Como identificar uma oração subordinada substantiva Predicativa?

Perguntado por: vgois . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.1 / 5 3 votos

É aquela que exerce a função de predicativo do sujeito da oração principal. Exemplos: Meu medo é que você não volte. Nosso maior desejo é que todos sejam aprovados.

Oração Subordinada Substantiva Predicativa realiza a função de predicativo do sujeito do verbo da oração principal. Essa oração aparece sempre depois do verbo ser. Como por exemplo: O melhor é que aprendi a matéria.

Veja um exemplo para entender melhor: “É importante que as pessoas valorizem a leitura”. Nessa frase, a oração principal é o trecho “é importante”, já que contém um verbo e será complementada pela oração seguinte. Já o trecho “que as pessoas valorizem a leitura” é a oração subordinada substantiva.

Predicativo do sujeito é o termo que atribui uma característica ao sujeito através de um verbo de ligação. Exemplos: A vista é linda! Eles parecem felizes.

A diferença, portanto, entre ambas as orações é que na oração subordinada substantiva objetiva direta o sujeito está claro, definido, enquanto na oração subordinada subjetiva ele não se encontra.

As orações subordinadas substantivas predicativas exercem o valor de predicativo do sujeito, ou seja, aquilo que se revela sobre o sujeito da oração. Exemplo: Nosso desejo é que ela vença o campeonato. Oração subordinada substantiva predicativa: que ela vença o campeonato.

Ambos têm como função atribuir uma característica a outro termo da oração. Conforme o próprio nome indica, o predicativo do sujeito atribui uma característica ao sujeito e o predicativo do objeto atribui uma característica ao objeto (direto ou indireto).

O predicativo do objeto é formado por um substantivo, por um adjetivo ou por uma locução substantiva ou adjetiva. O predicativo do objeto faz parte do predicado do enunciado. Em geral, sua presença se dá em predicados verbo-nominais, ou seja, naqueles que têm dois núcleos: um verbo e um nome.

As orações subordinadas são as orações que dependem de outras orações no período e que não têm sentido completo se aparecerem isoladas. As orações subordinadas não possuem sentido completo sozinhas. As orações subordinadas dependem de outras orações para terem sentido completo no período.

As orações subordinadas substantivas são aquelas que exercem as funções específicas de um substantivo na relação de dependência com uma outra oração. Orações subordinadas são aquelas que possuem uma relação de dependência com uma outra oração, chamada de principal.

Orações subordinadas substantivas completiva nominal
Exercem o papel de complemento nominal, ou seja, completa o sentido do nome da oração. Ela sempre é inserida por uma preposição. Todos nós temos esperança de que a humanidade pare de destruir o planeta. Sinto necessidade de que você me deixe um pouco sozinho.

Tipos de orações subordinadas. As orações subordinadas são classificadas de três maneiras: substantivas, adjetivas e adverbiais.

Visto isso, a oração subordinada substantiva apositiva desempenhará a função de aposto em relação a um termo da oração principal. “Ele sabe o que ela quer: que se amem ali mesmo, no sofá, rindo muito e caindo no chão depois.”

A oração subordinada substantiva predicativa exerce papel de predicativo do sujeito do verbo da oração principal e vem sempre depois do verbo ser. Por Exemplo: Nosso desejo era sua desistência. Nosso desejo era que ele desistisse.

Essa vírgula não é obrigatória, mas pode colocá-la. Embora separe o sujeito do predicado, trata-se de uma situação admissível, se do sujeito fizer parte uma oração relativa adjectiva restritiva («que o colaborador queira acrescentar»), sobretudo quando se juntam duas formas verbais de orações diferentes.

PREDICADO :É tudo que se declara do sujeito. O Predicado é formado pelo verbo e os complementos. PREDICATIVO :É o termo da oração que indica uma característica que se atribui ao sujeito ou objeto, por meio de um verbo qualquer, principalmente por um verbo de ligação.