Como identificar uma lâmpada forte?

Perguntado por: lesteves . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.8 / 5 13 votos

Quanto maior for essa quantidade, maior será a quantidade de luz emitida. Ou seja, para saber qual lâmpada LED é a mais forte, basta saber quantos lúmens ela é capaz de render. Geralmente, as mais vendidas conseguem gerar 1.000 lm, mas esse número pode variar.

Como identificar a potência de uma lâmpada? Ao analisar diversos modelos de lâmpadas, você irá notar nas embalagens algumas especificações técnicas. As mais importantes para ficar de olho são o watt (W) e o lúmen (lm). Saber a diferença entre essas duas medidas é fundamental para conseguir identificar o produto certo.

As lâmpadas de LED mais procuradas atualmente são as de 10 watts de potência, por proporcionar uma grande luminosidade para salas e quartos, por exemplo. As lâmpadas de 5 watts, por sua vez, são ótimas para luminárias e abajures, pois proporcionam uma capacidade mais baixa de luminosidade.

Uma lâmpada incandescente de 20W equivale a uma LED de 2W, com emissão de 50-80 lúmens. Já para as fluorescentes, se tomarmos como exemplo uma de 12W, será equivalente a uma de 6W de LED, com emissão de 390-550 lúmens e uma de 50W das incandescentes.

São diversos os benefícios quando comparada a outros tipos de lâmpadas, como a incandescente, a halógena e a fluorescente. O custo-benefício das lâmpadas de LED forte é excelente, principalmente porque elas: São muito mais eficientes, alcançando um desempenho 80% maior do que a incandescente, por exemplo.

As lâmpadas de LED são até 10 vezes mais eficientes que as incandescentes e as halógenas, e 2,5 vezes mais eficientes que as fluorescentes, em termos de iluminação. Isso significa que uma lâmpada de LED de 10W fornece uma luminosidade semelhante à incandescente de 100W.

Quanto maior o número de Watts, maior será o consumo de energia e, por consequência, a conta de luz do final do mês também será maior. A quantidade de Watts de uma lâmpada não tem relação com sua capacidade de iluminação. Por outro lado, o lúmen é a unidade de medida do fluxo luminoso.

Dessa forma, quanto maior a potência de um produto, maior é o seu consumo de energia e, naturalmente, maior será o custo de utilizá-lo. As lâmpadas dependem de eletricidade, sendo que os modelos de maior alcance tendem a demandar mais energia.

Para facilitar você pode se basear nos valores aproximados das lâmpadas incandescentes comuns, onde: 40W – 450lm. 60W – 800lm. 100W – 1600lm.

fluorescente compacta

– A incandescente de 60W corresponde à fluorescente compacta de 15W e a uma LED de 9W.

Qual luz gasta mais energia: branca ou amarela? Uma lâmpada branca de 40W gasta a mesma energia que uma lâmpada amarela de 40W, mas a lâmpada fria emite em média 3 mil lúmens (fluxo luminoso), enquanto a quente emite apenas 600 lúmens.

A FÓRMULA PARA ILUMINAÇÃO
Então se você tem um cômodo de 5 metros de largura x 4 metros de comprimento, em uma sala ampla, por exemplo, multiplique por 3,2 e o resultado será 64 watts (em iluminação LED) , que é o a potência necessária aproximada para iluminar adequadamente a sua sala.

Quanto ilumina um plafon de 25W? O plafon LED 25w ilumina em média 1700 lúmens (lm). Se você quer ter uma noção em m² da iluminação da peça, aqui está: é um modelo adequado para locais de 17 m².

Para identificar o melhor para seu caso, compare a quantidade de lúmens da lâmpada antiga com a nova. Geralmente, uma lâmpada de LED de 6W substitui uma incandescente de 40W, uma LED de 12W equivale a uma de 75 e uma de 18W substitui uma incandescente de 100W.

Para ficar mais claro, a luz fria é aquela mais branca ou azulada – possui cor com maior temperatura – , a quente é mais amarelada – possui cor com menor temperatura – e a neutra é a que mais se aproxima da luz natural.

Uma boa lâmpada irá iluminar bem consumindo pouca energia, ou seja, terá uma alta taxa de lúmens e um baixo valor de watts. Nesse caso, a unidade que mede sua eficiência luminosa, ou rendimento luminoso, é expresso em lm/w, ou seja, lúmens/watts.

A luz fria tem uma maior quantidade de graus Kelvin em relação a luz quente (na média de 6.500K) e traz uma iluminação branca e quase azulada. Por ter mais intensidade de cor, ou seja, proporciona mais claridade, elas são muito usadas em locais que pedem por mais destaque para algum item.

O que é Watt? O Watt, também conhecido através da sigla W, diferente do que muitas pessoas pensam, não mede a intensidade da luz emitida pela lâmpada, mas sim a potência de consumo que uma luminária gera para fornecer a luz, ou seja a energia que será gasta quando a mesma estiver ligada.

Ou seja, uma necessidade de aproximadamente 100-200 lux (lx) para a iluminação principal. Em uma sala de 20 m2, são necessários 2.000 a 4.000 lumens. Para obtê-los, a potência cumulativa de todas as lâmpadas LED instaladas deve ser entre 20 W e 40 W.

LED

LED. É a favorita da lista devido à sua versatilidade de aplicações e ao seu custo benefício. As lâmpadas do tipo LED são as mais modernas e econômicas do mercado – é possível uma redução de até 90% no consumo de energia.

IncandescenteHalogéneoLED
30W25W3W
60W50W8W
75W60W12W