Como identificar uma Muçurana?

Perguntado por: mvieira . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 10 votos

A sua coloração varia de acordo com a idade, possuindo uma coloração rosada com cabeça escura, quando jovem, e quando adultos são preto azuladas com uma faixa branca na parte ventral. Apresenta veneno na sua peçonha mas não apresenta risco ao ser humano.

Apresenta veneno na sua peçonha mas não apresenta risco ao ser humano.

Segue a Lenda da Cobra Preta que Mama:
Essa cobra só entra de noite, enquanto a mãe dorme com a criança no colo amamentando. A cobra coloca a cauda na boca da criança, para que a mesma não chore, simulando a amamentação, e vai à procura do seio da mãe a fim de tomar o leite.

O método mais seguro é observar a presença de um pequeno orifício entre os olhos e as narinas: a chamada fosseta loreal. “Todas as serpentes venenosas, com exceção da cobra coral, são dotadas desse orifício, que não aparece nas não-venenosas”, afirma o biólogo Otávio Marques, do Instituto Butantan, em São Paulo.

6 dicas para evitar cobras no quintal

  1. Mantenha a grama aparada e livre-se de ervas daninhas que formem um mato alto onde as cobras possam se esconder.
  2. Tape buracos no solo.
  3. Evite o acúmulo de lixo ou entulho.
  4. Se tiver muro, mantenha-o sempre sem buracos ou fendas.
  5. Elimine ratos no seu pátio.
  6. Tenha um gato.

A muçurana é imune ao veneno de outras cobras, embora tenha seus predadores naturais. De qualquer forma, por esse motivo, ela tem papel fundamental no controle natural da região.

Répteis em casa somente com autorização do IBAMA!
Além disso, elas vêm com um microchip, que é usado pelos órgãos de controle na fiscalização. Tenha em mente que a posse de animais de forma ilegal é crime e está sujeita a penalidades! Criar uma cobra como animal de estimação é permitido no Brasil desde 1997.

Caracterização: Serpente de pequeno porte, variando de 15 a 40 cm de comprimento. Possui pupilas verticais, cabeça destacada do corpo e dentição áglifa (sem presas inoculadoras de veneno). Coloração de fundo cinza escuro ou negro, com manchas ou listras claras ao longo do corpo (dorso) e ventre claro.

coral verdadeira

Considerada a serpente mais venenosa do território brasileiro, a coral verdadeira tem um veneno de alta toxicidade que afeta diretamente o sistema nervoso, segundo o Instituto Butantan, especializado na produção do soro que combate o veneno do animal.

Uma das formas mais seguras para saber se há cobras em seu quintal é realizando periodicamente uma busca através da limpeza e organização do espaço que habitamos, principalmente se vivemos em lugares propensos à presença desses animais.

Não existem cobras na Irlanda
Sim, essa é uma das curiosidades sobre a Irlanda mais incrível que o país possui! Diz a lenda que quem expulsou as cobras da Irlanda foi St. Patrick's.

Muçurana, cobra preta, limpa mato, serpente de hábito terrícola. Em seu desenvolvimento apresenta variação ontogenética, nos jovens o corpo é avermelhado, cabeça negra com uma faixa nucal branco amarelada. O adulto é todo cinza escuro quase negro.

De acordo com os pesquisadores, o veneno da jararaca tem uma toxina conhecida como jararagina, que provoca hemorragias nas pessoas mordidas pelo animal. Os novos estudos permitiram estabelecer que a toxina se fixa próxima aos vasos sanguíneos e compromete seu funcionamento, induzindo ao sangramento local.

Além do tamanho, a caninana impressiona pela coloração contrastante negro e amarelo. Existem cinco subespécies dessa cobra e três delas podem ser encontradas no Brasil. É terrestre e também arborícola, ou seja, que sobe em árvores.

Existem muitas lendas envolvendo a surucucu pico-de-jaca. Uma delas diz que esta cobra só anda em casal e que onde há uma delas significa que seu parceiro(a) está por perto.

A "cobra voadora" em questão é da espécie Chrysopelea Paradisi são capazes de planar pelo ar ao saltarem em direção de árvores. Mas para o alívio de muitos brasileiros, essa espécie costuma habitar somente no sul e sudeste da Ásia.

Dizem, que ao sentir o cheiro do leite produzido por mães de recém nascidos, as serpentes seriam atraídas até o local. Ao chegar lá, a serpente hipnotizaria a mãe e se alimentaria do seu leite. Para evitar o choro do bebê, a serpente lhe daria a ponta da cauda, assemelhando-se a uma chupeta.

A cobra de jardim costuma ser atraída por certas plantas e aparecer, principalmente, na área urbana na época das chuvas, procurando, entre outras coisas, alimento e abrigo. Na primavera também é comum aparecer uma serpente no jardim ou até mesmo em casa.

Jiboia (Boa constrictor)
Serpente não-peçonhenta que mata por constrição, envolvendo o corpo das presas e as esmagando. Pode alcançar até 4 metros de comprimento. Possui hábitos semi-arborícolas (muitas vezes é encontrada em árvores).