Como identificar uma palavra aditiva?

Perguntado por: dfogaca4 . Última atualização: 4 de maio de 2023
4.7 / 5 9 votos

As conjunções coordenativas aditivas são responsáveis pela união entre duas ou mais orações com a intenção de exprimir ideia de acréscimo ou adição de uma informação. Exemplos: ainda, mais, e, também, nem (e não), não só, mas também, como também, bem como, quanto (depois de tanto), além de (disso, disto, aquilo), etc.

São aquelas que têm sentido de adição, incluindo ou somando uma ideia à primeira oração. Veja: Brincamos muito e rimos mais ainda!

As conjunções aditivas são palavras que ligam dois termos ou duas orações de mesma função, estabelecendo relação de adição entre elas. Quando as orações podem ser independentes uma da outra, mas estão ligadas pela conjunção, são chamadas de orações coordenadas.

O “mas” também pode ser uma conjunção aditiva
O danado do mas pode nos pregar uma peça, porque em questões de língua nada é tão simples quanto parece. Assim, às vezes, ele pode dar uma ideia de adição e ser pontuado como as orações aditivas.

As conjunções coordenativas aditivas ligam duas orações em que a segunda oração expressa um acréscimo da ideia iniciada na primeira oração. As principais conjunções aditivas são a conjunção e, usada para indicar uma adição com sentido positivo, e a conjunção nem, usada para indicar uma adição com sentido negativo.

A oração coordenada sindética aditiva transmite ideia de adição à oração anterior. A oração coordenada sindética adversativa, por sua vez, transmite ideia de oposição à oração anterior. A oração coordenada sindética aditiva transmite ideia de adição à oração anterior.

Por exemplo: A sua pesquisa é clara e objetiva. Ela não só dirigiu a pesquisa como também escreveu o relatório.

Elas são classificadas em conjunções coordenativas e conjunções subordinativas. As conjunções coordenativas ligam elementos independentes entre si e são subdivididas em outras cinco classificações: aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas e explicativas.

Conjunções adversativas exprimem a ideia de oposição: mas, porém, contudo, entretanto, no entanto, todavia, não obstante. Exemplos de conjunções adversativas: Não foram campeões, todavia exibiram o melhor futebol. Deveria ter estudado para a prova, mas preferi ir à festa.

a) Conjunções adversativas: são aquelas que trazem a ideia de contraste (mas, porém, todavia, contudo, no entanto, entretanto). Dessas, somente a conjunção mas deve aparecer obrigatoriamente no início da oração; as demais podem ser colocadas no início, ou após um dos termos da oração.

As conjunções adversativas são aquelas que indicam oposição e contraste dentro de uma mesma oração. A classificação das conjunções ocorre com base no seu emprego nas frases porque elas não desempenham função sintática na oração.

As orações coordenadas sindéticas aditivas são aquelas em que o uso das conjunções (ou locuções conjuntivas) transmite a ideia de adição. As conjunções aditivas são: e, nem, não só, mas também, mas ainda, como, assim, etc. Exemplos: Fomos para a escola e fizemos o exame final.

Significado de adversativa
[Gramática] Conjunção coordenativa que liga palavras ou orações, estabelecendo, entre elas, ideia de oposição, contraste, compensação; conjunção adversativa: a festa acabou, mas o barulho continuou. Que é contra, contrário; que se opõe; adverso: pessoa adversativa.

Conjunção é a palavra invariável que relaciona duas orações ou dois termos que exercem a mesma função sintática. Quando duas ou mais palavras desempenham o papel de conjunção recebem o nome de locução conjuntiva.

substantivo feminino Ação de adicionar ou de acrescentar alguma coisa. Soma; operação que acrescenta quantidades a. Acréscimo ou aumento; o que se acrescenta ou se adiciona.

d) conclusivas: quando expressam uma conclusão ou consequência lógica baseada na primeira oração. Elas são articuladas por meio de uma conjunção conclusiva (logo, portanto, pois, assim, então, por isso, por conseguinte, de modo que, de forma que, em vista disso). Fez uma cirurgia, por isso não irá à aula.

O marcador conversacional pronto — ou «mas pronto» —, tal como acontece com outros, como «está claro», portanto, OK, etc., deverá, efetivamente, surgir entre vírgulas.

Nem é uma conjunção coordenativa copulativa (ou aditiva) e corresponde à conjunção e na negativa, ou seja, equivale a e não.

Conjunções explicativas
Que, porque, assim, pois (quando vem antes do verbo), porquanto, por conseguinte. As conjunções explicativas exprimem razão, motivo, por exemplo: Não choveu, porque nada está molhado. Vem aqui, pois preciso falar com você.

como também, além disso, e ainda, por um lado… por outro, assim como, tanto... como, bem como. Adversativas: mas, porém, contudo, todavia, entretanto, não obstante, no entanto.