força ativa que nos faz compreender nossas próprias reações em detrimento de certas ocasiões ou pessoas.

Observação é o ato de observar, isso significa ter a atenção direcionada para algo específico, com o intuito de posteriormente julgar, analisar ou investigar determinada coisa ou alguém. Quando uma pessoa faz uma observação, significa que desenvolveu um comentário, por norma crítico, acerca de algo que presenciou.

A observação em psicologia tem por objetivo capturar o que não é visível a olho nu, ou seja, o que determina, orienta e o que poderia explicar os comportamentos. Não se pode ficar limitado àquilo que foi visto e à sua descrição.

Observar se consegue memorizar pequenas e grandes informações e estímulos, reter, relembrar e reconhecer estes a partir de perguntas ou jogos. Uma dica seria utilizar jogos de memória para observação do mesmo ou até mesmo repetir propositalmente algumas falas do examinando para percepção se este recorda o que disse.

A Técnica da observação é um procedimento metodológico, utilizado em pesquisa de cunho teórico-empírico (pesquisa de campo), que faz uso dos sentidos para obtenção de determinados aspectos da realidade.

RESUMO: Os estudos de observação do comportamento entendem que o repertório das pessoas deva ser avaliado o mais completamente possível, considerando suas influências filogenéticas, ontogenéticas e culturais.

2 espectador, testemunha, observante, assistente, presenciador, olhador, olheiro, espreitador.

Referencial é a posição em que o observador se encontra. Geralmente ele é escolhido como a origem de um plano cartesiano. É a partir do referencial que são determinadas as posições das coisas.

O Efeito do Observador é um fenômeno bem conhecido da física quântica, em que a mera observação pode alterar o estado de uma partícula ou o resultado de uma medição. Se já parecia um tanto estranho, agora esse efeito mostrou-se ainda mais poderoso do que se imaginava.

A observação é uma qualidade que deve ser desenvolvida por aqueles que desejam adquirir a capacidade da concentração. Devemos, a partir da observação, exercitar nossos sentidos físicos: tato, visão, paladar, olfato e audição.

7 Dicas para acolher a si mesmo e deixar o autojulgamento de lado

  1. 1 – Saiba quem você é ...
  2. 2 – Valorize suas qualidades. ...
  3. 3 – Identifique os pontos que deseja melhorar. ...
  4. 4 – Saiba se perdoar. ...
  5. 5 – Pare de se comparar. ...
  6. 6 – Realize atividades que promovam seu bem-estar. ...
  7. 7 – Entenda que pensamentos não são ações.

Falar de si mesmo pode parecer fácil, mas no meu ponto de vista é uma das tarefas mais difíceis, pois falar de suas qualidades, defeitos, assumir erros, confessar medos e amores. É muito pessoal. Tão pessoal tão interior e secreto que ás vezes nem eu mesma sei.

2 Observação do Comportamento
É utilizada para coletar dados acerca do comportamento e da situação ambiental. Nos espaços em que a Psicologia se insere enquanto prática profissional (clínica, escola, empresa, etc.)

A abreviatura de observação convencionada é obs., logo, deve escrever-se Obs.: não Obs:.

Observação indireta é a que resulta da observação da paisagem sem se estar no local, nesse momento. Realiza-se a partir de outros meios, como, por exemplo, a análise de mapas, de fotografias de paisagens, de esboços, de diapositivos, de textos e de filmes.

É composto por etapas que envolvem a observação de um fenômeno, a formulação de perguntas e hipóteses, a experimentação, o teste das hipóteses e a conclusão.

Seriam elas: observação do método, formulação de hipóteses, realização do experimento e aceitação ou rejeição da hipótese formulada.