Como identificar uma pessoa com estresse Pós-traumático?

Perguntado por: dbotelho . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 16 votos

A pessoa pode apresentar sintomas como: Lembranças persistentes - reviver involuntariamente o trauma através de memórias angustiantes e repetitivas, pesadelos ou sensação de que o evento traumático está acontecendo novamente (“flashbacks”).

Assim como todas as psicopatologias, o diagnóstico do TEPT é feito pelo Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, Fifth Edition (DSM-5). Segundo o DSM-5, tem-se então: Exposição a episódio concreto ou ameaça de morte, lesão grave ou violência sexual.

O transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) se caracteriza por sintomas persistentes de revivência, evitação e entorpecimento, e excitabilidade aumentada, após a exposição a um evento traumático. Estudos epidemiológicos mostram que, entre os transtornos de ansiedade, o TEPT é o terceiro mais prevalente.

DIAGNÓSTICO
Pode ser subdividido em agudo, quando os sintomas duram de 1 a 3 meses após o trauma, e crônico, quando duram mais de 3 meses. Em alguns casos pode ter início protraído (após mais de seis meses do trauma).

Os sintomas de TEPT aparecem mais comumente nas horas ou dias seguintes ao acontecimento traumático e algumas vezes pode durar semanas, meses, ou mesmo anos até que desapareçam.

A psicoterapia é o principal tratamento para o transtorno de estresse pós-traumático. Uma das técnicas utilizadas no acompanhamento psicológico é a terapia de exposição, a qual consiste na exposição controlada e gradual aos elementos associados ao trauma.

penetrantes – quando há rompimento e laceração da pele, como perfurações por armas de fogo e fraturas expostas; contusos – quando não há perfuração da pele, como no caso de pancadas ou escorregões; mistos – uma combinação dos dois tipos, bastante comuns em acidentes de trânsito, por exemplo.

Ansiedade, depressão e um contínuo sentimento de doença, mesmo pesadelos e alucinações – todos estes podem ser as consequências de uma situação ou evento que causou aflição. Essa consequência do Trauma é chamada de transtorno de estresse pós-traumático – TEPT.

O TEPT é diagnosticado se esses sintomas persistirem por quatro semanas após a ocorrência do trauma e se redundarem em comprometimento social e ocupacional significativos. Os critérios do DSM-IV9 para o diagnóstico de TEPT estão resumidos na Tabela. Os critérios de TEPT pelo DSM-IV são muito semelhantes aos da CID-10.

Estudos afirmam que entre 15% e 20% das pessoas que se envolveram ou foram envolvidas em casos de agressão física, abuso sexual, violência urbana, tortura, assaltos, sequestros, catástrofes naturais, guerras e terrorismo, desenvolvem o TEPT, mas a maioria só recorre a ajuda dois anos após a primeira crise.

A apresentação clínica de tais transtornos é caracterizada por sintomas de ansiedade e de medo, anedonia, disforia, externalizações da raiva, agressividade e sintomas dissociativos.

Sintomas do bloqueio emocional
Aumento da ansiedade e estresse frente a situações novas; Falta de interesse; Sentir emoções negativas constantemente; Constante dificuldade para tomar decisões.

Alguns sintomas que podem ser reflexo de bloqueio emocional são: apatia ou falta de interesse em se envolver com outras pessoas; dificuldade de expressar emoções e sentimentos; ter pensamentos negativos na maior parte do tempo; ansiedade descontrolada; irritabilidade; sensação de frustração; insegurança; estresse ...

O bloqueio emocional é um mecanismo de defesa no qual o inconsciente oculta memórias de dor para evitar o sofrimento. Quando isso acontece, entretanto, a situação dolorosa não deixa de existir: ela passa a se manifestar de maneira inconsciente, refletindo negativamente na vida da pessoa sem que ela perceba.

O estudo da condição intensificou-se durante as duas guerras mundiais, sendo então conhecido por vários termos, como "neurose de combate". O termo "perturbação de stresse pós-traumático" começou a ser usado na década de 1970 para descrever o diagnóstico de veteranos norte-americanos da Guerra do Vietname.

O transtorno de estresse agudo tipicamente começa imediatamente após o trauma e dura de 3 dias a 1 mês. O TEPT pode ser uma continuação do transtorno de estresse agudo ou pode se manifestar 6 meses após o trauma e durar > 1 mês.

Confira algumas:

  1. Aprenda a respirar. Voltar ao normal após um evento traumático pode parecer impossível. ...
  2. Pratique exercícios físicos. O exercício físico é uma forma de ajudar o corpo a liberar endorfina. ...
  3. Crie uma rotina saudável. ...
  4. Cultive hobbies. ...
  5. Faça terapia para superar o trauma.

Qual o tratamento farmacológico do TEPT? O tratamento de primeira linha do transtorno de estresse pós-traumático é o uso de antidepressivos. Embora o transtorno apresente uma série de sintomas ansiosos, há evidências de que um dos tratamentos mais eficazes é feito com antidepressivos.

Eles estão todos feridos, machucados, decepcionados com si mesmo, porque abandonaram o Mestre, não foram fiéis até o fim. Eles estavam com aquele sentimento de culpa e um vazio na alma. Qual é a missão do Mestre? Reconstruir e curar os corações feridos.