Como identificar uma função de primeiro grau?

Perguntado por: emoreira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 11 votos

Uma função é classificada de 1º grau sempre quando ela puder ser escrita na forma de y = ax + b. Em outras palavras, é uma função cuja incógnita (comumente expressa pela letra “x”) está elevada à potência 1 e que tem um coeficiente “a” diferente de zero.

Uma função é uma relação matemática estabelecida entre duas variáveis. As funções podem ser injetoras, sobrejetoras, bijetoras e simples. Função é uma regra que relaciona cada elemento de um conjunto (representado pela variável x) a um único elemento de outro conjunto (representado pela variável y).

A equação do 1º grau é uma equação que possui incógnita com grau 1. Equações são sentenças matemáticas que possuem incógnitas, as quais são letras que representam valores desconhecidos, e igualdade. A sentença matemática da equação do 1º grau é ax + b = 0, em que a e b são números reais, e a é diferente de 0.

Usamos o termo "função de primeiro grau" somente porque a lei de formação da função tem o "formato" de uma equação de primeiro grau. Devido a esse detalhismo que os livros de matemática são inacessíveis a não-matemáticos.

Coeficientes da Função Afim
Em f(x)= ax +b, o valor de a é identificado como taxa de variação (crescimento) ou de coeficiente angular porque aponta o quanto a função pode crescer e a inclinação da reta em relação ao eixo da abscissa (x) no plano cartesiano.

Como resolver uma Função Afim
Para resolver uma Função Afim, basta saber a sua lei de formação, substituir os valores dados e encontrar os que faltam da mesma forma com que se resolve uma Equação de 1° Grau.

Informalmente, a lei de formação da função f é a regra matemática que define exatamente como associar a cada elemento a do domínio A um único valor b, ou f(a), do contradomínio B.

Estudar o sinal de uma função é determinar para quais valores reais de x a função é positiva, negativa ou nula. A melhor maneira de analisar o sinal de uma função é pelo gráfico, pois nos permite uma avaliação mais ampla da situação.

A raiz, ou o zero de uma função do primeiro grau, é o ponto de encontro entre essa função e o eixo x. Para obter esse ponto, existem duas alternativas: 1 – Desenhar o gráfico da função e observar em que ponto ele toca o eixo x. 2 – Fazer y = 0 e descobrir o valor de x relacionado a ele.

A função do 2º grau está presente em inúmeras situações cotidianas, na Física ela possui um papel importante na análise dos movimentos uniformemente variados (MUV), pois em razão da aceleração, os corpos variam a velocidade e o espaço em função do tempo.

Um jeito prático de descobrirmos se o gráfico apresentado é ou não função, é traçarmos retas paralelas ao eixo do y e se verificarmos se no eixo do x existem elementos com mais de uma correspondência, aí podemos dizer se é ou não uma função, conforme os exemplos acima.

Para saber se uma função é polinomial do primeiro grau, devemos observar o maior grau da variável x (termo desconhecido), que sempre deve ser igual a 1. Nessa função, o gráfico é uma reta. Além disso, ela possui: domínio x, imagem f(x) e coeficientes a e b.

Nas equações do primeiro grau, o expoente das incógnitas é sempre igual a 1. As igualdades 2.x = 4, 9x + 3 y = 2 e 5 = 20a + b são exemplos de equações do 1º grau.

Tipos de equações do primeiro grau

  • Equações equivalentes. ...
  • Equações numéricas. ...
  • Equações literais. ...
  • Equações possíveis e determinadas. ...
  • Equações possíveis e indeterminadas. ...
  • Equações impossíveis.

Portanto, a diferença entre incógnita e variável é a seguinte: a variável pode assumir infinitos valores dentro de seu domínio/contradomínio, e a incógnita é um resultado fixo que não pode assumir outros valores.

A função do primeiro grau figura em várias aplicações da área de finanças, em contabilidade e também em economia. Por exemplo, quando o preço de venda de um produto for constante, a receita em função das unidades vendidas é uma função do primeiro grau. O mesmo fato ocorre com as funções lucro e gasto total.

O que é o zero de uma função? O zero da função, também chamado de raiz da função, é justamente aquele ponto que está marcado aí no gráfico, é o valor de que faz com que a função seja igual a . No caso da imagem acima, o zero da função é o ponto .

O gráfico de uma função afim da forma f(x) = ax + b é sempre uma reta. O coeficiente “a” é o chamado de coeficiente angular e o coeficiente “b” é chamado de coeficiente linear.

Quando há uma função afim, isto é, uma função do 1º grau com lei de formação do tipo f(x) = ax + b, sendo o valor de b = 0, a função recebe um nome especial: função linear. Logo, definimos como linear a função do 1º grau em que a lei de formação é f(x) = ax, sendo a um número real qualquer, diferente de 0.