Como identificar uma pessoa analítica?

Perguntado por: landrade . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.7 / 5 4 votos

A pessoa que tem o perfil analítico é curiosa e por isso sempre busca informações, estuda dados de maneira detalhada e analisa bem as questões antes de partir para a ação. Além disso, quem tem esse perfil é atento aos detalhes, organizado, reservado, metódico, assertivo, focado e comedido.

Quando você possui capacidade analítica, significa que você é capaz de fundamentar ações e opiniões com base em dados. Por isso, essa habilidade é uma das soft skills mais procuradas nos processos seletivos. Pois profissionais analíticos conseguem criar estratégias mais assertivas dentro das empresas.

A Capacidade Analítica nada mais é do que a habilidade de um indivíduo analisar determinada situação e tirar suas próprias conclusões. Não se deixando ser influenciado por opiniões alheias, mas ponderando-as com destreza para formular suas próprias conclusões.

Existem quatro perfis comportamentais: comunicador, executor, planejador e analista. No mapeamento comportamental existem várias combinações possíveis de predominâncias de diferentes níveis para os perfis.

A maturidade analítica é o processo de evolução de um negócio em relação à forma como dados são usados no contexto corporativo. Sem desenvolver maturidade analítica, é possível que a empresa passe anos estagnada, sem aproveitar o potencial desses recursos para decisões mais inteligentes e inovadoras.

Pensamento analítico é a capacidade de raciocinar de forma mais assertiva, que leve em conta padrões baseados em dados e na lógica. Essa habilidade permite que a tomada de decisão seja um processo mais produtivo e certeiro. Ademais, pessoas com perfil analítico também costumam produzir associações mais relevantes.

O pensamento analítico é uma habilidade cognitiva que envolve a capacidade de reunir informações de diferentes fontes, visualizar o todo e solucionar problemas. Os números também entram nisso, é claro. Assim como a lógica.

Líder Analítico
Palavra de ordem deste estilo: defesa. Por ser extremamente perfeccionista, muitos o enxergam como receoso de cometer algum erro e, por isso, se protege de qualquer possibilidade de falha, analisando tudo até os últimos detalhes. Sempre organizado, costuma se relacionar de uma maneira bastante formal.

Uma boa postura é a posição normal da nossa coluna (posição neutra), e se define da seguinte forma: Quando estamos de pé, vamos ter as costas eretas, ombros para trás e no mesmo nível, queixo paralelo ao chão e com uma leve contração da musculatura abdominal (vide figura ao lado).

A postura correta é a posição em que você mantém seu corpo e coluna vertebral de forma ereta contra a gravidade, respeitando as curvas fisiológicas. Essa postura correta deve ser mantida tanto na posição em pé, como sentado e deitado.

Manter a coluna ereta, cabeça alta e ombros retos são alguns fatores que vão auxiliar a ter uma boa postura.

Pessoas de perfil analista conseguem enxergar detalhes e padrões em situações nas quais outros perfis dificilmente veriam. Eles se aprofundam nas informações e apresentam raciocínio lógico e observador para identificar pontos de melhoria e desenvolvimento.

O senso analítico está ligado à capacidade de analisar e ver o detalhe e encontrar soluções seja com base em números ou em percepções. A capacidade de análise está atrelada a nossa capacidade de enxergar o mundo com outros olhos.

As pessoas com o estilo de perfil comportamental Analítico são do tipo lógico, racional, pensam de forma sistemática, baseada em fatos e tomando decisões com cuidado, analisando todos os detalhes para que tudo saia correto. Algumas características do perfil Analítico: Cautelosos e precisos.

O perfil executor é o mais raro de todos os estilos comportamentais observados pela metodologia DISC. São apenas 3% dos profissionais que se enquadram nesse perfil. Os executores tendem a ser bastante competitivos e orientados para resultados.

Através dos dados coletados pela Solides, o perfil comportamental predominante dentro da população do Brasil, é o Comunicador. Dentro dessas quase 300 mil pessoas que realizaram o mapeamento do Profiler, cerca de 32,5%, tem esse perfil como predominante.