Como identificar uma pessoa machista?

Perguntado por: rmelo . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 17 votos

As atitudes machistas mais flagrantes são claras para nós. Aquelas que, de forma manifesta e constante, colocaram a mulher em uma posição inferior ao homem em contextos sociais, econômicos, jurídicos e familiares. Aquelas que consideram que o homem e a mulher nascem com objetivos e ambições diferentes na vida.

O termo “machista” deriva da palavra macho, na prática está associado a uma masculinidade exacerbada, a uma sensação de superioridade sob o feminino pautada unicamente no seu sexo e reafirmada através dos “deveres” para com a família.

Machismo é o comportamento, expresso por opiniões e atitudes, de um indivíduo que recusa a igualdade de direitos e deveres entre os gêneros sexuais, favorecendo e enaltecendo o sexo masculino sobre o feminino.

7 características típicas de um “macho escroto

  1. Ele sempre te interrompe. ...
  2. Vive dizendo que você precisa mudar. ...
  3. Te diminui toda hora. ...
  4. Trata mulheres como se fossem prêmios. ...
  5. Quando vocês discutem, ele grita e te humilha. ...
  6. Ele trata mal a própria mãe. ...
  7. Ele não entende o conceito de limites.

Esteja aberto a compreender as diferenças entre as pessoas e apoie as que lutam por direitos iguais. Pequenas ações podem fazer toda a diferença para combater o machismo.

Logo, superioridade econômica e questões culturais são fatores que contribuem para a desigualdade de gênero. Entretanto, essa diferenciação pode ser atribuída a outras questões.

Se seu parceiro acha que só você precisa dele, que sua felicidade depende inteiramente da sua pessoa, pode começar a se preocupar. O sentimento de poder é a definição mais clara de machismo, se esse homem está convencido de que você precisa dele a qualquer custo e que só ele completa você, é um completo machista.

A China, com 56%, lidera o ranking.

O machismo tem impactos profundos na saúde mental das mulheres. De acordo com especialistas, a opressão de gênero pode gerar problemas emocionais, cognitivos e comportamentais, como baixa autoestima, insegurança, estresse pós-traumático, depressão, ansiedade, crise de pânico e outros transtornos psicológicos.

O homem possessivo e controlador se caracteriza por ter uma personalidade obsessiva. Ele tenta checar tudo aquilo que o rodeia e sempre parece assumir uma atitude defensiva. Ele se zanga com facilidade e, em alguns momentos, tenta conter a sua agressividade.

Para que se entenda melhor, o homem, quando que se sente constrangido, com dúvidas, chateado ou nervoso, tende a se afastar e se isolar. É a forma dele lidar com o que está acontecendo. Não é natural ao homem sentar ao lado da mulher e começar a desabafar tudo o que sente.

Na maioria dos casos de violência doméstica, o homem dá sinais de agressividade ao longo do relacionamento. O homem agressivo normalmente tem problema de autoestima e, para se sentir superior, procura isolar a parceira do mundo exterior e prejudicar a sua autoconfiança.

O conceito de machismo estrutural, de acordo com Helio Hintze se baseia na construção, organização, disposição e ordem dos elementos que compõem o corpo social, dando sustentação à dominação patriarcal, enaltecendo os valores constituídos como “masculinos” em direto e desproporcional detrimento dos valores construídos ...

O machismo convence o mundo de que um homem deve sentir-se vexado por ganhar menos que a mulher. Convence o mundo de que um homem que abra mão da carreira para cuidar dos filhos é um fracassado disfarçando sua incompetência profissional.

Mas o machismo também afeta diretamente os homens. Segundo psicólogos ouvidos pelo EXTRA, a masculinidade tóxica tende a criar adultos incapazes de lidar adequadamente com seus próprios sentimentos, o que faz com que, muitas vezes, eles reajam às adversidades de maneira incompatível ou mesmo violenta.

A denúncia pode ser feita na própria ouvidoria da empresa, no sindicato ou ainda na delegacia da mulher ou em uma delegacia comum. A denúncia também pode ser feita nas Agências da Superintendência do Trabalho e na Defensoria Pública.

Expressão muitas vezes com significado pejorativo, se referindo a "um macho escroto", homem chato e com certas características padrões. Este ser costuma não se socializar muito bem com mulheres já que enche muito o saco, porém ele se dá muito bem com homens.

O escroto é uma bolsa músculocutânea onde estão contidos os testículos, epidídimo e a primeira porção dos ductos deferentes.

Homem de caráter duvidoso. Que fala e faz coisas sem noção. Que rebaixa a mulher e a trata como um ser inferior.

O machismo traz prejuízos individuais e sociais para a mulher (assédios, menosprezo do feminino, violências em relacionamentos afetivos e outras relações sociais), e impacta negativamente também o homem e esse fato precisa ser falado e compreendido nos mais diversos espaços.